
RRA de Quintos e Outras Verbas: como declarar valores recebidos em 2024
Em artigo, consultor financeiro pede atenção a dois casos. Confira!
Após a vitória na ação dos Quintos, os passivos foram recebidos pelos servidores de forma cumulativa, gerando o recolhimento do Imposto de Renda sobre o montante total (regime de caixa), causando enorme prejuízo aos beneficiários da ação, pois foram retidas quantias muito acima daquilo que seria devido se o recebimento tivesse sido realizado mês a mês (regime de competência).
“O procedimento correto seria identificar os valores mensais e aplicar os percentuais em função das faixas da tabela progressiva, segundo o regime de competência, conforme as regras constantes na Instrução Normativa nº 1.127/2011 da RFB, que estabelece que, para o cálculo do imposto, será aplicada a tabela vigente do IR e essa tributação será retida na modalidade exclusivamente na fonte, de forma separada dos demais rendimentos mensais”, explica o diretor da ANAJUSTRA Federal, Áureo Pedroso.
Essa situação deu origem à ação de Rendimentos Recebidos Acumuladamente (RRA de Quintos), que a associação também obteve decisão favorável. Ocorre, no entanto, que os servidores que têm direito à restituição destes valores continuam sendo tributados ao recebê-los.
Em artigo publicado no site, no ano passado, o consultor financeiro da entidade, José Carlos Dorte, argumentava que “por ser uma devolução de Imposto de Renda, conquistada por meio de uma ação judicial de natureza tributária promovida pela ANAJUSTRA Federal, na qual a União foi condenada a ressarcir o valor do imposto pago a maior, as instituições financeiras não deveriam reter os 3% no ato do pagamento como fizeram”.
A ANAJUSTRA Federal há anos orienta os associados a fazerem o lançamento como “Rendimento Isento e Não Tributável” porque possui a documentação pertinente para justificar, junto à Receita, a origem dos recursos. Assim, muitos servidores que receberam valores referentes à ação RRA de Quintos provavelmente terão suas declarações com pendências.
A recomendação do consultor para esses casos é solicitar (pelo e-mail acoes@anajustrafederal.org.br) a documentação relativa à sentença judicial que condenou a União à devolução do valor pago a maior quando da ocasião do recebimento dos Quintos.
Dorte esclarece, no entanto, que, neste primeiro momento, a declaração ficará em pendência e, neste caso, ainda não será possível justificar o fato. “O sistema da Receita imagina ser esse apenas um erro de lançamento ou classificação indevida, não caracterizando ainda a malha fina”, observa.
De acordo com o consultor, a classificação em malha somente ocorre em um segundo momento, quando a Receita aguarda o tempo necessário para a retificação e ela não ocorre. Ainda conforme Dorte, será neste momento que o servidor conseguirá fazer a justificativa da situação e anexar a documentação na declaração, no portal e-Cac, na ficha “e-defesa”. Mas, para isso, ele lembra que é preciso ter o certificado digital.
Caso o associado tenha alguma dúvida, pode solicitar informações ao consultor financeiro pelo e-mail: financas@anajustra.org.br.
Acessos: 318
ECONOMIA DE MILHÕES | CLUBE DE VANTAGENS
💰 Já viu quanto os associados da ANAJUSTRA Federal economizaram no último ano? 💰
Com o Descontômetro, você acompanha em tempo real o total de descontos concedidos na nossa rede conveniada nos últimos 12 meses. Atualmente, esse número já ultrapassa R$ 17,5 milhões!
Seja na compra de um carro 🚗 com as montadoras parceiras (Honda, Chevrolet, Nissan e Jeep) ou na sua rotina de cuidados com descontos em farmácias 💊 (Drogasil, Droga Raia e outras), a economia está sempre ao seu lado!
Acesse o Clube de Vantagens e veja como você pode aproveitar ainda mais!
anajustrabeneficios.com.br
#anajustrafederal #convenios #clubedevantagens #pju #servidorpublico
Abril foi a vez de Luiz Alberto Pereira Feitosa, do TRT1, compartilhar com todos os colegas suas “Memórias do Judiciário”.
A participação do associado está em nosso calendário 2025, inspirado nas muitas iniciativas da justiça brasileira para eternizar sua história institucional.
→ Arrasta pro lado e conheça a memória de Luiz.
#anajustrafederal #memoriasdojudiciario #pju #calendario2025 #calendarioanajustrafederal
Justiça Militar da União | 217 anos de história
A mais antiga corte de justiça do País completa hoje, 1º de abril, 217 anos de existência. Conforme previsto no artigo 124 da Constituição Federal, cabe à JMU julgar os crimes militares previstos em lei.
A todos que compõem a JMU, em todo território nacional (em suas 12 Circunscrições Judiciárias Militares), nossos parabéns!
#soumaisjustica #anajustrafederal #jmu
Sim! Faça seu recadastramento mesmo que seus dados não tenham mudado! É assim que você garante seu número da sorte para participar do sorteio de um iPhone 16, uma Alexa e um notebook Dell!
#iphone16 #alexa #notbookdell #recadastramento #anajustra #anajustrafederal
Quer ajuda para escolher o melhor plano de saúde? A JUSaúde, gestora de planos da ANAJUSTRA Federal, agora oferece atendimento especializado via WhatsApp e ligação agendada!
Com um portfólio crescente, são 7 operadoras parceiras e opções em 24 estados + DF, incluindo planos com ou sem coparticipação, ampla rede credenciada e plano odontológico gratuito.
📲Ficou interessado?
Para iniciar o atendimento, envie uma mensagem no WhatsApp da associação (61 3322-6864) e toque em "saúde" no menu. Depois, basta selecionar o seu estado para iniciar a conversa.
📅 Atendimento: segunda a sexta, das 8h às 18h (horário de Brasília).
🔗 Consulte um especialista e faça a melhor escolha!
#anajustrafederal #jusaúde #planodesaude
Chegou a vez de quem vive ou passa por Rondônia conferir convênios presenciais que ajudam a economizar no dia a dia, como hotéis e farmácias, ou ao longo do ano, como academias e colégios.
São diversas opções para associados e seus dependentes.
💡 Tem uma sugestão de loja ou serviço para adicionarmos? Estamos ouvindo você! É só entrar em contato pelo e-mail: beneficios@anajustrafederal.org.br ou pelo WhatsApp (61) 3322-6864.
#anajustra #anajustrafederal #pju #servidores #rondonia #portovelho