NA CÂMARA

Comissão aprova regras para aposentadoria especial de servidor com deficiência

As regras aprovadas se aplicam a servidores públicos da União, a juízes federais e a membros da DP, do TCU e do MPU.

Você ainda pode ler 4 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou proposta que define regras específicas para a aposentadoria do servidor público com deficiência. As regras aprovadas se aplicam a servidores públicos da União, a juízes federais e a membros da Defensoria Pública, do Tribunal de Contas da União e do Ministério Público da União.

O texto agora segue para análise do Plenário.

Laura Carneiro: proposta garante princípio constitucional da isonomia.

A proposta define o servidor público com deficiência como aquele que ocupa cargo efetivo na administração pública federal e possui impedimentos físicos, mentais, intelectuais ou sensoriais de longo prazo, que dificultem a plena participação na sociedade.

O texto aprovado propõe novos critérios de idade mínima, de tempo de contribuição e para o cálculo da aposentadoria e prevê uma avaliação biopsicossocial por equipe multiprofissional para definir o grau de deficiência (grave, moderada ou leve) do servidor. Além disso, prevê a atualização das remunerações para cálculo do benefício e coloca o salário mínimo como piso para a aposentadoria.

A CCJ avaliou a constitucionalidade, juridicidade e técnica legislativa da proposta. Por recomendação da  relatora, deputada Laura Carneiro (PSD-RJ), foram aprovados o  Projeto de Lei Complementar 454/14, do Senado; e os apensados, além das mudanças já aprovadas nas comissões de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família e de Finanças e Tributação. A decisão final caberá ao Plenário.

“Em respeito ao princípio constitucional da isonomia, a proposição visa garantir ao servidor público com deficiência o direito à aposentadoria especial já concedido pelo legislador à pessoa com deficiência segurada do Regime Geral de Previdência Social “, reforçou a relatora.

💙💁🏽⚖️ No Mês do Servidor, a gente celebra quem faz a Justiça acontecer de verdade!

Nada substitui a experiência, a empatia e o compromisso de quem está no dia a dia do Judiciário, transformando vidas e garantindo direitos.


✨ Justiça é feita por gente – para gente.

Neste Mês do Servidor, nossa homenagem vai para você, que faz da sua atuação mais que um trabalho: um ato de humanidade. 👏💙

Parabéns, servidor!!

#MêsDoServidor #ServidorPúblico #JustiçaÉGente
20 1
Já ouviu falar em roupas tecnológicas? 👕✨

A @insiderstore é referência em inovação e sustentabilidade no vestuário, e agora os associados da ANAJUSTRA Federal têm vantagens. 

🔹 18% OFF na primeira compra
🔹 15% OFF em compras recorrentes

Tecnologia e conforto direto para o seu guarda-roupa. Aproveite!

#anajustrafederal #insiderstore #benefícios #roupastecnológicas #descontoexclusivo
37 0