
Congresso Nacional: entre a estagnação e a polarização
Reformas essenciais aguardam complementações das etapas seguintes.
Além do processo judicial como um todo, a priorização vale também para atos e diligências.
A Comissão de Direitos Humanos (CDH) tem reunião marcada para quarta-feira (9), a partir das 11h, com sete itens em pauta. Um deles é o projeto que estabelece a prioridade para pessoas com deficiência na tramitação de processos judiciais (PL 2.749/2023). Do deputado Florentino Neto (PT-PI), a matéria conta com o apoio da relatora, senadora Mara Gabrilli (PSD-SP).
Além do processo judicial como um todo, a priorização vale também para atos e diligências – como seria, por exemplo, o caso de um laudo técnico que tenha que ser feito por uma equipe especializada a pedido do juiz. O projeto inclui as alterações no Código de Processo Civil, de 2015.
Para Mara Gabrilli, a proposta é digna de acolhida pois promove “um aperfeiçoamento da legislação” no que se refere à promoção dos direitos da pessoa com deficiência”. A relatora registra que a medida é uma forma de aumentar a inclusão e promover “uma melhor participação das pessoas com deficiência na seara jurisdicional”.
A senadora, no entanto, apresentou uma emenda para suprimir o parágrafo que equiparava pessoas com deficiência e aquelas com doenças raras, crônicas ou degenerativas. De acordo com Mara, a equiparação é “problemática e inadequada”. Ela ressalta que a supressão não altera o teor do projeto. Ele seguirá para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) se for aprovado pela CDH.
Na mesma reunião, a CDH vai analisar o projeto que autoriza o porte de arma de fogo para as mulheres sob medida protetiva de urgência (PL 3.272/2024). Segundo o texto, para exercer esse direito, as mulheres deverão preencher requisitos como capacidade técnica e psicológica para o manuseio da arma.
A autora do projeto, senadora Rosana Martinelli (PL-MT), diz que o crescimento dos casos de feminicídio no Brasil demanda respostas rápidas, e o relator, senador Magno Malta (PL-ES), acrescenta que o porte de arma oferece um “meio legítimo e proporcional de defesa em situações de risco iminente”.
A proposição ainda será votada na Comissão de Segurança Pública (CSP).
Também consta da pauta uma sugestão popular, feita através do Portal e-Cidadania, para proibir as escolas de exigirem comprovante de vacina covid-19 (SUG 2/2022). O relator da sugestão é o senador Marcio Bittar (União-AC), que é favorável à ideia. Se for aprovada pela comissão, ela será convertida em um projeto de lei.
Acessos: 132
Cada história é única e cada mãe também. Por isso, esse ano deixamos com vocês: O que é ser mãe pra você? ❤️
Participe do nosso Especial Dia das Mães 2025! ➡️ Deslize para o lado para se inspirar e comente “Mães” para receber o link do hotsite e enviar sua resposta! O link também está na bio. ✨
#diadasmaes #anajustrafederal #maeamormaior #servidordojudiciário
Quer trocar de cidade ou mudar de ramo no Judiciário Federal? A gente pode te ajudar!
A cada quinze dias, destacamos aqui alguns dos servidores cadastrados no nosso mural. É uma forma prática de encontrar possibilidades reais de movimentação na carreira.
➡️ Deslize o post para ver as novidades da última quinzena.
📌 Qualquer servidor pode se cadastrar para permuta, redistribuição ou ambas as opções sendo associado ou não. Mas só os associados recebem alertas de compatibilidade diretamente no e-mail.
💬 Comente “Permuta” e receba o link com todos os cadastros atualizados!
#anajustrafederal #anajustra #servidores #permuta #redistribuição
O calendário 2025 da ANAJUSTRA Federal, “Memórias do Judiciário”, foi inspirado nas muitas iniciativas da justiça brasileira para eternizar sua história institucional.
Além de uma data dedicada a ela, o Dia da Memória do Poder Judiciário, comemorado em 10 de maio, há ainda museus, arquivos físicos, plataformas interativas, exposições virtuais e alguns projetos que registram as recordações daqueles que atuam diariamente como os construtores do sistema judicial do país.
Em junho, nosso calendário de mesa apresenta Nisia Azevêdo Silva, do TRT21.
#anajustrafederal #memoriasdojudiciario #pju #calendario2025 #calendarioanajustrafederal
CLUBE DE VANTAGENS | NISSAN 🚗
Chegamos a última parte da nossa visita a Nissan!!
Fomos até uma concessionária conhecer os veículos que estão com desconto até maio, por meio da parceira com nosso Clube de Vantagens.
📹 Assista ao vídeo e confira ainda em nosso perfil as partes 1, 2 e 3 com outras opções com desconto para os associados!
Se você já é associado, em
http://anajustrabeneficios.com.br já pode conferir todos os modelos e descontos em uma tabela na página do parceiro.
#anajustrafederal #convenio #nissan #parte4
DE OLHO EM BRASÍLIA | PARLAMENTAR
Apesar da expectativa de avanços legislativos, o Congresso segue marcado por obstruções e polarização. O Orçamento de 2025 foi aprovado com atraso, reformas seguem travadas e projetos de interesse dos servidores públicos continuam represados. A instabilidade compromete a eficiência legislativa.
🎧🔈 Ouça um trecho da coluna “De olho em Brasília”, do assessor parlamentar da ANAJUSTRA Federal, Roberto Bucar, em que ele fala sobre “Congresso Nacional: entre a estagnação e a polarização”.
🧑💻E leia a íntegra em https://anajustrafederal.org.br/ maior entidade representativa de servidores do Judiciário
#anajustrafederal #assessoriaparlamentar #pju
#servidorpublicofederal
1º de Maio | DIA DO TRABALHO E DA JUSTIÇA DO TRABALHO
🟢 Mais do que um feriado, o 1º de Maio é símbolo de lutas, conquistas e reconhecimento histórico.
Você sabia que essa data é comemorada em mais de 150 países e que a Justiça do Trabalho brasileira foi criada justamente nesse dia?
➡️ Deslize o carrossel e descubra 8 curiosidades sobre o 1º de Maio e sua importância para os direitos dos trabalhadores no Brasil e no mundo.
#DiaDoTrabalho #JustiçaDoTrabalho #1deMaio #ANAJUSTRAFederal #DireitosTrabalhistas #HistóriaDoTrabalho