Congresso esvaziado e prioridades cada vez mais distantes da população
Enquanto isso, matérias relevantes para os servidores acabam ficando em…
À medida que o segundo semestre legislativo inicia, a possibilidade de uma reforma administrativa (PEC 32/2020) volta a assombrar o cenário político, levantando preocupações entre os servidores públicos e aqueles que defendem um setor público forte e eficiente. O direcionamento do atual presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, em implementar a proposta tem gerado debates e protestos.
A PEC tem sido um tema controverso desde o início, com defensores argumentando que ela simplificará o setor público e promoverá a eficiência, enquanto críticos a veem como uma ameaça aos próprios princípios democráticos. As últimas declarações de figuras-chave do governo só reforçam o sentimento de insegurança entre o funcionalismo, que teme que seus direitos conquistados com esforço e sua estabilidade estejam em risco.
Os servidores públicos desempenham um papel vital na defesa dos direitos e do bem-estar dos cidadãos, e qualquer tentativa de minar suas posições pode ter consequências de longo alcance para a nação como um todo. A promessa de “modernização” frequentemente proclamada pelos defensores da reforma disfarça a erosão das proteções essenciais aos servidores públicos.
A possível eliminação da estabilidade no emprego, a abertura de carreiras para privatização e a facilitação da terceirização poderiam resultar em um setor público enfraquecido e desmotivado. Além disso, o enfoque na privatização pode levar a uma perigosa transferência de poder do Estado para o setor privado.
O governo defende que ainda não é a hora de tocar nessa pauta e a elaboração de novas propostas para mudanças administrativas, visando enterrar de vez a PEC 32/2020. Em todo o caso, o tema não virá a plenário antes da conclusão da reforma tributária. Até lá, ganhamos fôlego.
O retorno da proposta de reforma administrativa no segundo semestre legislativo exige nossa atenção inabalável. Seguiremos atentos, pois é essencial permanecer vigilante contra qualquer medida que possa comprometer os direitos e as condições de trabalho dos servidores públicos.
Segundo semestre
Reforma é a tônica do segundo semestre deste ano no Congresso Nacional. Além da administrativa, que discorremos acima, haverá ainda as tributárias. Elas são prioritárias e vão exigir atenção especial, tanto do executivo quanto do legislativo.
A Reforma Tributária foi aprovada no primeiro momento pela Câmara dos Deputados, com os esforços voltados para o imposto sobre o consumo. Seguindo agora para o Senado, há real possibilidade de ter o texto mudado pelos senadores. Caso isso ocorra, a tramitação deverá se alongar até o final do ano.
O segundo momento da Reforma Tributária vai tratar do imposto sobre a renda. Esse é um tema extremamente sensível, de difícil acordo, que deverá encontrar dificuldades para alcançar consenso e ser aprovado.
Outra pauta prevista será a votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e o Projeto de Lei Orçamentária Anual de 2024 (PLOA). As duas são indispensáveis e consagram o orçamento do próximo ano. Além disso, haverá ainda as Comissões Mistas de Inquéritos (CPMI’s), sempre polêmicas e de muita radicalização entre os congressistas.
De Olho em Brasília
Os bastidores da política brasileira, no que diz respeito ao funcionalismo público, são pauta da coluna mensal “De Olho em Brasília”, do assessor parlamentar, Roberto Bucar. O material é um serviço de informação ao associado que fica por dentro de tudo o que é de interesse da categoria e o que há por trás da aprovação ou rejeição de matérias legislativas.
Acessos: 10444
💊 O novo convênio da ANAJUSTRA Federal com a Drogasil e a Droga Raia já está valendo — e os descontos impressionam.
Em uma simulação com os 10 medicamentos mais vendidos da rede, encontramos casos de economia superior a R$ 100 em uma única caixa.
E isso é só o começo.
Além dos descontos de até 60% em medicamentos, os associados também contam com serviços de saúde com valores reduzidos e diversos atendimentos gratuitos em unidades participantes do Espaço Mais Saúde.
📍 Válido nas lojas físicas, aplicativos e sites da Drogasil e Droga Raia.
➡️ Arraste para conferir alguns exemplos.
#ANAJUSTRAFederal #ClubeDeVantagens #Drogasil
Após a Semana da Saúde do TRT10, realizada em 29 de maio, recebemos o carinho da associada Maria Valdeci V. Leite, da Divisão de Saúde do Tribunal.
Ficamos felizes em saber que nosso trabalho, nossos benefícios e nossa presença junto aos servidores fazem a diferença.
#anajustrafederal #trt10 #semanadasaúde
A ANAJUSTRA Federal acaba de ampliar um dos benefícios mais usados do Clube de Vantagens.
Agora, associados têm:
✅ 60% OFF em medicamentos tarjados genéricos
✅ 35% OFF em genéricos não tarjados
✅ 25% OFF em medicamentos tarjados de marca
Esses são os maiores percentuais de desconto oferecido pela Drogasil e Raia em todo o Brasil.
Essa é uma exclusividade que trazemos para você ter mais economia para cuidar da saúde. Aproveite!
#anajustrafederal #drogasil #raia
💙 Pensionistas associados da ANAJUSTRA Federal também têm acesso aos benefícios da entidade.
Isso inclui:
✔️ ações judiciais
✔️ convênios
✔️ seguros
✔️ crédito consignado
✔️ consultoria financeira
📲 Aproveite tudo o que a associação oferece para facilitar o seu dia a dia e garantir direitos, mais economia, cuidado e qualidade de vida.
#anajustra #pensionistas
Nada melhor do que ouvir quem vive a experiência.
Durante a Semana da Saúde do TRT10, o associado Antonio Carlos Pereira dos Santos contou um pouco da sua relação com a ANAJUSTRA Federal.
▶️ Ouça e confira o depoimento.
#anajustrafederal #pju
📲 Já usou algum convênio da ANAJUSTRA Federal?
Agora você pode deixar sua avaliação diretamente pelo aplicativo 💙
⭐ Conte como foi sua experiência
⭐ Avalie os descontos
⭐ Ajude outros associados
Sua opinião faz diferença e ajuda a fortalecer os benefícios oferecidos pela entidade.
Veja no carrossel o passo a passo de como avaliar!
#anajustrafederal #clubedevantagens