ANAJUSTRA Federal endossa Nota Técnica e leva apoio à SUG 11/2025 ao Senado
Carta destaca argumentos jurídicos, científicos e de saúde em defesa do…
Na primeira coluna de 2025, Roberto Bucar fala das eleições no Congresso e dos compromissos da ANAJUSTRA Federal.
O mês de fevereiro marca o início oficial da nova Legislatura de 2025, trazendo importantes definições para o Congresso Nacional. No dia 1º, no Plenário Ulysses Guimarães, ocorrerão as eleições para a presidência da Câmara dos Deputados e para os demais cargos da mesa diretora. O presidente eleito ocupará o cargo por dois anos.
A votação seguirá o critério de maioria absoluta na primeira rodada (257 votos). Caso ninguém atinja esse número, a eleição seguirá para o segundo turno, onde vence o candidato mais votado. O pleito se dará presencialmente, em urnas distribuídas no Salão Verde e no Plenário.
Até o momento, há dois candidatos declarados ao cargo:
– Iniciou seu primeiro mandato em 2010.
– Atua como membro titular da Comissão de Finanças e Tributação.
– Presidiu a CPI que investigou denúncias de corrupção na Petrobras.
– Foi relator da PEC dos Precatórios.
– Autor de 32 Projetos de Lei e de 18 Propostas de Emenda à Constituição.
– Exerce seu primeiro mandato na Câmara.
– Participou da CPI que investigou os atos de 8 de janeiro.
O atual presidente da Câmara, Arthur Lira, já declarou apoio a Hugo Motta, destacando sua capacidade de diálogo e de unir grupos aparentemente antagônicos, além de mostrar “leveza e altivez” em suas articulações. Nos bastidores do Congresso Nacional, muitos apontam que ele é o favorito para ocupar a presidência da Casa.
No Senado, Davi Alcolumbre (União-AP) surge como forte candidato à presidência. Ele conta com o apoio confirmado do PL, que possui 14 senadores – a segunda maior bancada, atrás apenas do PSD, com 15. O PL negocia uma posição de destaque na mesa diretora e aguarda que seja respeitada a proporcionalidade na ocupação das comissões permanentes, de modo a pautar e discutir matérias de relevância nacional.
Além da expectativa em torno da eleição para a presidência do Senado, já se especula um acordo pré-definido sobre a ocupação das Comissões em 2025. A projeção aponta a seguinte distribuição:
-CCJ – Otto Alencar (PSD)
-CAE – Renan Calheiros (MDB)
-CAS – Marcelo Castro (MDB)
-CDH – Damares Alves (Republicanos)
-CSP – Flávio Bolsonaro (PL)
-CE – Tereza Leitão (PT)
-CMA – Beto Faro (PT)
-CRA – Zequinha Marinho (Podemos)
-CI – Marcos Rogério (PL)
-CDR – Dorinha Seabra (União)
-CCT – Flávio Arns (PSB)
-Cespo – Romário (PL)
-CRE – indefinido
-CCDD – indefinido
-CDD – indefinido
-CTFC – indefinido
Apesar das definições de nomes para a liderança das duas Casas, ainda não há clareza sobre como o Congresso se posicionará em relação a projetos que beneficiem os servidores públicos. Observa-se um cenário de “fúria arrecadatória” do governo, o que gera preocupação acerca de propostas voltadas a aliviar a carga tributária ou estender benefícios a determinadas categorias.
Um exemplo recente é o PL 722/23, que prevê isenção de Imposto de Renda para quem tem doenças graves. Retirado de pauta por orientação dos técnicos do Ministério da Fazenda, o projeto continua sem previsão de avanço.
Em paralelo, no início de janeiro, o ministro Fernando Haddad anunciou um projeto do Governo Federal para alterar a sistemática de cobrança do Imposto de Renda. Entre as mudanças, há a possibilidade de retirada de isenção para pessoas com câncer, AIDS, Parkinson, esclerose múltipla, paralisia irreversível, cegueira e outras doenças graves.
Diante desse cenário, a ANAJUSTRA Federal mantém seu compromisso de atuação constante no Congresso Nacional, tanto na Câmara quanto no Senado, para monitorar as propostas legislativas de interesse dos servidores; apoiar projetos que garantam ou ampliem direitos da categoria e, claro, combater iniciativas que aumentem a carga tributária ou retirem garantias legais dos servidores públicos federais.
