Congresso Nacional reabre os trabalhos sob forte clima eleitoral e disputas políticas
Confira artigo do assessor parlamentar, Roberto Bucar.
O segundo trimestre do ano já está abrindo a porta, mas para os congressistas 2023 ainda nem começou. Isso porque, enquanto eles continuam disputando poder para controlar as comissões mistas, os projetos relevantes para a sociedade pelos quais deveriam trabalhar continuam parados. Só de interesse dos servidores do Poder Judiciário da União, mais de 20 aguardam tramitação, tanto na Câmara dos Deputados quanto no Senado Federal.
A comissão mista é composta por 12 senadores e 12 deputados, indicados pelos líderes. A Constituição estipula, no parágrafo 9 do artigo 62, que “caberá à comissão mista de deputados e senadores examinar as medidas provisórias e sobre ela emitir parecer, antes de serem apreciadas, em sessão separada, pelo plenário de cada uma das Casas do Congresso Nacional”.
A Câmara grita pela falta de proporcionalidade das casas, dificultando inclusive a falta de quórum mínimo. O desencontro é tão grande dentro do governo que o senador Jaques Wagner (PT-BA), disse que “pessoalmente” é a favor das comissões mistas, já o líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE) é a favor que seja mantido a tramitação adotada na pandemia, sem o parecer prévio da comissão mista antes da MP ser votada em cada Casa.
É preocupante a disputa de poder entre os presidentes das casas legislativas, que está travando o andamento dos trabalhos. E, até que eles se entendam, projetos como o PL 2263/2021, que altera regras gerais para a organização e o funcionamento dos regimes próprios de previdência social dos servidores públicos continuarão estagnados.
Outro é o PLP 454/2014, que estabelece requisitos diferenciados para aposentadoria de servidores com deficiência, além da PEC 555/2006 que pretende acabar com a contribuição previdenciária para inativos. E essas são apenas algumas pautas de grande relevância para garantir o bem-estar dos funcionários públicos e de suas famílias que aguardam essa disputa entre a Câmara e o Senado.
Como assessor parlamentar da ANAJUSTRA Federal, entendo a importância da aprovação dos projetos de lei em tramitação que afetam os servidores do Judiciário. É inadmissível que, em meio a uma crise política, eles fiquem parados, prejudicando a vida de milhares de servidores que dependem dessas mudanças para terem seus direitos garantidos.
É fundamental que essas proposições sejam votadas e aprovadas o quanto antes, para que os servidores do Judiciário possam ter segurança em relação aos seus direitos e aos seus empregos. A ANAJUSTRA Federal continuará acompanhando de perto essa situação e lutando pela aprovação desses projetos em benefício de todos os servidores.
De Olho em Brasília
Os bastidores da política brasileira, no que diz respeito ao funcionalismo público, são pauta da coluna mensal “De Olho em Brasília”, do assessor parlamentar, Roberto Bucar. O material é um serviço de informação ao associado que fica por dentro de tudo o que é de interesse da categoria e o que há por trás da aprovação ou rejeição de matérias legislativas.
Acessos: 13258
A ANAJUSTRA Federal segue atuando de forma firme na defesa da valorização dos servidores de todo o Poder Judiciário da União.
Em reunião com a Associação, nesta quinta-feira, 29/1, o presidente do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministro Vieira de Mello Filho, afirmou que pretende implementar o Adicional de Qualificação de forma quase imediata e também avançar na regulamentação da licença compensatória.
Segundo o ministro, ambas as medidas serão implementadas após o recebimento dos cálculos de impacto orçamentário a serem encaminhados pelos tribunais. Na ocasião, ele reafirmou o compromisso de tratar magistrados e servidores de forma isonômica ao longo de sua gestão.
A ANAJUSTRA Federal acompanha de perto os desdobramentos e reforça seu compromisso com a valorização dos servidores.
Leia a notícia completa no site da ANAJUSTRA Federal
🔗 anajustrafederal.org.br (na bio)
📸 Na foto, o Presidente do CSJT, ministro Vieira de Mello Filho, ao lado da representante e do presidente da ANAJUSTRA Federal, respectivamente, Janedir Lopes Morata (à esquerda) e Antônio Carlos Parente (à direita).
#anajustrafederal #adicionaldequalificacao #csjt @csjt_oficial
O ano de 2026 terá 10 feriados nacionais e nove dias de ponto facultativo, o verdadeiro ano dos feriadões.
O Clube de Vantagens ANAJUSTRA Federal oferece as melhores opções de viagens e lazer, com descontos em agências de viagens, hotéis, cruzeiros, clubes e parques, com cultura, descanso e diversão para toda a família.
Acesse o site, faça suas reservas e prepare as malas!
anajustrabeneficios.com.br
#anajustrafederal #convenios #pju
ESPAÇO CULTURAL | Talento do Judiciário Federal
O servidor aposentado do TRT3 Ricardo dos Reis lançou o CD Acender o escuro, apagar a solidão, já disponível nas principais plataformas digitais.
O álbum reúne canções autorais que transitam entre a MPB e a poesia, abordando temas como afeto, tempo e sensibilidade no cotidiano. Com formação em Letras e Educação Musical, Ricardo une palavra e música em uma trajetória que segue ativa também após a aposentadoria.
📖 Leia a matéria completa no blog Espaço Cultural da ANAJUSTRA Federal.
#anajustrafederal #espacocultural #talentosdojudiciario
📣 Apoie uma pauta de toda a categoria
Uma associada da ANAJUSTRA Federal, Marta Hungria Garcia (TRT3), é autora de uma ideia legislativa no Senado que propõe a regulamentação da data base dos servidores do PJU e do MPU, garantindo a revisão salarial anual prevista na Constituição.
A proposta já alcançou 16 mil apoios, mas precisa chegar a 20 mil até 29 de janeiro de 2026 para ser debatida no Congresso.
👉 Apoie você também
Comente "data-base" e receba o link para votar!
É rápido
Clique em “Apoiar”
Faça login com sua conta GOV.BR
Confirme seu voto
🗳️ O apoio é único e seguro.
Vamos juntos fortalecer essa pauta e dar voz à categoria 💪
#anajustrafederal #database #servidorespublicos
Você sabia que a ANAJUSTRA Federal mostra no Clube de Vantagens quais são os convênios mais novos para você?
Eles ficam logo na página inicial, abaixo dos convênios perto de você. É ali que aparecem as novidades.
Antes de fechar uma compra ou contratar um serviço, vale a pena conferir.
Pode ter um benefício esperando por você.
Acesse o Clube de Vantagens e aproveite sempre 💙
#anajustrafederal #clubedevantagens #beneficios
🩺✨ Nova parceria ANAJUSTRA Federal
Os associados do Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Distrito Federal, Pernambuco e Rio Grande do Sul e do Distrito Federal agora contam com a MedSênior, operadora especializada no público 44+, com planos:
✔️ sem coparticipação
✔️ com carência zero*
✔️ rede própria e estrutura completa
✔️ foco em prevenção e qualidade de vida
Tudo isso com condições especiais de adesão e atendimento personalizado pela JUSaúde.
Comente JUSaúde e receba o link pra simular agora mesmo seu plano!
📲 Fale com um especialista da sua região pelo WhatsApp e conheça seu plano ideal.
*Preço referente à faixa etária de 44 a 48 anos do produto MedSênior Adesão Municipal ES – Enfermaria.
** Exceto para doenças e lesões pré-existentes. Promoção válida por tempo determinado. Adesões realizadas até 20/02/2026 possuem vigência para 01/03/2026.
#ANAJUSTRAFederal #JUSaúde #MedSênior