Julho traz alívio, mas veto mantém preocupação
O contracheque melhora, mas o futuro da recomposição salarial segue…
Integrante da Frente Parlamentar Mista do Serviço Público desde o ano passado, a ANAJUSTRA Federal está se movimentando contra a Reforma Administrativa (PEC 32/2020) e, por meio de ações promovidas pelo colegiado, além das de iniciativa própria, busca mobilizar os servidores do Poder Judiciário da União (PJU) a fim de impedir o avanço da matéria na Câmara dos Deputados.
A Frente atua em prol do fortalecimento do serviço público e da preservação dos direitos dos servidores. Criado em 2007, é atualmente formado por 255 deputados federais e 21 senadores de diferentes partidos, além de 70 entidades representativas das mais diversas categorias.
O colegiado é coordenado pelos senadores Paulo Paim (PT-RS) e Zenaide Maia (PROS-RN), e pelos deputados Alice Portugal (PCdoB-BA), Danilo Cabral (PSB-PE), Paulo Ramos (PDT-RJ) e Rogério Correia (PT-MG).
O grupo vem atuando fortemente em defesa dos direitos dos servidores públicos e contra o desmonte do Estado que vem sendo promovido pelo Governo Federal. A proposta de Reforma Administrativa (PEC 32/2020) é, portanto, pauta central.
Para o assessor parlamentar da ANAJUSTRA Federal, Roberto Bucar, a união das entidades fortalece o trabalho na luta contra o desmonte do serviço público proposto pelo governo por meio da PEC 32/20. “A integração entre as entidades tem o objetivo de ampliar e dar mais visibilidade sobre o que, de fato, essa reforma representa, tanto para o servidor público como também para a população que será mais atingida”, pontua.
Ele acompanha de perto a atuação da Frente que realiza semanalmente lives de debate do tema. Ele também está no grupo exclusivo do WhatsApp onde se encontram os representantes de todas as entidades parceiras do colegiado.
Abaixo-assinado
Nesta semana, a ANAJUSTRA Federal divulgou entre os associados o abaixo-assinado da Frente que tem o objetivo de pressionar o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e parlamentares a adiarem o debate sobre a Reforma Administrativa.
Na petição online, destaca-se que a suspensão deve ocorrer , “durante o período que durar a pandemia e as restrições de atividades presenciais com a participação de representações sociais nas dependências da Câmara dos Deputados, o que impede a necessária discussão de tão relevante tema.”
Disponibilizada no dia 9/4, ela já tem mais de 42 mil assinaturas. Inclusive, nesta sexta-feira, 30/4, todas as entidades integrantes da Frente estão mobilizadas para conseguir mais assinaturas para o abaixo-assinado.
Grande ato nacional
Nesta sexta-feira, 30, a ANAJUSTRA Federal marcou presença em um grande ato nacional em parceria com a Frente Parlamentar e outras entidades, na Praça dos Três Poderes, em Brasília (DF), em defesa do serviço público e contra a Reforma Administrativa. O ato é o preparatório para o 1º de Maio dos Trabalhadores e Trabalhadoras.
Os participantes se concentraram na Esplanada dos Ministérios com faixas de protesto contra a PEC 32/2020 e caminharam até a Praça dos Três Poderes, onde foi realizado um ato político com a fala das entidades. Para finalizar o ato, os representantes das entidades soltaram balões pretos em homenagem às vítimas da Covid-19.
Outras ações
ANAJUSTRA Federal envia carta aberta a deputados contra a reforma administrativa
O posicionamento é embasado em Estudo Técnico da diretora de assuntos legislativos.
Convocatória da ANAJUSTRA Federal contra a PEC 32/2020
Associados e demais servidores do PJU devem reforçar ação contra a Reforma Administrativa enviando e-mails aos deputados federais.
Carta aberta contra a PEC 32/20 é enviada aos presidentes dos Tribunais
Entidade já enviou documento junto com Estudo Técnico aos deputados federais.
Petição online da Frente do Serviço Público contra a Reforma Administrativa: assine
Link para o abaixo-assinado que pede a suspensão da PEC 32/20 durante a pandemia está disponível na página especial da ANAJUSTRA Federal.
Reforma administrativa: equívocos e mentiras
Na coluna “De olho em Brasília” deste mês, Roberto Bucar analisa a primeira audiência pública da CCJ para debater a Reforma Administrativa e as últimas bravatas dos defensores dela.
Reforma Administrativa: CCJ realiza primeira audiência pública
Comissão recebe entidades para falar sobre a PEC 32/2020
A associação também lançou um abaixo-assinado próprio e ele já conta com cerca de 8 mil assinaturas. Nele, a ANAJUSTRA Federal pede a rejeição da proposta, uma vez que ela abre muitas brechas para casos de corrupção, peculato e apadrinhamento político, além de ter o objetivo de desvalorizar e desmoralizar o funcionalismo, com o fim último de que a carreira pública seja extinta.
IR PARA O ABAIXO-ASSINADO DA ANAJUSTRA FEDERAL
Outra iniciativa da entidade foi enviar carta aberta aos deputados federais, onde se alerta sobre os prejuízos da reforma para o funcionalismo e para a população em geral. A carta tem embasamento no Estudo Técnico “PEC 32/2020. VIOLAÇÃO ÀS CLÁUSULAS PÉTREAS. RETROCESSO SOCIAL”, da diretora de assuntos legislativos, Glauce de Oliveira Barros, e também foi encaminhada aos presidentes dos Tribunais Superiores, Conselhos e Tribunais Regionais da Justiça do Trabalho, Justiça Federal e Justiça Eleitoral.
