SUSTENTABILIDADE

STF inicia inventário inédito de emissões de carbono

A medida é importante para identificar e reduzir atividades e processos de trabalho que contribuem para o aumento do efeito estufa na atmosfera.

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

O Supremo Tribunal Federal (STF) firmou contrato para a elaboração de inventário de emissões de carbono, medida importante para identificar e reduzir atividades e processos de trabalho que contribuem para o aumento do efeito estufa na atmosfera. O estudo é um passo significativo para a contribuição efetiva do Supremo com metas globais de redução do impacto ambiental, além de subsidiar tecnicamente a adoção de medidas de redução e de compensação de carbono.

O objetivo é traçar estratégias para neutralização e equilíbrio de emissões de CO2 – como o plantio de árvores, melhoria de equipamentos, utilização de lâmpadas de baixo consumo e construção de usinas solares. Essas ações já vêm sendo planejadas e realizadas pelo Programa STF +Sustentável.

O inventário de emissões será iniciado em trinta dias e terá a duração de até dois anos. Serão diagnosticadas as emissões diretas, provenientes de fontes que pertencem ou são controladas pelo Tribunal, além de quantificar as emissões indiretas, aquelas provenientes do consumo de energia e do tratamento e do descarte de resíduos sólidos pelo STF.

A empresa responsável pelo serviço deverá fazer a coleta e inserção de dados em software específico, gerar relatórios, indicar formas de redução e de mitigação de gases de efeito estufa, bem como acompanhar e dar suporte ao trabalho realizado pelas equipes do Supremo. A iniciativa está alinhada aos objetivos da Agenda 2030, da Organizações das Nações Unidas (ONU).

Em março deste ano, durante a cerimônia de lançamento do Programa STF +Sustentável, o presidente do Tribunal, ministro Luís Roberto Barroso, pontuou que a mudança climática e o aquecimento global não são questões abstratas. “Estão presentes já nos nossos dias e implicam dramaticamente no futuro das próximas gerações”, afirmou.

No Tribunal, as ações do STF +Sustentável são conduzidas pela Secretaria de Relações com a Sociedade, por meio da Coordenadoria de Sustentabilidade, Acessibilidade e ODS.

Acessos: 33

Já faz parte do nosso canal no WhatsApp?

Se ainda não, aproveite a oportunidade de receber conteúdos exclusivos todos os dias sobre tudo o que acontece na ANAJUSTRA Federal!

Fique por dentro de novidades, convênios, eventos, ações jurídicas e muito mais, direto no seu celular.

🔗 Clique no link e entre para o nosso canal no WhatsApp agora mesmo!

#anajustrafederal #whatsapp #comunicaçãocomassociado #informaçãoemtempo #servidorfederal #canalexclusivo
7 0
Você escolhe como quer se manter informado!

Na ANAJUSTRA Federal, a comunicação é do seu jeito: WhatsApp, e-mail ou SMS. 📱📧📩

Na área restrita do nosso site, você pode selecionar os canais pelos quais deseja receber nossas mensagens e os temas do seu interesse, como:
🔹Ações jurídicas
🔹ANAJUSTRA Corretora
🔹Convênios e serviços
🔹Saúde e bem-estar

Assim, garantimos que você receba apenas conteúdos relevantes para o seu dia a dia. 💡

Acesse a área restrita, vá em “Minha conta” e depois em “Preferências de comunicação” para personalizar suas escolhas.

#anajustrafederal #comunicacao #pju #preferenciasdeemail #associados
8 0