Composição das comissões permanentes mobiliza Câmara e Senado Federal

A disputa pelo comando dessas importantes comissões é o foco da coluna De Olho em Brasília deste mês.

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Março vai começar animado no Congresso Nacional, especialmente para os líderes Arthur Lira e Rodrigo Pacheco, respectivamente presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. Já na primeira semana, ambos terão que desvendar os nós formados por arranjos e promessas para as formações das comissões temáticas.

As comissões permanentes são órgãos técnicos formados por deputados e senadores com a finalidade de examinar e dar pareceres sobre projetos de lei que tramitam no Congresso Nacional. Essas comissões são fundamentais para a elaboração de leis de qualidade e para o bom funcionamento do Poder Legislativo. Assim, elas também contribuem para a força política dos partidos e, por isso, são cobiçadas por todos, seja governo, oposição ou aliados.

Lira, muito sagaz, aumentou o número de comissões para 30 com a justificativa de espelhar a composição ministerial, que saltou para 37. Entretanto, sabemos que é uma bela maneira de acomodar os apoiadores da recente reeleição à presidência da Câmara.

Sabe-se que ele conseguiu, a duras penas, firmar acordo com cerca de 20 legendas. Contudo, corre atrás para consolidar 23 que têm bancada para, então, dividir as 30 comissões. Regimentalmente, o maior partido da Casa – o PL – possui o direito a seis delas. O presidente precisará ser muito hábil e, mais uma vez, mostrar o poder de persuasão para continuar agradando a todos e, assim, garantir a tranquilidade do mandato.

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) é a principal e, consequentemente, a mais almejada. Já está praticamente pacificado que ela será, neste ano, comandada pelo PT. Também existem acordos bem consolidados para as demais comissões, que agradam tanto grandes quanto pequenos partidos. Mais alinhada ao atual governo executivo, o Senado seguirá uma lógica parecida, priorizando os partidos aliados do presidente Pacheco.

A pauta, ao que tudo indica, não deverá retroceder às revisões de reformas. Para Lira, não faz sentido algum mudar de maneira drástica o que já foi aprovado recentemente. Entre os temas prioritários, o presidente da Câmara indicou a reforma tributária, CARF, autonomia do Banco Central, decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) e âncora fiscal. Esta última deverá prever medidas para contenção de gastos públicos, principalmente sobre despesas correntes como salários dos servidores. A tendência prevista é encontrar regras mais flexíveis para que, assim, o governo consiga autorizar aumento nos investimentos.

Quanto às decisões do STF, Lira critica de maneira contundente a judicialização de propostas aprovadas, por ampla maioria, pelo Congresso Nacional e barradas por um quórum não qualificado ou por decisões liminares monocráticas.

Com este cenário, acredito que a apreciação de nenhuma importante reforma terá início no primeiro semestre, até porque o atual governo ainda não se mostra com viés reformista. Entretanto, é fundamental que os líderes sejam habilidosos para garantir a eficácia das políticas públicas e a estabilidade política.

De Olho em Brasília

Os bastidores da política brasileira, no que diz respeito ao funcionalismo público, são pauta da coluna mensal “De Olho em Brasília”, do assessor parlamentar, Roberto Bucar. O material é um serviço de informação ao associado que fica por dentro de tudo o que é de interesse da categoria e o que há por trás da aprovação ou rejeição de matérias legislativas.

Leia todas

Acessos: 2557

Tudo o que acontece na ANAJUSTRA Federal na palma da sua mão 🤳🏼

O WhatsApp é a sua rede social do coração? ❤️ Entre na nossa Comunidade e receba nossos posts, notícias e novidades.

#anajustrafederal #pju #whatsapp #servidorpublicofederal
9 0
É possível você “se mimar” com os descontos do nosso Clube de Vantagens!

Hoje, trazemos a primeira dica 🤩

Estadia no Palácio Tangará, em São Paulo (SP), com 10% OFF, extensivo aos dependentes (cônjuge, filhos e pais).

📌 @palaciotangara 
Cercado pelo Parque Burle Marx, cujos jardins foram projetados pelo mundialmente reconhecido paisagista homônimo, o Palácio Tangará oferece 141 espaçosos apartamentos, sendo 59 suítes, todos com vistas para a vegetação exuberante do parque. O hotel oferece dois restaurantes: Tangará Jean-Georges, reconhecido com uma estrela Michelin, e o Pateo do Palácio, opção casual. A área de lazer é composta por uma academia equipada com modernos aparelhos Technogym, pelo SPA Lancôme Absolue, primeiro spa da marca francesa na América Latina, além de duas piscinas interna e externa climatizadas, sauna, Jacuzzi e Kids Club com programação especial de atividades e brincadeiras aos sábados, domingos e feriados.

E aí, curtiu!? Envie esse post para um colega associado!

#anajustrafederal #anajustra #clubedevantagens #memimei
24 4
Atendendo a pedido da ANAJUSTRA, o Conselho da Justiça Federal (CJF) reconheceu o direito dos servidores da Justiça Federal (JF) receberem as parcelas da Vantagem Pecuniária Individual (VPI) suprimidas entre 1º/6/2016 e 1º/1/2019.

Na decisão, o desembargador Fernando Braga Damasceno, destacou que “consoante bem observado pela entidade de classe”, diversos órgãos do Poder Judiciário da União, já reconheceram esse direito. “De fato, não se mostra razoável que os servidores da Justiça Federal recebam tratamento desigual, em desatenção ao princípio da isonomia”, sublinhou.

“A associação protocolou o mesmo requerimento em outros órgãos do Judiciário Federal, e agora nossa atuação é coroada com o alcance dessa vitória para a JF também”, comemorou o presidente da entidade, Antônio Carlos Parente.

Leia mais no site https://anajustrafederal.org.br/

#anajustra #anajustrafederal #servidores #justiçafederal
115 10
Que tal ter um 2025 com as finanças no azul? O consultor financeiro José Carlos Dorte traz 5 estratégias para economizar e investir melhor:

✔️ Reduza dívidas caras.
✔️ Corte assinaturas desnecessárias.
✔️ Use cupons de desconto no Clube de Vantagens.
✔️ Economize para emergências.
✔️ Invista com inteligência.

🗓️ Com a agenda 2025 da ANAJUSTRA Federal, organize seus planos e faça de 2025 o ano da sua transformação financeira!

#anajustrafederal #finanças2025 #educacaofinanceira #planejamentofinanceiro #organizesuavida
39 0