Reajuste e novo AQ: avanço necessário, mas longe do ideal
A luta por valorização deve continuar.
Nos últimos dias, o cenário político brasileiro foi marcado por debates em relação à reserva de verba no Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) para possíveis aumentos salariais dos servidores públicos. O valor alocado, equivalente a R$ 1,5 bi, tem gerado insatisfação generalizada entre as diversas categorias do funcionalismo. A situação ganha ainda mais relevância diante do histórico de defasagem salarial acumulada, que já está em volta dos alarmantes 28%.
O próprio secretário de relações de trabalho do Ministério da Gestão, José Lopez Feijóo, nome, lançou mão de uma argumentação pouco convincente, para não dizer uma “pérola”, na tentativa de minimizar a insatisfação. Ao sugerir que um eventual aumento da arrecadação no segundo semestre abriria espaço para maiores reajustes no ano subsequente, ele parece subestimar a inteligência dos servidores. Afinal, propor um aumento de 1% frente a uma defasagem salarial de cerca de 28% soa como um gesto vago e distante das necessidades reais desses profissionais.
É notável a intenção declarada do governo em controlar as despesas públicas. O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, voltou citar a Reforma Administrativa (PEC 32/2020) como caminho, enfatizando a importância de equilibrar as contas do país sem elevar impostos. No entanto, embora esteja pronta para ser votada em plenário, as críticas à proposta não são poucas.
Lira recebeu uma um manifesto pró-reforma assinado por frentes parlamentares que representam o setor produtivo, mas disse que só irá pautar o tema na Casa quando tiver acordo com o governo sobre o tema, indicando que há possibilidade de ser apensada uma outra PEC de autoria do governo.
Além disso, não podemos ignorar o histórico dessa proposta. Apresentada no governo anterior, ela não avançou devido à pressão e ações de diversos setores dos servidores públicos. Isso demonstra que a reforma administrativa é um tema sensível, que demanda um diálogo mais amplo e aberto, levando em consideração as perspectivas dos próprios envolvidos.
O ministro Alexandre Padilha, das Relações Institucionais, chega a afirmar que a PEC pode resultar na destruição do serviço público. Para ele, uma das preocupações levantadas diz respeito à autonomia dos gestores municipais e estaduais. A ideia de permitir que prefeitos e governadores possam demitir funcionários ou até mesmo extinguir órgãos por meio de decretos, sem a necessidade de aprovação das respectivas câmaras municipais ou assembleias legislativas, suscita questionamentos profundos sobre a democracia e a representatividade.
Em um momento em que a sociedade exige maior transparência, participação e justiça, é crucial que as medidas governamentais sejam cuidadosamente elaboradas e avaliadas. O futuro do serviço público e sua capacidade de servir à sociedade estão em jogo. Nesse contexto, é essencial que o governo ouça as vozes das categorias envolvidas, buscando soluções mais equitativas e realistas.
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O calendário 2025 da ANAJUSTRA Federal, “Memórias do Judiciário”, foi inspirado nas muitas iniciativas da justiça brasileira para eternizar sua história institucional.
Dezembro, nosso último mês, apresenta Frederico Martins Brito, do TRT7, com sua memória sobre o trabalho infantil.
→ Arrasta pro lado e confira.
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A Black Friday chegou e, com ela, uma enxurrada de ofertas que mexem com nossos gatilhos emocionais.
No artigo do assessor de finanças da ANAJUSTRA Federal, José Carlos Dorte, você entende como o cérebro reage aos estímulos de consumo, o que podemos, ou não, controlar e quais cuidados tomar antes de apertar o “comprar”.
💡A dica é simples: aproveite descontos reais, mas com planejamento. “Janeiro turbo” vem aí com IPTU, IPVA, material escolar e muito mais.
🔗 Leia na íntegra em anajustrafederal.org.br
Boas compras são possíveis quando você faz escolhas responsáveis.
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Hoje foi um dia histórico para os servidores do Poder Judiciário da União!
O Senado aprovou o reajuste salarial em três parcelas (2026, 2027 e 2028) e também as novas regras do Adicional de Qualificação (AQ) — dois avanços que fortalecem a carreira e valorizam quem faz a Justiça acontecer todos os dias.
Agora, os projetos seguem para sanção presidencial.
Seguimos juntos — por mais conquistas, mais reconhecimento e mais futuro para os servidores do Judiciário. 💪✨
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🚨 APROVADOS NA CCJ!
Os servidores do Poder Judiciário deram mais um passo rumo à valorização da carreira.
A Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou hoje:
🔹 PL 4750/2025 – Reajuste salarial em 3 parcelas
🔹 PL 3084/2025 – Novas regras do Adicional de Qualificação (AQ)
Ambos receberam parecer favorável e agora seguem para votação em Plenário.
A ANAJUSTRA Federal acompanha cada movimento das matérias — e segue na defesa de um Judiciário mais forte e valorizado.
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📊 A expectativa é que o reajuste e o novo AQ avancem no Senado nesta quarta, 26/11 — e agora você pode calcular exatamente como sua remuneração vai ficar.
A ANAJUSTRA Federal lançou um simulador exclusivo, simples e completo, para você visualizar o impacto das três parcelas do reajuste e das novas regras do Adicional de Qualificação.
Descubra, em segundos:
✔ Quanto você passa a receber em 2026
✔ Quanto recebe com duas parcelas (2027)
✔ Quanto recebe com as três parcelas (2028)
✔ Quanto o novo AQ acrescenta ao vencimento
💬 “O servidor merece clareza sobre o que está em jogo. O simulador coloca isso na palma da mão.” — Aureo Pedroso, vice-presidente da ANAJUSTRA Federal.
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