Do reajuste à aposentadoria: uma polarizada eleição é a pedra no caminho

A coluna mensal “De Olho em Brasília” deste mês traz uma análise sobre a interferência do pleito eleitoral no avanço de projetos de interesse do servidor

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Em um ano em que a disputa eleitoral está polarizada e ventos incertos sopram pela Esplanada, traz incerteza para as categorias dos servidores a possibilidade da Medida Provisória nº 1119/22 caducar. Até o momento, a migração ficou aquém da estimativa e, caso venha ser aprovada, espera-se que os números cheguem a patamares bem mais elevados.

O presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco, remarcou a apreciação para o próximo dia 4 de outubro. Após sucessivos cancelamentos e muita protelação, agendar a votação para dois dias após o primeiro turno das eleições e um dia antes da MP perder a vigência é algo preocupante.

A estranheza se faz sensata quando analisamos que, primeiro, será uma votação semipresencial. Segundo, após uma disputa eleitoral tão acirrada, os ânimos de quem ganhar estarão eufóricos, enquanto a preocupação de quem perder estará em outros interesses como, por exemplo, quitar a conta da campanha eleitoral.

Passado o primeiro turno, teremos noção dos desdobramentos e de como será a atuação do Congresso Nacional. Caso o clima continue tempestuoso, nenhum projeto de grande relevância será apreciado.

Outra matéria importantíssima para os servidores é o PL 2441/22, que determinará o rumo do tão aguardado reajuste salarial. Aguardando definição de relatoria para ser iniciada a tramitação, sabemos que esse sim será apreciado porque foi um acordo entre os poderes. Resta torcer para que o resultado seja positivo e que a vida normalize após a eleição.

Para este domingo fatídico, que os eleitores procurem evitar a primazia do sentimento sobre a razão e que a civilidade e a paz conduzam todos que forem aos locais de votação existentes em cada canto do país. Vote consciente!

Acessos: 3498

🎬 “Minha história com os Quintos” é o retrato da luta e da conquista de milhares de servidores que contaram com o apoio da ANAJUSTRA Federal em cada etapa dessa jornada.

💪 Foram anos de incertezas, idas e vindas nas decisões, mas também de união, persistência e vitórias.

Hoje, com o reconhecimento do MS 39.881 no STF, o direito aos Quintos está reafirmado — garantindo tranquilidade e justiça para quem sempre dedicou sua vida ao serviço público.

📜 Justiça feita.
💙 Quintos garantidos.
👩‍⚖️ Servidor valorizado.

#ANAJUSTRAFederal #Quintos #MS dosQuintos #VitóriaDosServidores #STF #Justiça #DireitoGarantido #ServidorPúblico
373 30
Você sabia que pode escolher como e sobre o que quer receber as mensagens da ANAJUSTRA Federal? 💚
Com poucos cliques, é possível configurar suas preferências de comunicação e selecionar os temas de maior interesse, direto na área restrita do site.

👉 Acesse anajustrafederal.org.br e faça login com seu CPF e senha de associado.
No menu, clique em “dados pessoais” → “preferências de comunicação”.

Lá, você escolhe se quer receber nossos comunicados por e-mail, WhatsApp ou SMS — uma, duas ou todas as opções — e garante que nenhuma novidade fique de fora.

Entre os temas disponíveis estão:
⚖️ Ações jurídicas
🏥 Saúde e rede conveniada
📬 Boletim semanal
💼 ANAJUSTRA Corretora
... e outros assuntos de interesse do associado.

💡 Atualize suas preferências e mantenha-se informado da forma que preferir!

#anajustrafederal #preferenciasdecomunicacao #associadoanajustra #pju #judiciariofederal
12 0