Faltam dois dias para garantir a tramitação da ideia legislativa da data-base
Para que a proposta seja debatida no Congresso Nacional, é necessário que…
Na primeira coluna de 2025, Roberto Bucar fala das eleições no Congresso e dos compromissos da ANAJUSTRA Federal.
O mês de fevereiro marca o início oficial da nova Legislatura de 2025, trazendo importantes definições para o Congresso Nacional. No dia 1º, no Plenário Ulysses Guimarães, ocorrerão as eleições para a presidência da Câmara dos Deputados e para os demais cargos da mesa diretora. O presidente eleito ocupará o cargo por dois anos.
A votação seguirá o critério de maioria absoluta na primeira rodada (257 votos). Caso ninguém atinja esse número, a eleição seguirá para o segundo turno, onde vence o candidato mais votado. O pleito se dará presencialmente, em urnas distribuídas no Salão Verde e no Plenário.
Até o momento, há dois candidatos declarados ao cargo:
– Iniciou seu primeiro mandato em 2010.
– Atua como membro titular da Comissão de Finanças e Tributação.
– Presidiu a CPI que investigou denúncias de corrupção na Petrobras.
– Foi relator da PEC dos Precatórios.
– Autor de 32 Projetos de Lei e de 18 Propostas de Emenda à Constituição.
– Exerce seu primeiro mandato na Câmara.
– Participou da CPI que investigou os atos de 8 de janeiro.
O atual presidente da Câmara, Arthur Lira, já declarou apoio a Hugo Motta, destacando sua capacidade de diálogo e de unir grupos aparentemente antagônicos, além de mostrar “leveza e altivez” em suas articulações. Nos bastidores do Congresso Nacional, muitos apontam que ele é o favorito para ocupar a presidência da Casa.
No Senado, Davi Alcolumbre (União-AP) surge como forte candidato à presidência. Ele conta com o apoio confirmado do PL, que possui 14 senadores – a segunda maior bancada, atrás apenas do PSD, com 15. O PL negocia uma posição de destaque na mesa diretora e aguarda que seja respeitada a proporcionalidade na ocupação das comissões permanentes, de modo a pautar e discutir matérias de relevância nacional.
Além da expectativa em torno da eleição para a presidência do Senado, já se especula um acordo pré-definido sobre a ocupação das Comissões em 2025. A projeção aponta a seguinte distribuição:
-CCJ – Otto Alencar (PSD)
-CAE – Renan Calheiros (MDB)
-CAS – Marcelo Castro (MDB)
-CDH – Damares Alves (Republicanos)
-CSP – Flávio Bolsonaro (PL)
-CE – Tereza Leitão (PT)
-CMA – Beto Faro (PT)
-CRA – Zequinha Marinho (Podemos)
-CI – Marcos Rogério (PL)
-CDR – Dorinha Seabra (União)
-CCT – Flávio Arns (PSB)
-Cespo – Romário (PL)
-CRE – indefinido
-CCDD – indefinido
-CDD – indefinido
-CTFC – indefinido
Apesar das definições de nomes para a liderança das duas Casas, ainda não há clareza sobre como o Congresso se posicionará em relação a projetos que beneficiem os servidores públicos. Observa-se um cenário de “fúria arrecadatória” do governo, o que gera preocupação acerca de propostas voltadas a aliviar a carga tributária ou estender benefícios a determinadas categorias.
Um exemplo recente é o PL 722/23, que prevê isenção de Imposto de Renda para quem tem doenças graves. Retirado de pauta por orientação dos técnicos do Ministério da Fazenda, o projeto continua sem previsão de avanço.
Em paralelo, no início de janeiro, o ministro Fernando Haddad anunciou um projeto do Governo Federal para alterar a sistemática de cobrança do Imposto de Renda. Entre as mudanças, há a possibilidade de retirada de isenção para pessoas com câncer, AIDS, Parkinson, esclerose múltipla, paralisia irreversível, cegueira e outras doenças graves.
Diante desse cenário, a ANAJUSTRA Federal mantém seu compromisso de atuação constante no Congresso Nacional, tanto na Câmara quanto no Senado, para monitorar as propostas legislativas de interesse dos servidores; apoiar projetos que garantam ou ampliem direitos da categoria e, claro, combater iniciativas que aumentem a carga tributária ou retirem garantias legais dos servidores públicos federais.
