
Comissão debate impactos das contribuições sobre aposentadoria de servidores
O debate será realizado nesta terça, 27, a partir das 13 horas, no plenário…
Além do processo judicial como um todo, a priorização vale também para atos e diligências.
A Comissão de Direitos Humanos (CDH) tem reunião marcada para quarta-feira (9), a partir das 11h, com sete itens em pauta. Um deles é o projeto que estabelece a prioridade para pessoas com deficiência na tramitação de processos judiciais (PL 2.749/2023). Do deputado Florentino Neto (PT-PI), a matéria conta com o apoio da relatora, senadora Mara Gabrilli (PSD-SP).
Além do processo judicial como um todo, a priorização vale também para atos e diligências – como seria, por exemplo, o caso de um laudo técnico que tenha que ser feito por uma equipe especializada a pedido do juiz. O projeto inclui as alterações no Código de Processo Civil, de 2015.
Para Mara Gabrilli, a proposta é digna de acolhida pois promove “um aperfeiçoamento da legislação” no que se refere à promoção dos direitos da pessoa com deficiência”. A relatora registra que a medida é uma forma de aumentar a inclusão e promover “uma melhor participação das pessoas com deficiência na seara jurisdicional”.
A senadora, no entanto, apresentou uma emenda para suprimir o parágrafo que equiparava pessoas com deficiência e aquelas com doenças raras, crônicas ou degenerativas. De acordo com Mara, a equiparação é “problemática e inadequada”. Ela ressalta que a supressão não altera o teor do projeto. Ele seguirá para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) se for aprovado pela CDH.
Na mesma reunião, a CDH vai analisar o projeto que autoriza o porte de arma de fogo para as mulheres sob medida protetiva de urgência (PL 3.272/2024). Segundo o texto, para exercer esse direito, as mulheres deverão preencher requisitos como capacidade técnica e psicológica para o manuseio da arma.
A autora do projeto, senadora Rosana Martinelli (PL-MT), diz que o crescimento dos casos de feminicídio no Brasil demanda respostas rápidas, e o relator, senador Magno Malta (PL-ES), acrescenta que o porte de arma oferece um “meio legítimo e proporcional de defesa em situações de risco iminente”.
A proposição ainda será votada na Comissão de Segurança Pública (CSP).
Também consta da pauta uma sugestão popular, feita através do Portal e-Cidadania, para proibir as escolas de exigirem comprovante de vacina covid-19 (SUG 2/2022). O relator da sugestão é o senador Marcio Bittar (União-AC), que é favorável à ideia. Se for aprovada pela comissão, ela será convertida em um projeto de lei.
Acessos: 154
CLUBE DE VANTAGENS | COLÉGIO MACKENZIE
🎓 Você sabia? A ANAJUSTRA Federal tem convênio com o Colégio Presbiteriano Mackenzie nas unidades de Brasília, São Paulo e Palmas!
Servidores associados garantem condições especiais para a educação dos seus filhos em uma das instituições de ensino mais renomadas do país.
▶️ Assista ao vídeo e confira nossa visita à unidade de Brasília.
Acesse o Clube de Vantagens e saiba mais:
anajustrabeneficios.com.br
#anajustrafederal #conveniocombenefícios #educação #colégiomackenzie #servidoresfederais
APOSENTADORIA | MAIOR DESAFIO FINANCEIRO DOS SERVIDORES
Qual o maior desafio financeiro dos servidores?
O gerente de investimentos da Funpresp-Jud, Rodrigo Almeida, respondeu essa pergunta na live “Perfis de investimentos e planejamento financeiro”.
Trouxemos esse trecho como um convite para você pensar a sua aposentadoria desde já!
Assista a live completa no nosso perfil e veja dicas práticas para o seu futuro financeiro e previdenciário.
#anajustrafederal #servidorpublico #aposentadoria
VOCÊ SABIA | MURAL DE PERMUTA E REDISTRIBUIÇÃO
📌 A ANAJUSTRA Federal oferece um espaço exclusivo para quem busca permuta ou redistribuição no Judiciário Federal.
No nosso Mural de Permutas, você encontra oportunidades em todo o país e pode divulgar sua intenção com praticidade e segurança.
🔄 Quer mudar de cidade ou voltar para perto da família?
🤝 Nosso mural pode ser o primeiro passo.
👉 Acesse anajustrafederal.org.br e publique seu anúncio!
👉 Associados têm como vantagem o recebimento de alertas de perfis compatíveis, excluindo a necessidade de acesso constante ao mural.
#anajustrafederal #muraldepermutas #redistribuição #servidorpúblico #judiciáriofederal #permuta #mobilidadefuncional #direitosdoservidor
A gente sabe: o celular apita o dia inteiro.
Mas tem uma notificação que vale a pena abrir!
👉 O Canal da ANAJUSTRA Federal no WhatsApp te mantém bem informado, com tudo que interessa aos servidores do Judiciário Federal:
📢 Benefícios, promoções, convênios, conteúdos exclusivos e mais, direto no seu WhatsApp.
🗓️ Sem grupo, sem conversa paralela. Só o que importa.
🔗 Clique no link da bio e entre agora mesmo!
#anajustrafederal #canalwhatsapp #anajustra #beneficios #judiciariofederal #convênios #direitosdoservidores #servidorpúblico
Nosso giro regional pelos convênios presenciais mais perto de você continua!
Agora é a vez de quem vive ou passa pela Bahia. 🌞🌊
Selecionamos parcerias do nosso Clube de Vantagens que ajudam você a economizar em lazer, educação, saúde e até na hora de trocar de carro.
Deslize pro lado e confira! 🚗💊🎓
💡 Sentiu falta de alguma loja ou serviço? Conta pra gente! Mande sua sugestão pelo e-mail: beneficios@anajustrafederal.org.br ou pelo WhatsApp (61) 3322-6864.
#anajustrafederal #anajustra #convenio #clubedevantagens #associados #bahia #salvador
👀 ESTÁ PERTO DE APOSENTAR? JÁ APOSENTOU?
Isso influencia no seu perfil de investimento e gerente de investimentos da Funpresp-Jud, Rodrigo Almeida, explica o por que neste trecho da live “Perfis de investimentos e planejamento financeiro”.
Na transmissão, ele falou muito mais sobre o assunto, até tirou dúvidas de servidores ao vivo! Assista a live completa no nosso perfil.
Quer saber mais sobre os perfis de investimento da @funprespjud? COMENTE “PERFIS” e te enviaremos um guia.