Governo deve anunciar primeiro recuo na Reforma da Previdência

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Foto: Pedro França/Agência Senado

Desde que a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 6/19 foi apresentada, em fevereiro, o governo sofre sucessivas derrotas no Congresso Nacional – especialmente por sua má articulação política. Não foi diferente na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) da Câmara.

Depois de passar três sessões tentando colocar para votação o parecer do relator, deputado Delegado Marcelo Freitas (PSL/MG), os partidários da Reforma da Previdência foram obrigados a voltar atrás em acordo feito no início do mês. Eles esperavam que a PEC 6/19 passasse pela CCJ sem sofrer nenhuma alteração.

LEIA TAMBÉM

As negociações da Previdência

Debate sobre Reforma da Previdência foi apenas ideológico

Apesar disso, depois de duas reviravoltas na última semana, o relator deve apresentar mudanças em quatro pontos do texto na sessão desta terça-feira, 23/4, para garantir a aprovação do parecer. Ele foi pressionado a tomar essa decisão por parlamentares do chamado Centrão – bloco partidário formado por PP, PR, PRB, DEM e Solidariedade.

Derrotas

O assessor parlamentar da ANAJUSTRA, Roberto Bucar, aponta quais devem ser os pontos retirados do texto: mudanças nas regras de pagamento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), o foro para julgamento de ações contra a União, e o que ficou conhecido como PEC da Bengala, que é a forma de definir a aposentadoria compulsória de servidores públicos.

Para Bucar, o novo relatório é uma demonstração de que, como previsto, essa reforma não sairá da Câmara da maneira como foi enviada pelo Executivo. “O secretário da Previdência [Rogério Marinho fica dizendo que essas mudanças não alteram a economia prevista, não fazem parte da espinha dorsal do projeto. Ora, o projeto como um todo é a espinha dorsal do governo”, aponta.

Ele explica que a estratégia usada pela equipe econômica atual é uma velha tradição. “Enchem o projeto de penduricalhos [o famoso jabuti, no jargão político, de coisas que não têm exatamente a ver com as mudanças, para que depois eles possam retirar e dizer que são flexíveis. Passam a ideia de estarem negociando, mas ela é falsa. Não negociam nada. E depois vêm com essa história de que o que foi retirado não fazia parte do cerne da economia”, complementa.

Bucar acredita que, além das alterações que devem ser anunciadas na CCJ, muitas outras serão feitas na comissão especial. “O BPC [benefício pagos a idosos e deficientes pobres e a aposentadoria rural são dois exemplos de mudanças que com certeza serão barradas.

Acompanhe

As sessões na CCJ estão com entrada restrita para o público, mas é possível ver toda a discussão pelo canal da TV Câmara no YouTube.

Acessos: 0

Planejar o ano é também cuidar das suas finanças. 💰

Com o empréstimo consignado da Financeira BRB, servidor do Judiciário Federal tem condições diferenciadas e atendimento personalizado.

E é com o apoio da Financeira BRB que a ANAJUSTRA Federal entrega todos os anos a agenda e o calendário, para inspirar organização, tranquilidade e equilíbrio em cada associado. 💚

#financeirabrb #anajustrafederal #planejamento #finanças #empréstimoconsignado #soumaisjustiça
13 0
A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça, 4/11, os projetos que tratam do reajuste salarial e da reestruturação do Adicional de Qualificação (AQ) dos servidores do Poder Judiciário da União. ⚖️

Os textos, de autoria do Supremo Tribunal Federal (STF), seguem agora para o Senado.

A aprovação é um avanço importante na valorização dos servidores que fazem a Justiça acontecer todos os dias e a ANAJUSTRA Federal seguirá acompanhando a tramitação das propostas.

#ANAJUSTRAFederal #Valorização #JudiciárioFederal #ServidoresDaJustiça #AQ #Reajuste #CongressoNacional
511 18
Estamos em novembro e este é o momento de lembrar que saúde masculina é prioridade!

👉 O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens no Brasil, mas a boa notícia é que tem até 90% de chance de cura quando detectado cedo.

💡 Dicas para se prevenir:

Faça exames de rotina regularmente

Converse com seu médico sobre fatores de risco

Adote hábitos saudáveis: pratique exercícios, mantenha uma alimentação equilibrada e evite o cigarro

💬 Quebre preconceitos, priorize a sua saúde e incentive outros homens a fazerem o mesmo.

Cuide-se. Quem te ama agradece! 💙

#jusaúde #anajustrafederal #novembroazul #saudemasculina #prevenção #autocuidado #homemquemcuida
10 0