Continuaremos trabalhando incessantemente para que pautas importantes sejam aprovadas, minimizando as perdas de uma categoria que, historicamente, enfrenta grandes desafios e muitas vezes sofre injustiças. Estamos atentos e permaneceremos na defesa do funcionalismo público, especialmente, dos servidores do Judiciário Federal.

Os bastidores da política brasileira, no que diz respeito ao funcionalismo público, são pauta da coluna mensal “De Olho em Brasília”, do assessor parlamentar, Roberto Bucar.
O material é um serviço de informação ao associado que fica por dentro de tudo o que é de interesse e o que há por trás da aprovação ou rejeição de matérias legislativas.
Acessos: 1750
ESPAÇO CULTURAL | Talento do Judiciário Federal
O servidor aposentado do TRT3 Ricardo dos Reis lançou o CD Acender o escuro, apagar a solidão, já disponível nas principais plataformas digitais.
O álbum reúne canções autorais que transitam entre a MPB e a poesia, abordando temas como afeto, tempo e sensibilidade no cotidiano. Com formação em Letras e Educação Musical, Ricardo une palavra e música em uma trajetória que segue ativa também após a aposentadoria.
📖 Leia a matéria completa no blog Espaço Cultural da ANAJUSTRA Federal.
#anajustrafederal #espacocultural #talentosdojudiciario
📣 Apoie uma pauta de toda a categoria
Uma associada da ANAJUSTRA Federal, Marta Hungria Garcia (TRT3), é autora de uma ideia legislativa no Senado que propõe a regulamentação da data base dos servidores do PJU e do MPU, garantindo a revisão salarial anual prevista na Constituição.
A proposta já alcançou 16 mil apoios, mas precisa chegar a 20 mil até 29 de janeiro de 2026 para ser debatida no Congresso.
👉 Apoie você também
Comente "data-base" e receba o link para votar!
É rápido
Clique em “Apoiar”
Faça login com sua conta GOV.BR
Confirme seu voto
🗳️ O apoio é único e seguro.
Vamos juntos fortalecer essa pauta e dar voz à categoria 💪
#anajustrafederal #database #servidorespublicos
Você sabia que a ANAJUSTRA Federal mostra no Clube de Vantagens quais são os convênios mais novos para você?
Eles ficam logo na página inicial, abaixo dos convênios perto de você. É ali que aparecem as novidades.
Antes de fechar uma compra ou contratar um serviço, vale a pena conferir.
Pode ter um benefício esperando por você.
Acesse o Clube de Vantagens e aproveite sempre 💙
#anajustrafederal #clubedevantagens #beneficios
🩺✨ Nova parceria ANAJUSTRA Federal
Os associados do Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Distrito Federal, Pernambuco e Rio Grande do Sul e do Distrito Federal agora contam com a MedSênior, operadora especializada no público 44+, com planos:
✔️ sem coparticipação
✔️ com carência zero*
✔️ rede própria e estrutura completa
✔️ foco em prevenção e qualidade de vida
Tudo isso com condições especiais de adesão e atendimento personalizado pela JUSaúde.
Comente JUSaúde e receba o link pra simular agora mesmo seu plano!
📲 Fale com um especialista da sua região pelo WhatsApp e conheça seu plano ideal.
*Preço referente à faixa etária de 44 a 48 anos do produto MedSênior Adesão Municipal ES – Enfermaria.
** Exceto para doenças e lesões pré-existentes. Promoção válida por tempo determinado. Adesões realizadas até 20/02/2026 possuem vigência para 01/03/2026.
#ANAJUSTRAFederal #JUSaúde #MedSênior
O ano de 2026 terá 10 feriados nacionais e nove dias de ponto facultativo, um dos calendários mais favoráveis dos últimos anos para quem deseja planejar grandes folgas e viagens.
Sete datas comemorativas ocorrerão em segundas ou sextas-feiras, o que facilita a formação de feriados prolongados sem a necessidade de folgas adicionais.
Use sua agenda e seu calendário ANAJUSTRA Federal 2026 e programe dias de descanso e até mesmo viagens para essas datas!
#anajustrafederal #feriados2026 #pju
Checklist 2026 ✔
Confira o que a ANAJUSTRA Federal vai entregar para você em 2026.
Atuação jurídica intensa, novas ações estratégicas, mais de R$ 15 milhões em pagamentos de RRA, expansão de convênios, modernização de serviços e ampliação de benefícios.
Compromisso permanente com resultados concretos para os servidores do Judiciário Federal.
#anajustrafederal #pju #servidorpublicofederal