Para reforçar a ação, a associação disponibilizou a carta para que os servidores a enviem aos parlamentares, aumentando a pressão contra a PEC 32.
Acessos: 72
Escolher um plano de saúde é uma decisão importante. Você não precisa fazer isso sozinho.
Se você é servidor do Judiciário Federal, conte com a experiência da JUSaúde, gestora de planos da ANAJUSTRA Federal, para encontrar a opção mais adequada às suas necessidades e ao seu orçamento.
Com o apoio de especialistas, você compara coberturas, preços, rede credenciada e benefícios de diferentes planos, garantindo uma escolha mais segura, prática e consciente.
Há 25 anos, a JUSaúde conecta associados aos melhores planos de saúde, por meio de parcerias com operadoras sólidas e atendimento em todo o Brasil.
📲 Fale com nossa equipe e descubra o plano ideal para você e sua família.
#jusaude #anajustrafederal #planosdesaude #saudeparaservidores #servidoresdojudiciario judiciariofederal
🚴 Para alguns, o ciclismo é liberdade. Para outros, um recomeço. Para todos, um movimento que transforma.
As histórias da Anamaria Medeiros Cavalcanti, do TRT da 21ª Região, e de Gilson Marcos da Rocha, do TRT da 3ª Região, mostram como a bicicleta pode ir muito além do exercício físico.
💬 “Na pandemia me descobri no pedal. Pedalar é lúdico, terapêutico e prazeroso. Hoje o pedal é uma ferramenta de sobrevivência na minha vida.”
💬 “O ciclismo e a musculação me ajudaram quando eu enfrentava a depressão. Hoje sou medalhista da ONJF e nunca mais abandonei o ciclismo. Atividade física salva vidas.”
E a ciência reforça esses relatos. A prática regular de atividades físicas, como o ciclismo, contribui para a saúde do coração, fortalece músculos e articulações, melhora a disposição e ajuda a reduzir sintomas de ansiedade e depressão, promovendo mais qualidade de vida.
💙 Essas são mais duas histórias inscritas no Calendário ANAJUSTRA Federal 2027.
🚴 Se a atividade física também transformou a sua vida, envie uma foto e conte sua história. Ela pode inspirar outros associados.
🗓️ As inscrições seguem abertas até 7 de agosto.
#calendarioanajustrafederal #calendario2027 #servidoresemmovimento #atividadefisica #pedal
Todos os dias, milhares de servidores dedicam seu trabalho à Justiça.
É por eles que a ANAJUSTRA Federal atua forte, oferecendo benefícios, promovendo ações, defendendo direitos e criando oportunidades que fazem diferença dentro e fora do trabalho.
Seguimos ao lado de quem faz a Justiça acontecer, hoje e nos próximos capítulos dessa história 💙
#anajustrafederal #servidoresdojudiciariofederal #
Nem sempre dá para acompanhar todas as novidades pelo site ou pelas redes sociais.
Por isso, a ANAJUSTRA Federal também está no WhatsApp. No canal, você recebe informações sobre benefícios, ações, convênios e muito mais, de forma prática e segura.
📲 Comente “estados” e receba os links dos nossos canais.
#anajustrafederal #associadoanajustra #canaiswhatspp #canaisestaduais #pertodevocê
🚶♀️ “Qualidade de vida não é sorte, é escolha diária.”
Foi assim que a servidora Maria Letícia Mollmann, do TRT da 4ª Região, resumiu a importância da caminhada em sua rotina. A foto, registrada durante uma caminhada noturna em Torres (RS), retrata o que ela acredita:
“Eu me movo porque a atividade física me devolve foco, energia e calma. Regula o corpo, traz clareza à mente.”
E a ciência confirma essa percepção. A prática regular da caminhada ajuda a fortalecer o coração, controlar a pressão arterial, melhorar o sono, reduzir sintomas de ansiedade e aumentar a sensação de bem-estar. Pequenos passos podem trazer grandes benefícios para a saúde física e mental.
💙 Essa é uma das primeiras histórias inscritas no Calendário ANAJUSTRA Federal 2027, que tem como tema “Servidores em movimento”.
📸 E a sua? Se a atividade física também transformou a sua rotina, envie uma foto e conte como esse hábito contribui para sua qualidade de vida.
🗓️ Participações abertas até 7/8.
#calendarioanajustrafederal #servidoresemmovimento #calendario2027
Já cumpriu as metas da campanha no aplicativo da ANAJUSTRA Federal?
Para participar do sorteio de três kits exclusivos, basta:
⭐ Avaliar dois convênios.
🛡️ Ter pelo menos uma apólice de seguro ativa.
Além disso, é necessário estar com a mensalidade associativa em dia.
📅 As metas podem ser cumpridas até 2 de agosto. O sorteio será realizado em 3 de agosto.
Se ainda não participou, este é o momento.
Comente APP e receba o link para baixar nosso aplicativo!
#appanajustrafederal #app #metas #convenios #seguros premio