O voto é um direito e um dever cívico
Leia a coluna do assessor parlamentar, Roberto Bucar.
À medida que o segundo semestre legislativo inicia, a possibilidade de uma reforma administrativa (PEC 32/2020) volta a assombrar o cenário político, levantando preocupações entre os servidores públicos e aqueles que defendem um setor público forte e eficiente. O direcionamento do atual presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, em implementar a proposta tem gerado debates e protestos.
A PEC tem sido um tema controverso desde o início, com defensores argumentando que ela simplificará o setor público e promoverá a eficiência, enquanto críticos a veem como uma ameaça aos próprios princípios democráticos. As últimas declarações de figuras-chave do governo só reforçam o sentimento de insegurança entre o funcionalismo, que teme que seus direitos conquistados com esforço e sua estabilidade estejam em risco.
Os servidores públicos desempenham um papel vital na defesa dos direitos e do bem-estar dos cidadãos, e qualquer tentativa de minar suas posições pode ter consequências de longo alcance para a nação como um todo. A promessa de “modernização” frequentemente proclamada pelos defensores da reforma disfarça a erosão das proteções essenciais aos servidores públicos.
A possível eliminação da estabilidade no emprego, a abertura de carreiras para privatização e a facilitação da terceirização poderiam resultar em um setor público enfraquecido e desmotivado. Além disso, o enfoque na privatização pode levar a uma perigosa transferência de poder do Estado para o setor privado.
O governo defende que ainda não é a hora de tocar nessa pauta e a elaboração de novas propostas para mudanças administrativas, visando enterrar de vez a PEC 32/2020. Em todo o caso, o tema não virá a plenário antes da conclusão da reforma tributária. Até lá, ganhamos fôlego.
O retorno da proposta de reforma administrativa no segundo semestre legislativo exige nossa atenção inabalável. Seguiremos atentos, pois é essencial permanecer vigilante contra qualquer medida que possa comprometer os direitos e as condições de trabalho dos servidores públicos.
Segundo semestre
Reforma é a tônica do segundo semestre deste ano no Congresso Nacional. Além da administrativa, que discorremos acima, haverá ainda as tributárias. Elas são prioritárias e vão exigir atenção especial, tanto do executivo quanto do legislativo.
A Reforma Tributária foi aprovada no primeiro momento pela Câmara dos Deputados, com os esforços voltados para o imposto sobre o consumo. Seguindo agora para o Senado, há real possibilidade de ter o texto mudado pelos senadores. Caso isso ocorra, a tramitação deverá se alongar até o final do ano.
O segundo momento da Reforma Tributária vai tratar do imposto sobre a renda. Esse é um tema extremamente sensível, de difícil acordo, que deverá encontrar dificuldades para alcançar consenso e ser aprovado.
Outra pauta prevista será a votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e o Projeto de Lei Orçamentária Anual de 2024 (PLOA). As duas são indispensáveis e consagram o orçamento do próximo ano. Além disso, haverá ainda as Comissões Mistas de Inquéritos (CPMI’s), sempre polêmicas e de muita radicalização entre os congressistas.
De Olho em Brasília
Os bastidores da política brasileira, no que diz respeito ao funcionalismo público, são pauta da coluna mensal “De Olho em Brasília”, do assessor parlamentar, Roberto Bucar. O material é um serviço de informação ao associado que fica por dentro de tudo o que é de interesse da categoria e o que há por trás da aprovação ou rejeição de matérias legislativas.
Acessos: 10554
A Justiça não se move sozinha. Ela se move por você. ⚖️
Em cada processo que avança. Em cada direito que se concretiza. Em cada desafio superado, há alguém que faz a diferença.
Há o seu conhecimento, o seu compromisso e o seu trabalho. Há você, movendo a Justiça todos os dias.
