Portal e-Cidadania disponibiliza consulta sobre o PL 5.953

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

O senador Major Olímpio (PSL/SP) apresentou, no início de novembro, um novo projeto permitindo o exercício da advocacia entre os servidores do Judiciário e do Ministério Público. Curiosamente, no último dia 22/11, pediu a retirada da matéria da pauta da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Enquanto o requerimento de retirada não é apreciado, o tema divide opiniões em consulta pública do Senado. Até a manhã desta quarta-feira, 25/11, os votos a favor do projeto, que ganhou o número 5.953/2019, somavam 4.172 e os contra mais de 4.502.  

Para participar, acesse ou crie sua conta no portal e-Cidadania

Como outros projetos similares que tramitam no Congresso, o PL 5.953 prevê, em sua ementa, que os servidores possam advogar “desde que não seja contra a Fazenda Pública que os remunere ou perante a esfera do Poder Judiciário ou do Ministério Público em que atuem como ocupantes de tais cargos”. 

Na justificativa da matéria, o congressista ressalta que a proposta “tem por ponto nodal corrigir grave injustiça que se perpetua contra os servidores do Poder Judiciário, do Ministério Público, do Conselho Nacional de Justiça e do Conselho Nacional do Ministério Público que, formados em Direito e aprovados no exame da Ordem dos Advogados do Brasil, são proibidos de exercer a advocacia de forma irrestrita”.

Olímpio destaca ainda que o projeto “estende aos servidores do Judiciário e do Ministério Público um benefício deferido há longa data aos servidores do dos poderes Executivo (art. 30, inciso I, do Estatuto da Advocacia) e Legislativo (art. 30, inciso II, do Estatuto da Advocacia), que podem advogar, desde que não seja contra a Fazenda que os remunera”.

50 apensados

O tema vem se arrastando pelo Congresso há muitos anos. Conforme pesquisa da assessoria parlamentar da ANAJUSTRA, o projeto mais antigo a tratar do tema é o 2.300, de 1996, que tem nada menos que 50 PLs apensados. Isso apenas na Câmara dos Deputados.

Para Roberto Bucar, assessor da entidade, a tramitação desses projetos não avança porque porque não há cobrança efetiva da categoria e, por isso, os parlamentares não se engajam na sua defesa. “Os servidores do Judiciário são muitos e, justamente, pelo peso da categoria é possível aprovar o projeto se houver uma mobilização forte. É preciso ir para o Congresso, mas também convencer deputados e senadores em suas bases, encher suas caixas de e-mails de pedidos, por exemplo.”

Confira todos os apensados

Acessos: 17

As discussões das PECs 24/06 e 555/06, que podem transformar o futuro das contribuições de aposentados e pensionistas, estão cada vez mais frequentes no Congresso. 

Enquanto isso, o fim da desoneração da folha de pagamento também promete mexer com a economia e o bolso de todos.

Quer saber como essas decisões afetam o seu futuro? 💸

➡️ Confira no nosso site o artigo completo e entenda o que está em jogo para os servidores públicos!

#PEC #Previdência #Economia #ServidorPúblico #Congresso #Desoneração #Artigo #ANAJUSTRAFederal
🥳🎉 Chegou o Mês do Servidor e, como já é tradição, vamos sortear prêmios para celebrar a data mais importante do ano pra gente.

Para concorrer, você só precisa ser um associado adimplente. Não há necessidade de inscrição ❤️

📱1 iPhone 15
☕1 cafeteira Nespresso,
📖 1 Kindle,
🥘 1 air fryer,
⌚1 apple watch,
📺 1 smart TV 50”,
👩🏽‍🏫2 Alexas
🤖 3 robôs aspirador 

E muitos mais!!

O sorteio será realizado no dia 24/10, durante a transmissão ao vivo da 5ª edição da Live Sarau, evento que reúne servidores artistas em uma grande festa virtual.

#anajustrafederal #associadoanajustrafederal #mesdoservidor #showdepremios
Começou o Outubro Rosa🌷, campanha internacional de conscientização sobre o câncer de mama. Enquanto o mundo se colore e se ilumina na cor rosa, simbolizando o alerta sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce, a ANAJUSTRA Federal e a JUSaúde estarão por aqui, para te lembrar: que tem peito, previne.

#outubrorosa #anajustrafederal #jusaude #pju
📢 Já viu?

A ANAJUSTRA Federal pediu ao STF um projeto de lei para a revisão anual das remunerações dos servidores do Judiciário!

O objetivo é repor as perdas salariais acumuladas pela inflação de 2003 a 2023. A Constituição garante essa revisão, mas a última foi em 2003, com apenas 1% de reajuste, resultando em uma perda de mais de 120% no poder de compra! 📉

A VPNI permanece congelada desde então, destacando a falta de correções adequadas. É hora de assegurar os direitos dos servidores e restaurar a dignidade salarial! 💪⚖️ 

#anajutrafederal #pju #servidores #rga #Justiça #DireitosDosServidores #DignidadeSalarial