Com o fim do recesso, o fantasma retornará?

Reforma administrativa é o tema de julho da coluna De Olho em Brasília.

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

À medida que o segundo semestre legislativo inicia, a possibilidade de uma reforma administrativa (PEC 32/2020) volta a assombrar o cenário político, levantando preocupações entre os servidores públicos e aqueles que defendem um setor público forte e eficiente. O direcionamento do atual presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, em implementar a proposta tem gerado debates e protestos.

A PEC tem sido um tema controverso desde o início, com defensores argumentando que ela simplificará o setor público e promoverá a eficiência, enquanto críticos a veem como uma ameaça aos próprios princípios democráticos. As últimas declarações de figuras-chave do governo só reforçam o sentimento de insegurança entre o funcionalismo, que teme que seus direitos conquistados com esforço e sua estabilidade estejam em risco.

Os servidores públicos desempenham um papel vital na defesa dos direitos e do bem-estar dos cidadãos, e qualquer tentativa de minar suas posições pode ter consequências de longo alcance para a nação como um todo. A promessa de “modernização” frequentemente proclamada pelos defensores da reforma disfarça a erosão das proteções essenciais aos servidores públicos. 

A possível eliminação da estabilidade no emprego, a abertura de carreiras para privatização e a facilitação da terceirização poderiam resultar em um setor público enfraquecido e desmotivado. Além disso, o enfoque na privatização pode levar a uma perigosa transferência de poder do Estado para o setor privado. 

O governo defende que ainda não é a hora de tocar nessa pauta e a elaboração de novas propostas para  mudanças administrativas, visando enterrar de vez a PEC 32/2020. Em todo o caso, o tema não virá a plenário antes da conclusão da reforma tributária. Até lá, ganhamos fôlego. 

O retorno da proposta de reforma administrativa no segundo semestre legislativo exige nossa atenção inabalável. Seguiremos atentos, pois é essencial permanecer vigilante contra qualquer medida que possa comprometer os direitos e as condições de trabalho dos servidores públicos.

Segundo semestre

Reforma é a tônica do segundo semestre deste ano no Congresso Nacional. Além da administrativa, que discorremos acima, haverá ainda as tributárias. Elas são prioritárias e vão exigir atenção especial, tanto do executivo quanto do legislativo. 

A Reforma Tributária foi aprovada no primeiro momento pela Câmara dos Deputados, com os esforços voltados para o imposto sobre o consumo. Seguindo agora para o Senado, há real possibilidade de ter o texto mudado pelos senadores. Caso isso ocorra, a tramitação deverá se alongar até o final do ano. 

O segundo momento da Reforma Tributária vai tratar do imposto sobre a renda. Esse é um tema extremamente sensível, de difícil acordo, que deverá encontrar dificuldades para alcançar consenso e ser aprovado.

Outra pauta prevista será a votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e o Projeto de Lei Orçamentária Anual de 2024 (PLOA). As duas são indispensáveis e consagram o orçamento do próximo ano. Além disso, haverá ainda as Comissões Mistas de Inquéritos (CPMI’s), sempre polêmicas e de muita radicalização entre os congressistas. 

De Olho em Brasília

Os bastidores da política brasileira, no que diz respeito ao funcionalismo público, são pauta da coluna mensal “De Olho em Brasília”, do assessor parlamentar, Roberto Bucar. O material é um serviço de informação ao associado que fica por dentro de tudo o que é de interesse da categoria e o que há por trás da aprovação ou rejeição de matérias legislativas.

Acessos: 10417

Aqui na ANAJUSTRA Federal, a gente conta o tempo em conquistas.

E 2025 trouxe vitórias importantes: avanços no MS Quintos, mais de R$ 12 milhões pagos entre precatórios e RPVs e o direito à conversão de licença prêmio em pecúnia reconhecido pelo TST.

Também contamos o tempo em trabalho: presença em mais de 50 eventos, atuação institucional e política e defesa constante dos direitos e da remuneração dos servidores.

E contamos em vantagens: mais de 200 novos convênios, R$ 20 milhões em descontos no Clube de Vantagens e economias significativas com a ANAJUSTRA Corretora e novos planos de saúde.

Obrigado por mais um ano juntos. 🙏
A contagem para 2026 já começou.

#anajustrafederal #retrospectiva2025 #pju
20 3
Cuidar da saúde é cuidar do futuro. 💙

Em 2025, ampliamos parcerias, reduzimos reajustes e fortalecemos o atendimento personalizado para oferecer mais qualidade e tranquilidade ao servidor do Judiciário Federal.

Seguimos juntos — hoje e sempre. ✨

#anajustrafederal #saude #planodesaude
8 0
RETROSPECTIVA 2025 | CULTURA

2025 foi um ano de mais cultura na ANAJUSTRA Federal.

A 6ª edição da nossa Live Sarau marcou o calendário: transmitida diretamente no YouTube pela primeira vez, reuniu cinco associados que vivem a arte em diferentes expressões.

No blog Espaço Cultural, 11 novos participantes compartilharam suas obras, histórias e processos criativos, fortalecendo esse espaço que existe desde 2008 para valorizar os talentos do Judiciário Federal.

Entre as produções divulgadas no ano, estiveram livros, canções, poesias, crônicas e reflexões de autores e artistas de diversos tribunais do país.

Seguimos ampliando o alcance da cultura dentro da Associação.

E 2026 já promete novas histórias e novos talentos para descobrir.

#anafederal #espacocultural #retrospectiva2025
14 0
RETROSPECTIVA 2025 | INSTITUCIONAL

💼 Presença que faz diferença.

Em 2025, a ANAJUSTRA Federal percorreu o país para estar onde o servidor está, em 12 estados, mais de 20 órgãos e mais de 50 eventos.

Foram encontros, escutas, homenagens e ações que aproximam, fortalecem e ampliam nossa atuação.

De norte a sul, seguimos lado a lado com quem constrói a Justiça todos os dias.

E em 2026, seguimos juntos, porque vem muito mais por aí.

#anajustrafederal #pju #servidorpublicofederal
16 0