LDO de 2027 será analisada junto com Lei Orçamentária
A LDO estabelece metas fiscais, prioridades para o gasto público e regras de…
Confira a coluna “De Olho em Brasília” deste mês.

A recente efervescência em torno da reforma administrativa no Congresso Nacional reacendeu os debates e desencadeou uma série de posicionamentos estratégicos entre os líderes políticos. Com o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, advogando fervorosamente por mudanças, e o presidente da Câmara, Arthur Lira, pressionando por coragem e empenho na votação de medidas cruciais como o PL que limita os supersalários, o tema volta a ser um dos principais focos no cenário político brasileiro.
O PL mencionado, parado no Senado e vinculado à PEC dos Quinquênios, ilustra a complexidade e os desafios da governança no Brasil. A reforma, segundo Lira, não deve focar apenas em penduricalhos, mas em uma reestruturação ampla que aborde os verdadeiros problemas e necessidades tanto dos servidores públicos quanto da sociedade.
No entanto, declarações como a do ministro da Casa Civil, Rui Costa, sugerindo que o funcionalismo público possui uma “inércia grande” e precisa de uma “fungada no cangote” para ser mais eficiente, provocam reações mistas. Enquanto alguns podem ver isso como uma chamada à ação para melhorar a eficiência, muitos servidores sentem-se injustamente caracterizados e preocupam-se com o impacto de tais reformas em suas carreiras e direitos.
Este cenário de incertezas e pressões levanta questões fundamentais: Como as reformas propostas afetarão a qualidade e a entrega dos serviços públicos? Qual será o verdadeiro custo dessas mudanças para os servidores? E, mais importante, as reformas promoverão realmente a meritocracia e a eficiência, ou resultarão em uma deterioração das condições de trabalho e dos direitos dos servidores?
Enquanto debates acalorados e promessas vazias continuam a ser a norma, a necessidade de uma abordagem equilibrada e justa nunca foi tão crítica. Os servidores públicos, essenciais para a administração do país, clamam por valorização e respeito aos seus serviços. A reforma administrativa, se bem conduzida, tem o potencial de revitalizar a máquina pública, mas também o perigoso risco de desmotivar e alienar uma parte vital da força de trabalho do país.
Neste momento decisivo, é imperativo que todos os envolvidos — políticos, servidores e cidadãos — participem ativamente das discussões. A transparência, o diálogo e o compromisso com a equidade devem ser os pilares de qualquer reforma que busque não apenas a eficiência administrativa, mas também a justiça social e a valorização do trabalho público.
A pressão sobre os servidores só aumenta com a aproximação das eleições, e é fundamental que as reformas promovam melhorias genuínas que se refletem não apenas em discursos, mas em ações concretas e justas. A luta por um reajuste salarial justo e por condições de trabalho adequadas continua sendo uma prioridade, e os servidores públicos merecem um reconhecimento que vá além das palavras — um reconhecimento que se traduza em melhorias tangíveis e sustentáveis em suas vidas profissionais e pessoais.
De Olho em Brasília
Os bastidores da política brasileira, no que diz respeito ao funcionalismo público, são pauta da coluna mensal “De Olho em Brasília”, do assessor parlamentar, Roberto Bucar. O material é um serviço de informação ao associado que fica por dentro de tudo o que é de interesse e o que há por trás da aprovação ou rejeição de matérias legislativas.
Acessos: 47671
📖 E se a uma página do calendário fosse a sua?
O Calendário ANAJUSTRA Federal 2027 vai reunir histórias de servidores que encontraram no movimento uma forma de transformar a rotina, cuidar da saúde, descobrir novos hobbies e viver com mais qualidade.
Agora é a sua vez.
📸 Envie uma foto e conte como essa atividade faz parte da sua vida.
Sua história pode inspirar colegas de todo o país e fazer parte do próximo calendário da ANAJUSTRA Federal.
⏳ As inscrições estão nos últimos dias. Não deixe para depois!
💊 Você pode estar pagando mais caro sem precisar.
Associados da ANAJUSTRA Federal contam com até 60% de desconto em medicamentos nas farmácias Drogasil e Raia.
@drogasiloficial @raiaoficial
O benefício é simples de usar: basta informar o CPF no atendimento ou ativá-lo pelo aplicativo ou site das redes.
Na hora de comprar, vale a pena conferir. Um desconto recorrente faz diferença no orçamento ao longo do ano.
👉 Assista ao vídeo e descubra como aproveitar esse benefício.
#anajustrafederal #clubedevantagens #drogasil
Por que costumamos adiar decisões sobre previdência e proteção financeira?
O professor Jurandir Sell Macedo, doutor em Finanças Comportamentais, vai responder essa e outras perguntas sobre o futuro financeiro dos servidores.
Neste vídeo, ele te convida a participar do encontro que também terá a presença do Diretor-Presidente da Funpresp-Jud, Amarildo Vieira, que falará as regras que estão vigentes desde a EC 103/20219.
É na quinta, 6 de agosto, às 19h.
Ao vivo no YouTube da ANAJUSTRA Federal e no Instagram
☯️ Nem todo movimento precisa ser acelerado.
Para Adrienne Ramos Garcia (TRT7), o Tai Chi Chuan é um compromisso diário com a saúde, o equilíbrio e a qualidade de vida.
Todos os dias, às cinco da manhã, ela reserva um tempo para cuidar do corpo e da mente. O resultado? Mais disposição, concentração, serenidade e energia para enfrentar a rotina.
Histórias como a dela mostram que cada atividade física tem um jeito único de transformar vidas.
💙 E a sua? Ela também pode inspirar outros servidores.
📅 Participe do Calendário 2027 até 7/8.
O Congresso Nacional retomou os trabalhos, mas o calendário eleitoral já começa a influenciar o ritmo das votações.
O que isso significa para as pautas de interesse dos servidores públicos? Quais temas têm mais chances de avançar neste segundo semestre?
Na coluna De Olho em Brasília, o assessor parlamentar da ANAJUSTRA Federal, Roberto Bucar, analisa o cenário político e explica como esse contexto pode impactar a agenda legislativa nos próximos meses.
Acesse o conteúdo completo em anajustrafederal.org.br
Ao longo de 2026, o calendário da ANAJUSTRA Federal celebra histórias de amizade que nasceram no Judiciário Federal e seguiram muito além do ambiente de trabalho.
Em agosto, conhecemos a história do grupo Sete Estrelas, compartilhada por Marley Aparecida de Souza Almeida, do TRT-2.
Formado por sete amigos que celebram 25 anos de parceria, o grupo encontrou na estrela de sete pontas um símbolo para representar valores como prudência, justiça, fortaleza, temperança, fé, esperança e amor.
Uma história que mostra como os laços construídos no serviço público podem atravessar o tempo e permanecer por toda a vida.