NOVO AQ 

Escolha seu curso e garanta até 77% de desconto  

ANAJUSTRA Federal lança página com opções de graduação, pós, mestrado e doutorado.

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

A imagem mostra a capa da página especial do Novo AQ.

Com a sanção da Lei 15.292/2025, o Adicional de Qualificação (AQ) dos servidores do Judiciário Federal passará a ter um novo modelo de pagamento. A mudança amplia as oportunidades para quem investe em capacitação, cursos e titulações, com impacto direto na remuneração. 

Atenta a esse novo cenário, a ANAJUSTRA Federal lança nesta sexta, 9/1, uma página especial para apoiar os servidores na busca por cursos com desconto, alinhados às exigências da nova legislação. 

A nova página reúne convênios educacionais, presenciais e on-line, com descontos exclusivos. São várias opções de cursos de graduação, pós, mestrado e doutorado.  

“A criação dessa página especial nasce de uma preocupação muito concreta: ajudar o servidor a transformar qualificação em valorização real. Com o novo modelo do AQ, investir em qualificação passa a ter um impacto direto e significativo na remuneração, e a ANAJUSTRA Federal quer facilitar esse caminho”, diz o presidente da entidade, Antônio Carlos Parente. 

Simulador 

O especial também traz link para um simulador que calcula o valor que o servidor receberá de AQ fazendo um novo curso.  O cálculo é feito com base em múltiplos do Valor de Referência (VR), correspondente a 6,5% do valor integral da CJ-1, o que resulta em valores significativamente maiores. 

Antes, um servidor com doutorado recebia R$ 1.161,52. Agora, com as novas regras do AQ e, considerando o reajuste de 8%, que será implementado no segundo semestre, ele ganhará R$ 3.857,75. 

Indique um convênio 

Está de olho em um curso específico ou alguma instituição de ensino? Faça a indicação direto na página “sugira um convênio” e a equipe do Clube de Vantagens negociará o melhor desconto e acesso simplificado para você e seus colegas.  

Novos convênios 

A ANAJUSTRA Federal começa 2026 entregando 8 novas parcerias educacionais que somam mais de 100 novos cursos de graduação, pós e até mestrado e doutorado com desconto de acima de 70% para os associados garantirem o aumento da nova Lei do Adicional de Qualificação (AQ).  

Há opções nas áreas de direito, economia, administração, gestão de pessoas, licitações e contratos e muitas outras, nas modalidades presencial e on-line.  

“O foco da ANAJUSTRA Federal neste momento é garantir que o servidor tenha acesso facilitado à qualificação necessária para elevar sua remuneração com o novo AQ”, aponta o presidente da associação, Antônio Carlos Parente. 

“São oportunidades que alcançam servidores de todas as regiões, permitindo que cada associado escolha a formação que melhor se adapta às suas necessidades e à realidade do seu tribunal”, destaca. 

Qualificação como valorização profissional 

Para Parente, o novo AQ representa mais do que uma atualização financeira. 

“Sabemos que ainda podemos avançar na valorização da categoria, mas o novo modelo corrige distorções e reconhece de forma mais justa o esforço de quem se qualifica. Isso aproxima o Judiciário Federal de práticas já adotadas em outras carreiras estratégicas da administração pública.” 

Acessos: 2614

🔎 Informação clara faz toda a diferença.

A nova edição do nosso boletim jurídico traz os andamentos de 6 ações com um diferencial importante: resumos em linguagem simples para você entender exatamente o que está sendo discutido, em que fase cada processo está e quais são os próximos passos.

Transparência, acompanhamento permanente e defesa ativa dos direitos da categoria. 💙

📲 Acesse o boletim no site e fique por dentro.

#anajustrafederal #boletimjuridico #pju
22 2
✨ A arte que nasce da delicadeza do agora

A servidora aposentada do TRT18 e artista visual, Luciana Martins, apresenta a exposição “Liberdade esquiva e delicada da vida”, em Anápolis (GO). 