Neste 28 de outubro, a ANAJUSTRA Federal celebra e reconhece o valor de quem dedica tanto de si ao serviço público. E reafirma seu compromisso de seguir em movimento por você, com mais benefícios, oportunidades e cuidado para você e sua família.
Feliz Dia do Servidor Público!
💙 Você move a Justiça. A ANAJUSTRA Federal se move por você.
💙 Gente que faz a diferença!
Os servidores do @trt15campinas sabem: o Alessandro Ferreira é patrimônio da ANAJUSTRA Federal e na segunda, no primeiro dia da Semana do Servidor, recebeu cada um deles com atenção, disposição e muita parceria 👏
Agradecemos a ele e também às equipes da Raia e da TotalPass, que marcaram presença e ajudaram a levar serviços, vantagens e informações dos nossos convênios aos servidores! 💊💙
Obrigada por fazerem parte desse dia e ajudarem a aproximar a ANAJUSTRA Federal de quem faz a Justiça acontecer todos os dias! 🤝
Nesta quarta, 28, ele está no encerramento do evento. É mais uma oportunidade para você conhecer tudo o que a gente oferece em serviços e benefícios!
#ANAJUSTRAFederal #TRT15 #DiaDoServidor #Raia #TotalPass
Até 60% OFF. Mas você sabe qual desconto corresponde a cada categoria? 👀
Teste seus conhecimentos no carrossel e salve o gabarito para consultar antes da próxima compra.
Com a ANAJUSTRA Federal, conhecer seus benefícios também pode fazer diferença no bolso. 💙
💚 Brasília também teve uma tarde especial de cuidado, bem-estar e conexão! 😍
A ANAJUSTRA Federal esteve no TRT-10, levando aos servidores a oportunidade de conhecer melhor os benefícios da associação, esclarecer dúvidas e ficar por dentro de todas as vantagens de fazer parte da nossa entidade!
E não faltou cuidado com a saúde! 💊 A @raiaoficial marcou presença com serviços de bioimpedância e aferição de pressão e glicemia. E, para completar essa tarde de cuidados, tivemos exames de acuidade visual com a Via Oftalmocenter, além de limpeza de pele oferecida por nossos parceiros! ✨
🏋️ A @totalpass também marcou presença, apresentando um universo de possibilidades para quem quer incluir mais atividade física, saúde e qualidade de vida na rotina!
Foi uma tarde de boas conversas, troca de experiências e muita informação!
E tem mais! 😍 Na sexta-feira, das 14h às 17h, estaremos novamente na sede do TRT-10! Mais uma oportunidade para aproveitar essa programação especial!
Nosso carinho e agradecimento a todos os servidores que passaram por lá! 💚 Esperamos vocês novamente!
#ANAJUSTRAFederal #TRT10 #SemanaDoServidor #MaisDireitosMaisVantagens
Temos um encontro marcado com você! 💙
Dia 28 de outubro, às 19h, a ANAJUSTRA Federal realiza a live “Servidores em movimento”, com histórias que inspiram, dicas práticas para o dia a dia e sorteio de 50 prêmios.
Reserve esse horário e venha celebrar com a gente no nosso canal do YouTube!
#anajustrafederal #diadoservidor #servidoresemmovimento
💚 Teve encontro, cuidado com a saúde, novidades e muita troca no TRT de Campinas! 😍
Muita gente passou por lá para conversar com nossa equipe, conhecer os benefícios da associação e aproveitar os serviços oferecidos pela @raiaoficial. 💊
E teve novidade para quem quer colocar mais movimento na rotina! 🏋️ Os participantes também puderam conhecer melhor a @totalpass, nosso convênio que amplia as possibilidades de cuidar da saúde e do bem-estar com muitas vantagens e descontos!
Foi muito bom encontrar vocês!
Obrigado a cada servidor que fez parte desse dia especial. Que venham mais dois dias! 💚
#ANAJUSTRAFederal #TRT15 #SemanaDoServidor #MaisDireitosMaisVantagens