SUSTENTABILIDADE

STF inicia inventário inédito de emissões de carbono

A medida é importante para identificar e reduzir atividades e processos de trabalho que contribuem para o aumento do efeito estufa na atmosfera.

O Supremo Tribunal Federal (STF) firmou contrato para a elaboração de inventário de emissões de carbono, medida importante para identificar e reduzir atividades e processos de trabalho que contribuem para o aumento do efeito estufa na atmosfera. O estudo é um passo significativo para a contribuição efetiva do Supremo com metas globais de redução do impacto ambiental, além de subsidiar tecnicamente a adoção de medidas de redução e de compensação de carbono.

O objetivo é traçar estratégias para neutralização e equilíbrio de emissões de CO2 – como o plantio de árvores, melhoria de equipamentos, utilização de lâmpadas de baixo consumo e construção de usinas solares. Essas ações já vêm sendo planejadas e realizadas pelo Programa STF +Sustentável.

O inventário de emissões será iniciado em trinta dias e terá a duração de até dois anos. Serão diagnosticadas as emissões diretas, provenientes de fontes que pertencem ou são controladas pelo Tribunal, além de quantificar as emissões indiretas, aquelas provenientes do consumo de energia e do tratamento e do descarte de resíduos sólidos pelo STF.

A empresa responsável pelo serviço deverá fazer a coleta e inserção de dados em software específico, gerar relatórios, indicar formas de redução e de mitigação de gases de efeito estufa, bem como acompanhar e dar suporte ao trabalho realizado pelas equipes do Supremo. A iniciativa está alinhada aos objetivos da Agenda 2030, da Organizações das Nações Unidas (ONU).

Em março deste ano, durante a cerimônia de lançamento do Programa STF +Sustentável, o presidente do Tribunal, ministro Luís Roberto Barroso, pontuou que a mudança climática e o aquecimento global não são questões abstratas. “Estão presentes já nos nossos dias e implicam dramaticamente no futuro das próximas gerações”, afirmou.

No Tribunal, as ações do STF +Sustentável são conduzidas pela Secretaria de Relações com a Sociedade, por meio da Coordenadoria de Sustentabilidade, Acessibilidade e ODS.

Acessos: 179

📚 Histórias que merecem ser contadas. E preservadas!

Recebemos com muita alegria um exemplar do livro Memórias da História da Justiça do Trabalho na Paraíba, de autoria do nosso associado Ocino Batista, servidor aposentado do TRT da 13ª Região. @trt13paraiba 

Na obra, Ocino percorre quatro décadas da história da Justiça do Trabalho na Paraíba, resgatando acontecimentos e experiências sob o olhar de quem acompanhou de perto essa trajetória.

E essa história com a literatura não é novidade por aqui! ❤️ Em março de 2021, contamos no nosso blog Espaço Cultural sobre sua estreia como romancista, com A Chegada da prima Vera, uma narrativa ambientada no sertão cearense.

Advogado, escritor e articulista, com publicações em diversos veículos de comunicação, Ocino segue transformando vivências e memórias em literatura.

Para nós, é uma alegria acompanhar e valorizar o talento dos nossos associados. E, desta vez, com um presente que também contribui para preservar a memória da Justiça do Trabalho.

👏 Parabéns pela obra, Ocino! E muito obrigado pelo carinho de compartilhar conosco mais esse capítulo da sua trajetória!

#anajustrafederal #espaçocultural #literatura #justiçadotrabalho #trt13
27 3
Hoje, quem faz a Justiça acontecer tem um encontro marcado com a ANAJUSTRA Federal. 💙

Nossa live do Dia do Servidor vai reunir convidados especiais e histórias de associados que encontraram no movimento novas formas de cuidar de si. Uma conversa para inspirar o seu próximo passo, com o sorteio de 50 prêmios ao longo da transmissão!

Acompanhe pelo Instagram ou pelo YouTube da ANAJUSTRA Federal. Venha celebrar com a gente! 🎉
17 2