Embargos de declaração seguem em aberto

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.


O presidente da ANAJUSTRA, Antônio Carlos Parente (à esq.), acompanhou a sessão de quarta-feira do STF ao lado do diretor de relações institucionais, Áureo Pedroso, e do advogado Johann Homonnai Júnior (ao meio).

A ANAJUSTRA continua a movimentação a favor do direito aos Quintos. Além de acompanhar todas as sessões do Supremo Tribunal Federal (STF) nas quais o tema está pautado, representantes da associação visitaram gabinetes de ministros na terça-feira, 7/11, em preparação à votação que poderia ocorrer na manhã de quarta-feira, 8/11, durante a 38ª sessão extraordinária.

Naquela sessão, o plenário votou uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) sobre o mercado audiovisual. Após esse julgamento, a ministra Carmén Lúcia iniciou a discussão das listas, a começar pelo ministro Marco Aurélio. Em seguida seriam votadas as listas do ministro Gilmar Mendes, nas quais estava inserido o processo dos quintos, o que não ocorreu por não comparecimento do ministro — que é relator do caso.

Os processos, então, foram transferidos para a sessão ordinária que ocorreu na tarde do mesmo dia. Não sendo votado, o tema retornou à pauta nesta quinta-feira, 9/11. O plenário, nessa sessão, se ocupou de dois casos longos — a apreciação de regra sobre quilombos e o debate sobre regras de fabricação de cigarros — e, novamente, não se iniciou a discussão dos quintos.

Com isso, os embargos de declaração só devem retornar à pauta a partir do dia 22 de novembro. A ANAJUSTRA seguirá acompanhando o tema, ao lado da assessoria jurídica e dos representantes de sindicatos e associações de servidores do Judiciário Federal e Ministério Público da União.

Saiba mais na página especial dos quintos

Acessos: 0

📍 Quer trocar de cidade, de tribunal ou de ramo no Judiciário?
O seu caminho pode começar no Mural de Permutas e Redistribuição da ANAJUSTRA Federal, um dos serviços mais acessados do nosso site!
🔎 Milhares de acessos mostram o quanto essa ferramenta facilita conexões entre servidores de todo o Brasil.
📌 Quase 400 cadastros ativos.
📌 Alertas automáticos para associados.
📌 Busca por tipo, cargo, ramo e especialidade.
📌 Totalmente gratuito e válido por 1 ano.
💬 Acesse o site, cadastre-se e aumente suas chances de realizar a mudança que você deseja.
👉 anajustrafederal.org.br > Mural de Permutas e Redistribuição
#anajustrafederal #muraldepermutas #redistribuição #servidorfederal #vidadeservidor #justiciafederal #permuta #judiciáriofederal #mobilidadefuncional #novosoportunidades
7 0
CALENDÁRIO 2026 | AMIZADE do trabalho para a vida

Tem gente que se tornou amigo no primeiro dia de trabalho. Tem gente que virou amigo depois de anos no mesmo tribunal. Tem gente que virou irmão e gente que virou casal.

Não é incrível o poder da amizade? 🎁🥰

Confira todas as histórias compartilhadas no hotsite do calendário 2026 e se inspire!

🗓️ Você tem até a próxima sexta, 8/8, para enviar a sua participação e homenagear um amigo ou uma turma inteira. 

Digite “amizade” nos comentários e receba o link para participar 👇

#calendario2026 #calendarioanajustrafederal #amizade #dotrabalhoparaavida
12 2
A ANAJUSTRA Federal vai entrar com ação coletiva para isentar o Benefício Especial (BE) da cobrança de IR e pedir a restituição do que foi pago nos últimos cinco anos!

Há precedentes e parecer da AGU (Despacho nº 43/2020), confirmando a natureza compensatória da verba e reforçando o direito dos servidores à não tributação.

🧾 Quem pode participar?
Servidores associados que migraram de regime e contribuíram sobre a remuneração total.

🖊️ Como participar?
Acesse a área restrita do site e assine a autorização digital até 31/8.

🔗 Ainda não é associado?
Associe-se agora e tenha acesso a essa e outras ações, além de inúmeros benefícios.

📩 Dúvidas? Escreva para:
acoes@anajustrafederal.org.br
35 0