
Reforma administrativa: principais notícias da semana (21 a 25/2)
Mobilização do funcionalismo público contra a proposta continua em todo o…
A comissão especial da Câmara dos Deputados que discute a reforma administrativa (PEC 32/2020) aprovou ontem, 23, por 28 votos contra 18, o parecer do relator da matéria Arthur Maia (DEM-BA). Agora, o texto segue para apreciação pelo Plenário da Casa, mas ainda sem data marcada.
Sob fortes críticas e tentativa de obstrução por parlamentares contrários à reforma, o texto aprovado é a sétima versão apresentada por Maia. No entanto, ele ainda pode sofrer alterações por emendas, antes de seguir para o Senado.
Reforma administrativa: principais notícias da semana (13/9 a 17/9)
Novo texto da reforma administrativa deve ser votado na próxima semana.
Relator apresenta hoje, 21, terceira versão do relatório da reforma administrativa
Após críticas, Maia recua e atende a pedidos dos membros da comissão.
Após tumulto, sessão sobre reforma administrativa é encerrada
Oposição reclamou de mudanças no texto de última hora. Após bate-boca, sessão foi suspensa e, posteriormente, encerrada.
Entre as mudanças que foram incluídas, as que geraram mais críticas dos opositores, estão a manutenção do prazo máximo de 10 anos para contratação de servidores temporários e os acordos de cooperação da União, estados e municípios com empresas privadas para a execução de serviços públicos.
Outro ponto polêmico aprovado foi o que permite que a administração pública reduza a jornada e o salário de servidores em até 25%. A medida vale para os atuais servidores, mas é restrita a situações de crise fiscal de estados, municípios ou União.
Avaliação de desempenho
No texto aprovado, os colegas que participam do colegiado responsável pelo desligamento em caso de desempenho insatisfatório, não poderão participar da apuração da performance do servidor.
A abertura de processo fica condicionada a duas avaliações insatisfatórias consecutivas ou três intercaladas. Na versão anterior, eram necessárias três avaliações consecutivas ou cinco intercaladas.
Segurança pública
Maia também incluiu também em seu parecer benefícios que anulam a maioria das normas impostas pela reforma da previdência para os profissionais da segurança pública.
Os deputados aprovaram, ainda, um destaque para incluir guardas municipais no rol de órgãos de segurança pública. Com isso, a categoria passaria a ser listada na Constituição assim como a Polícia Federal e a Polícia Civil.
Impasses
Parlamentares e especialistas criticaram a forma de condução do governo na tentativa de aprovar a PEC. “Uma coisa absurda. A proporcionalidade dos partidos foi rasgada”, destacou Vladimir Nepomuceno, diretor da Insight Assessoria Parlamentar. Isso porque Arthur Lira, na última hora, trocou os membros da comissão especial que poderiam votar contra o texto. “Pediu a vaga e colocou seis parlamentares do Partido Novo, que só tem oito deputados do total de 513. Somente por isso ele aprovou a pauta”, reclamou Nepomuceno.
Não à PEC 32/2020
Líderes dos servidores públicos já se organizam para uma mobilização na próxima semana, em Brasília, para pressionar os parlamentares a votarem contra a PEC. A ação vai contar com atos no aeroporto, na chegada dos deputados à capital federal, com a permanência de uma vigília no Anexo II da Câmara dos Deputados e com publicações nas redes sociais.
Sobre a proposta
A reforma administrativa foi enviada pelo governo ao Congresso em setembro de 2020. A proposta tem como objetivo alterar as regras para os futuros servidores dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário da União, estados e municípios.
Em maio, a proposta da reforma administrativa foi votada na Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania (CCJC) da Câmara. Na CCJC, os deputados analisaram somente se o texto estava de acordo com a Constituição. Na comissão especial, discutiram o mérito.
Agora, a proposta irá ao plenário da Casa, onde precisa ser aprovada por, pelo menos, 308 votos em dois turnos.
Acessos: 9
DICA JUSaúde | SAÚDE MENTAL TAMBÉM IMPORTA! 💙
Cuidar da saúde mental é essencial para manter o equilíbrio, lidar com os desafios e viver com mais qualidade.
Incorporar pequenos hábitos no dia a dia pode ajudar e muito!
👉 Reforce sua rede de apoio, respeite seus limites e procure ajuda profissional quando necessário.
#jusaúde #anajustrafederal #saudementalimporta #cuidedevocê #equilibrioemocional #bemestar
CLUBE DE VANTAGENS | COLÉGIO CRUZEIRO
Associados da ANAJUSTRA Federal e seus dependentes VIP têm desconto nas mensalidades do Colégio Cruzeiro, eleito o colégio mais amado do Rio pela Veja Rio! 💙
A parceria é válida para as unidades:
📍 Centro
📍 Jacarepaguá
Com 163 anos de história, o Colégio Cruzeiro alia tradição, inovação e uma proposta pedagógica que valoriza o afeto, a autonomia e o pensamento crítico.
➡️ Acesse www.anajustrafederal.org.br e saiba mais (link na bio).
#clubedevantagens #anajustrafederal #colegiocruzeiro #educacaodeexcelencia #benefícioparaassociados
🩺A Semana da Saúde do TRT9 foi um sucesso!
De 7 a 9 de abril, os servidores contaram com diversos serviços para cuidar do bem-estar, em parceria com a Unimed Curitiba e ANAJUSTRA Federal.
#ANAJUSTRAFederal #SemanaDaSaúdeTRT9 #TRT9 #Saúde #BemEstar #UnimedCuritiba
CLUBE DE VANTAGENS | NISSAN 🚗
Fomos até a Nissan, parceira do nosso Clube de Vantagens, conhecer os veículos que estão com desconto até maio.
⚠️ SPOILER: Os descontos chegam a R$ 39 mil e os carros são um mais lindo que o outro.
📹 Assista ao vídeo e confira o primeiro veículo que você tem desconto!
Em breve, teremos a sequência com mais TRÊS modelos. Aguarde!
Se você já é associado ou dependente VIP, em anajustrabeneficios.com.br já pode conferir todos os modelos e descontos em uma tabela na página do parceiro.
#anajustrafederal #convenio #nissan #parte1
Que encontro lindo! Estivemos no 3º Encontro dos Magistrados e Servidores Aposentados do TRT10.
Um dia de abraços, reencontros e muita emoção.
Celebrar a trajetória de quem construiu a história do Judiciário é sempre especial.
#anajustrafederal #TRT10 #legadosdesabedoria #acolhimento #reencontros #alegría
ESPAÇO CULTURAL | FERNANDO MESQUITA
Servidor aposentado do TRT da 3ª Região, Fernando Mesquita transformou a paixão pela culinária e pela escrita em um legado. Autor de livros como “Sem Açúcar”, “com Afeto” e “Empório Vegano”, ele resgata histórias, receitas e saberes de mulheres que moldaram a culinária mineira.
Agora, se dedica à ficção com o romance “…até o último suspiro” e prepara novos projetos que unem tradição, espiritualidade e amor pela comida.
📚 Conheça mais sobre ele no Espaço Cultural da ANAJUSTRA Federal. Link na bio!
#espacocultural #anafederal #culináriaafetiva #culturagastronômica #servidor