O voto é um direito e um dever cívico
Leia a coluna do assessor parlamentar, Roberto Bucar.
O segundo trimestre do ano já está abrindo a porta, mas para os congressistas 2023 ainda nem começou. Isso porque, enquanto eles continuam disputando poder para controlar as comissões mistas, os projetos relevantes para a sociedade pelos quais deveriam trabalhar continuam parados. Só de interesse dos servidores do Poder Judiciário da União, mais de 20 aguardam tramitação, tanto na Câmara dos Deputados quanto no Senado Federal.
A comissão mista é composta por 12 senadores e 12 deputados, indicados pelos líderes. A Constituição estipula, no parágrafo 9 do artigo 62, que “caberá à comissão mista de deputados e senadores examinar as medidas provisórias e sobre ela emitir parecer, antes de serem apreciadas, em sessão separada, pelo plenário de cada uma das Casas do Congresso Nacional”.
A Câmara grita pela falta de proporcionalidade das casas, dificultando inclusive a falta de quórum mínimo. O desencontro é tão grande dentro do governo que o senador Jaques Wagner (PT-BA), disse que “pessoalmente” é a favor das comissões mistas, já o líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE) é a favor que seja mantido a tramitação adotada na pandemia, sem o parecer prévio da comissão mista antes da MP ser votada em cada Casa.
É preocupante a disputa de poder entre os presidentes das casas legislativas, que está travando o andamento dos trabalhos. E, até que eles se entendam, projetos como o PL 2263/2021, que altera regras gerais para a organização e o funcionamento dos regimes próprios de previdência social dos servidores públicos continuarão estagnados.
Outro é o PLP 454/2014, que estabelece requisitos diferenciados para aposentadoria de servidores com deficiência, além da PEC 555/2006 que pretende acabar com a contribuição previdenciária para inativos. E essas são apenas algumas pautas de grande relevância para garantir o bem-estar dos funcionários públicos e de suas famílias que aguardam essa disputa entre a Câmara e o Senado.
Como assessor parlamentar da ANAJUSTRA Federal, entendo a importância da aprovação dos projetos de lei em tramitação que afetam os servidores do Judiciário. É inadmissível que, em meio a uma crise política, eles fiquem parados, prejudicando a vida de milhares de servidores que dependem dessas mudanças para terem seus direitos garantidos.
É fundamental que essas proposições sejam votadas e aprovadas o quanto antes, para que os servidores do Judiciário possam ter segurança em relação aos seus direitos e aos seus empregos. A ANAJUSTRA Federal continuará acompanhando de perto essa situação e lutando pela aprovação desses projetos em benefício de todos os servidores.
De Olho em Brasília
Os bastidores da política brasileira, no que diz respeito ao funcionalismo público, são pauta da coluna mensal “De Olho em Brasília”, do assessor parlamentar, Roberto Bucar. O material é um serviço de informação ao associado que fica por dentro de tudo o que é de interesse da categoria e o que há por trás da aprovação ou rejeição de matérias legislativas.
Acessos: 13266
Esta merece chegar ao grupo da família. 📲
@drogasiloficial @raiaoficial
Dependentes cadastrados também têm descontos na Drogasil e na Raia: 35% em medicamentos genéricos tarjados e 18% em medicamentos de marca tarjados.
Confira as orientações no app ANAJUSTRA Federal e compartilhe com quem pode aproveitar!
Movimentar o corpo, cuidar da alimentação e abrir espaço para a saúde emocional. A TotalPass reúne diferentes formas de cuidar de você. 💙
@totalpass
Além das opções de atividade física, os planos a partir do TP2 incluem o Total Mind, com sessões de terapia on-line, e o Total Nutri, com plano alimentar personalizado e teleconsulta com nutricionista.
Confira os serviços e as condições de cada plano e escolha o que combina com suas necessidades.
Seu próximo login pode dar uma chance extra de ganhar! 📲🎁
Associados adimplentes que tiverem o app ANAJUSTRA Federal instalado e já tiverem feito login recebem um número extra para concorrer aos 50 prêmios do Mês do Servidor.
Já baixou? Entre na sua conta e garanta sua chance extra! 💙
📅 Sorteio em 28/10, durante a live no YouTube da ANAJUSTRA Federal.
Comente LIVE para receber o link e ativar o lembrete!
💚 Seu próximo treino pode vir com muito mais vantagens!
Com o convênio entre a ANAJUSTRA Federal e a TotalPass, você tem taxa de adesão gratuita e pode incluir até 5 dependentes. É mais facilidade para cuidar da saúde e do bem-estar de toda a família!
E tem mais: a TotalPass está oferecendo descontos adicionais no primeiro mês dos planos TP1+ e TP2. São 50% OFF no TP1+ e 30% OFF no TP2. 🔥
📲 Passe para o lado, confira os valores e veja como ativar o benefício.
⏳ As condições especiais de lançamento são válidas até 31 de dezembro de 2026 e o prazo da promoção dos planos é limitado!
#ANAJUSTRAFederal #TotalPass #convênios #descontosevantagens
🏋️♀️ Seu treino também pode ter a marca da economia!
Os convênios da ANAJUSTRA Federal estão presentes em vários momentos da sua rotina — inclusive na hora de cuidar da saúde, escolher um tênis novo ou renovar o look de treino! 💚
Com TotalPass, Mizuno e Netshoes, você tem mais oportunidades para se movimentar, se equipar e aproveitar vantagens exclusivas.
Mais benefícios no seu dia a dia. Mais motivos para aproveitar! 😉
Acesse www.anajustrabeneficios.com.br e confira todas as nossas parcerias!
#clubedevantagens #convenios #descontosparaassociados
📢 Tem novidade no Mural de Permuta e Redistribuição!
Novos anúncios chegaram à plataforma! Se você está pensando em se aproximar da família, mudar de cidade ou encontrar novas possibilidades para sua carreira, vale a pena conferir!
📲 Acesse o app ou o site da ANAJUSTRA Federal, consulte os anúncios de permuta e redistribuição e veja se alguma oportunidade combina com o que você procura.
#permuta #redistribuicao #anajustrafederal