Ideia legislativa propõe regulamentação da data-base
Para que a proposta seja debatida no Congresso Nacional, é necessário que…
Foram eleitos os presidentes das comissões permanentes da Câmara dos Deputados. A escolha dos presidentes seguiu uma definição prévia feita pelos líderes partidários, o mandato será de um ano.
No entanto, quatro comissões – Administração e Serviço Público, Defesa do Consumidor, Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa e Desenvolvimento Urbano – ainda não realizaram suas eleições e devem agendar uma nova data para as reuniões.
De acordo com o assessor parlamentar da ANAJUSTRA Federal, Roberto Bucar, a eleição de Rui Falcão como presidente da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) ocorreu como esperado. “Não teve surpresas, único candidato fruto de um acordo entre líderes partidários”.
De acordo com Bucar, a CCJ “é a comissão mais forte, cobiçada e importante dentre todas, sendo responsável por analisar a constitucionalidade dos projetos, inclusive aqueles que propõem mudanças na Constituição Federal. Além disso, ela é responsável pela apreciação de mudanças de partidos políticos e perdas de mandatos. É importante ressaltar que, se necessário, a CCJ pode dar a palavra final quando a proposta for analisada em caráter conclusivo, sem a necessidade do projeto ir ao plenário, desde que não haja recurso”.
Novas comissões:
Neste ano, cinco comissões permanentes foram criadas:
Comissão da Amazônia e dos Povos Originários e Tradicionais, desmembrada da Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia; Comissão da Saúde, vinda da Comissão de Seguridade Social e Família; Comissão do Trabalho, surgida da Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público; Comissão de Desenvolvimento Econômico, a partir da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços; e Comissão de Comunicação, surgida da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática.
Confira como ficaram as comissões:
Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania – presidente Rui Falcão (PT)
Comissão de Educação – presidente Moses Rodrigues (União)
Comissão de Saúde – presidente Zé Vitor (PL)
Comissão de Desenvolvimento Econômico – presidente Félix Mendonça Júnior (PDT)
Comissão de Minas e Energia – presidente Rodrigo de Castro (União)
Comissão de Finanças – presidente Paulo Guedes (PT)
Comissão de Fiscalização Financeira – presidente Bia Kicis (PL)
Comissão de Viação e Transportes – presidente Cezinha de Madureira (PSD)
Comissão de Relações Exteriores – presidente Paulo Alexandre Barbosa (PSDB)
Comissão de Trabalho – presidente Airton Faleiro (PT)
Comissão de Meio Ambiente – presidente José Priante (MDB)
Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação – presidente Luisa Canziani (PSD)
Comissão de Indústria, Comércio e Serviços – presidente Heitor Schuch (PSB)
Comissão de Integração Nacional – presidente Fabio Garcia (União)
Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família – presidente Fernando Rodolfo (PL)
Comissão de Turismo – presidente Romero Rodrigues (Podemos)
Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado – presidente Sanderson (PL)
Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher – presidente Lêda Borges (Federação PSDB-Cidadania)
Comissão de Legislação Participativa – presidente Zé Silva (Solidariedade)
Comissão de Cultura – presidente Marcelo Queiroz (PP)
Comissão do Esporte – presidente Luiz Lima (PL)
Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência – presidente Márcio Jerry (PCdoB)
Comissão de Comunicação – presidente Amaro Neto (Republicanos)
Comissão da Amazônia – presidente Célia Xakriabá (Federação PSOL-Rede)
Comissão de Direitos Humanos – presidente Luizianne Lins (PT-PCdoB-PV)
Comissão de Agricultura – presidente Tião Medeiros (PP)
*Com informações da Agência Câmara
Acessos: 886
Tudo começa com um bom plano. 💡
A Agenda ANAJUSTRA Federal 2026 traz ferramentas para visualizar o ano inteiro, registrar metas e acompanhar hábitos.
Com o apoio da Financeira BRB, cada associado recebe em casa esse instrumento de planejamento e motivação para o novo ano.
#agenda2026 #financeirabrb #planejamento #hábitos #organização #soumaisjustiça
🖤 Black Friday no Clube de Vantagens
Novembro chegou com descontos imperdíveis para quem é associado da ANAJUSTRA Federal! 🎉
Tem 35% OFF na Domino’s, até 75% na Mash, R$80 de desconto na Evino, 50% em uma mensalidade da Localiza Meoo, 20% no kit Seara, vantagens em educação, tecnologia e muito mais. 💳✨
Aproveite para garantir seus presentes, planejar o novo ano e economizar com as ofertas exclusivas disponíveis no Clube de Vantagens.
👉 Acesse o link na bio e confira todas as oportunidades.
#anajustrafederal #clubedevantagens #blackfriday #ofertasexclusivas #beneficios #descontos #associadoanajustra #blacknovember #vantagens
💪🏽 Somos a maior entidade representativa de servidores do Judiciário Federal.
Ao longo dos anos, a ANAJUSTRA Federal cresceu, consolidou-se e se tornou a maior entidade representativa dos servidores do Judiciário Federal. Isso não aconteceu por acaso, mas sim com dedicação, trabalho e benefícios exclusivos que fazem a diferença no seu dia a dia.
ANAJUSTRA Federal
Maior e mais forte, com você!
Ainda não é associado? Filie-se agora e faça parte!
#anajustrafederal #servidorpublicofederal #pju #servidorpublico
📍Plantão Tira-dúvidas em Manaus
Associados do TRT11 já estão conferindo de perto os novos planos de saúde da ANAJUSTRA Federal em parceria com a Select. 💙
Confira alguns registros do plantão realizado no Fórum Trabalhista Ministro Mozart Victor Russomano e saiba mais sobre as condições especiais de adesão no site da entidade.
#anajustrafederal #planodesaúde #trt11 #manaus #servidorpúblico #select
Planejar o ano é também cuidar das suas finanças. 💰
Com o empréstimo consignado da Financeira BRB, servidor do Judiciário Federal tem condições diferenciadas e atendimento personalizado.
E é com o apoio da Financeira BRB que a ANAJUSTRA Federal entrega todos os anos a agenda e o calendário, para inspirar organização, tranquilidade e equilíbrio em cada associado. 💚
#financeirabrb #anajustrafederal #planejamento #finanças #empréstimoconsignado #soumaisjustiça
A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça, 4/11, os projetos que tratam do reajuste salarial e da reestruturação do Adicional de Qualificação (AQ) dos servidores do Poder Judiciário da União. ⚖️
Os textos, de autoria do Supremo Tribunal Federal (STF), seguem agora para o Senado.
A aprovação é um avanço importante na valorização dos servidores que fazem a Justiça acontecer todos os dias e a ANAJUSTRA Federal seguirá acompanhando a tramitação das propostas.
#ANAJUSTRAFederal #Valorização #JudiciárioFederal #ServidoresDaJustiça #AQ #Reajuste #CongressoNacional