SUSTENTABILIDADE

STF inicia inventário inédito de emissões de carbono

A medida é importante para identificar e reduzir atividades e processos de trabalho que contribuem para o aumento do efeito estufa na atmosfera.

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

O Supremo Tribunal Federal (STF) firmou contrato para a elaboração de inventário de emissões de carbono, medida importante para identificar e reduzir atividades e processos de trabalho que contribuem para o aumento do efeito estufa na atmosfera. O estudo é um passo significativo para a contribuição efetiva do Supremo com metas globais de redução do impacto ambiental, além de subsidiar tecnicamente a adoção de medidas de redução e de compensação de carbono.

O objetivo é traçar estratégias para neutralização e equilíbrio de emissões de CO2 – como o plantio de árvores, melhoria de equipamentos, utilização de lâmpadas de baixo consumo e construção de usinas solares. Essas ações já vêm sendo planejadas e realizadas pelo Programa STF +Sustentável.

O inventário de emissões será iniciado em trinta dias e terá a duração de até dois anos. Serão diagnosticadas as emissões diretas, provenientes de fontes que pertencem ou são controladas pelo Tribunal, além de quantificar as emissões indiretas, aquelas provenientes do consumo de energia e do tratamento e do descarte de resíduos sólidos pelo STF.

A empresa responsável pelo serviço deverá fazer a coleta e inserção de dados em software específico, gerar relatórios, indicar formas de redução e de mitigação de gases de efeito estufa, bem como acompanhar e dar suporte ao trabalho realizado pelas equipes do Supremo. A iniciativa está alinhada aos objetivos da Agenda 2030, da Organizações das Nações Unidas (ONU).

Em março deste ano, durante a cerimônia de lançamento do Programa STF +Sustentável, o presidente do Tribunal, ministro Luís Roberto Barroso, pontuou que a mudança climática e o aquecimento global não são questões abstratas. “Estão presentes já nos nossos dias e implicam dramaticamente no futuro das próximas gerações”, afirmou.

No Tribunal, as ações do STF +Sustentável são conduzidas pela Secretaria de Relações com a Sociedade, por meio da Coordenadoria de Sustentabilidade, Acessibilidade e ODS.

Acessos: 33

A ANAJUSTRA Federal segue atuando de forma firme na defesa da valorização dos servidores de todo o Poder Judiciário da União.

Em reunião com a Associação, nesta quinta-feira, 29/1, o presidente do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministro Vieira de Mello Filho, afirmou que pretende implementar o Adicional de Qualificação de forma quase imediata e também avançar na regulamentação da licença compensatória.

Segundo o ministro, ambas as medidas serão implementadas após o recebimento dos cálculos de impacto orçamentário a serem encaminhados pelos tribunais. Na ocasião, ele reafirmou o compromisso de tratar magistrados e servidores de forma isonômica ao longo de sua gestão.

A ANAJUSTRA Federal acompanha de perto os desdobramentos e reforça seu compromisso com a valorização dos servidores.

Leia a notícia completa no site da ANAJUSTRA Federal
🔗 anajustrafederal.org.br (na bio)

📸 Na foto, o Presidente do CSJT, ministro Vieira de Mello Filho, ao lado da representante e do presidente da ANAJUSTRA Federal, respectivamente, Janedir Lopes Morata (à esquerda) e Antônio Carlos Parente (à direita).

#anajustrafederal #adicionaldequalificacao #csjt @csjt_oficial
17 1
O ano de 2026 terá 10 feriados nacionais e nove dias de ponto facultativo, o verdadeiro ano dos feriadões.

O Clube de Vantagens ANAJUSTRA Federal oferece as melhores opções de viagens e lazer, com descontos em agências de viagens, hotéis, cruzeiros, clubes e parques, com cultura, descanso e diversão para toda a família.

Acesse o site, faça suas reservas e prepare as malas!

anajustrabeneficios.com.br

#anajustrafederal #convenios #pju
5 0
ESPAÇO CULTURAL | Talento do Judiciário Federal

O servidor aposentado do TRT3 Ricardo dos Reis lançou o CD Acender o escuro, apagar a solidão, já disponível nas principais plataformas digitais.

O álbum reúne canções autorais que transitam entre a MPB e a poesia, abordando temas como afeto, tempo e sensibilidade no cotidiano. Com formação em Letras e Educação Musical, Ricardo une palavra e música em uma trajetória que segue ativa também após a aposentadoria.

📖 Leia a matéria completa no blog Espaço Cultural da ANAJUSTRA Federal.

#anajustrafederal #espacocultural #talentosdojudiciario
8 1
Você sabia que a ANAJUSTRA Federal mostra no Clube de Vantagens quais são os convênios mais novos para você?

Eles ficam logo na página inicial, abaixo dos convênios perto de você. É ali que aparecem as novidades.

Antes de fechar uma compra ou contratar um serviço, vale a pena conferir.
Pode ter um benefício esperando por você.

Acesse o Clube de Vantagens e aproveite sempre 💙

#anajustrafederal #clubedevantagens #beneficios
28 0