A mostra integra o projeto As Quatro Estações e convida o público a mergulhar em cores intensas, camadas sobrepostas e na liberdade que se revela nos gestos e nas escolhas da artista.

É um convite à sensibilidade. À pausa. Ao olhar atento para o que é sutil e profundamente humano.

📍 Estação Ferroviária de Anápolis
🗓 25 de fevereiro a 27 de março

A ANAJUSTRA Federal valoriza e compartilha os talentos que fazem da arte um espaço de expressão e liberdade.

#anajustrafederal #espacocultural #arte #cultura #anapolis
37 5
💡 Quando a ideia parte do associado, o resultado acontece.

📚 Guilherme Arruda, técnico judiciário do TRT2, queria fazer mestrado, mas esbarrava no tempo, no custo e nas poucas vagas.

Com a aprovação do Novo AQ, ele percebeu que era o momento certo. Sugeriu à ANAJUSTRA Federal a parceria com a MUST University e, em poucas semanas, já estava matriculado.

🚀 Hoje, ele e mais de 90 associados *têm desconto garantido no* mestrado EAD em Estudos Jurídicos, com ênfase em Direito Internacional, com desconto pelo convênio.

📌 Quer conhecer os mestrados e doutorados com benefício? Acesse o Clube de Vantagens da ANAJUSTRA Federal.

#anajustra #novoaq #servidorpúblicofederal
71 3
🌿📖 A poesia também pode ser um ato de cuidado com o planeta!!

O Blog Espaço Cultural destaca o lançamento do livro S.O.S. Bichos Brasil, assinado pelos servidores do TRT da 7ª Região Frederico Brito e Thais Evangelista, com ilustrações de Luci Sacaleira.

Figura carimbada por aqui, o casal retorna ao Espaço Cultural com uma obra sensível e necessária, que dialoga com leitores de todas as idades. Mais do que um livro infantil, S.O.S. Bichos Brasil é um verdadeiro chamado à consciência ambiental.

Por meio de poemas delicados e acessíveis, o livro apresenta a realidade de animais brasileiros ameaçados de extinção e convida o leitor a refletir sobre a urgência da preservação da fauna e dos ecossistemas. 🐆🦜🌳

✨ Uma leitura que propõe não apenas informação, mas empatia, cuidado e responsabilidade coletiva pelo futuro do planeta.

📚 O livro já está disponível no site da Editora Cepe. Busque para comprar!

#anajustrafederal #espacocultural #trt7
14 4
Como guardar parte do reajuste que vem aí? 👀💸🤑

Não é o reajuste dos sonhos — mas é uma chance real de fazer diferente.
Se esse dinheiro entrar na conta sem plano, ele vai virar mercado, aplicativo, café… 🛍️📲☕
E você vai ganhar mais, mas não vai sentir diferença 😞💔

Neste novo vídeo da série “Papo de Valor”, o nosso consultor financeiro, José Carlos Dorte, traz duas dicas para não deixar isso acontecer. 

Não é sobre quanto vem a mais. É sobre não deixar desaparecer!! 📊💎

E, se quiser opções de investimento desse valor, faça login no site, acesse o menu “consultoria financeira” e fale com o nosso consultor.

#anajustrafederal #papodevalor #servidorpúblico
23 6
Quem vive o Judiciário todos os dias tem lugar de fala 🤍⚖️

A ANAJUSTRA Federal convida seus associados a participarem de uma pesquisa acadêmica nacional conduzida pelo servidor e doutorando em Psicologia Vlademir Suato (PUC-Campinas).

📌 A pesquisa é anônima, voluntária e não avalia tribunais, gestores ou unidades.

O objetivo é contribuir para o avanço científico e ampliar o debate qualificado sobre trabalho decente no serviço público.

✨ Participar é simples, rápido e faz diferença.
👉 Acesse o formulário (copie e cole o link no seu navegador)

https://forms.office.com/r/AKGLcremD9

📲 Conheça o projeto
@trabalhoedignidade

#ANJUSTRAFederal #ServidorPúblico #JudiciárioFederal
27 2