Continuaremos trabalhando incessantemente para que pautas importantes sejam aprovadas, minimizando as perdas de uma categoria que, historicamente, enfrenta grandes desafios e muitas vezes sofre injustiças. Estamos atentos e permaneceremos na defesa do funcionalismo público, especialmente, dos servidores do Judiciário Federal.

Os bastidores da política brasileira, no que diz respeito ao funcionalismo público, são pauta da coluna mensal “De Olho em Brasília”, do assessor parlamentar, Roberto Bucar.
O material é um serviço de informação ao associado que fica por dentro de tudo o que é de interesse e o que há por trás da aprovação ou rejeição de matérias legislativas.
Acessos: 1754
Lingerie e moda praia com desconto especial para associados! 👙 @marcyn_oficial
Durante o mês de setembro, a Marcyn oferece até 10% de desconto aos associados da ANAJUSTRA Federal. Depois da promoção, o benefício permanente de 7% de desconto continua disponível.
Acesse o convênio, confira as condições e aproveite.
#anajustrafederal #benefícios #marcyn
Quanto um servidor do PJU pode economizar em um mês? A resposta pode surpreender: mais de R$ 4 mil. 👀
Seguro auto, medicamentos, plano de saúde, academia e muitos outros benefícios fazem parte das vantagens de ser associado à ANAJUSTRA Federal.
Quando a economia entra na rotina, sobra mais para viver seus planos. 💚
Acesse anajustrafederal.org.br e associe-se.
#anajustrafederal #benefícios #economia
👀 Na nova área do associado, você pode visualizar os perfis compatíveis com o seu anúncio de permuta e/ou redistribuição.
É só acessar o Mural e conferir o menu “Compatíveis”. Se houver alguém com um perfil que combina com o seu anúncio, ele estará lá!
🔎 Mais facilidade para encontrar quem procura o mesmo que você.
Menos busca. Mais conexão!
#areadoassociado #ANAJUSTRAFederal #permuta #redistribuicao
O futuro começa com as escolhas que fazemos hoje. 📚
@colegiocruzeirooficial
Estão abertas as matrículas para novos alunos do Colégio Cruzeiro em 2027. Com mais de 164 anos de história, a instituição alia excelência acadêmica à formação de cidadãos conscientes, solidários e preparados para os desafios do mundo.
Associados da ANAJUSTRA Federal têm 5% de desconto, conforme as condições estabelecidas na parceria. As vagas são limitadas.
Acesse o Clube de Vantagens, confira os detalhes e saiba como realizar a matrícula.
#anajustrafederal #clubedevantagens #colegiocruzeiro
A ANAJUSTRA Federal esteve presente no 22º Encontro de Diretores do TRT da 10ª Região – Edição 2026, realizado entre os dias 9 e 11 de setembro, em Palmas (TO).
@trt10oficial
Durante o evento, a entidade apresentou seu vídeo institucional e entregou brindes aos participantes. O encontro reuniu diretores e gestores para a troca de experiências e o alinhamento de ações voltadas ao fortalecimento da gestão administrativa e judiciária na Justiça do Trabalho.
Confira alguns registros!
#anajustrafederal #justiçadotrabalho #trt10
Se a Parte 1 já mostrou que trabalhar no Judiciário era uma verdadeira operação de guerra, a Parte 2 prova que a transformação tecnológica também rendeu boas histórias. 😅
Teve juiz escrevendo sentença à mão, servidor transformando decisão manuscrita em texto datilografado, profissional acumulando funções e até computador que, segundo uma das nossas memórias, era “temperamental” e às vezes parava de funcionar.
E tem mais: em 1991, ainda havia prova eliminatória de datilografia em concurso. ⌨️
Tudo isso contado por quem viveu essa rotina e acompanhou, de dentro, a transformação do Judiciário.
Do papel carbono ao processo eletrônico, muita coisa mudou. Mas algumas histórias merecem continuar circulando.
❤️ Obrigado a todos que abriram seus baús de memórias e compartilharam essas histórias com a gente.
Agora queremos saber de você:
Qual dessas lembranças mais te surpreendeu? E o que você viveu nessa época que ainda não apareceu por aqui?
Conta nos comentários. 👇
Judiciário #Servidores #HistóriasDoJudiciário #Anos80