PL de recomposição salarial do Judiciário chega à Câmara dos Deputados

STF defende que reajuste é “ação essencial à manutenção de condições básicas para a retenção de talentos e efetividade das políticas de gestão de pessoas no Judiciário”.

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

A recomposição da categoria deverá ser implementada em quatro parcelas sucessivas, não cumulativas, de: 5%, a partir de 1º de abril de 2023, 9,25%, a partir de agosto de 2023, 13,50% a partir de janeiro de 2024 e 18%, a partir de 1º de julho de 2024. - Adobe Stock

A recomposição da categoria deverá ser implementada em quatro parcelas sucessivas, não cumulativas, de: 5%, a partir de 1º de abril de 2023, 9,25%, a partir de agosto de 2023, 13,50% a partir de janeiro de 2024 e 18%, a partir de 1º de julho de 2024. – Adobe Stock

O Supremo Tribunal Federal (STF) encaminhou à Câmara dos Deputados, nesta quinta-feira, 8/9, o anteprojeto de lei que trata do reajuste dos servidores do Poder Judiciário da União (PJU). Com tramitação inicial na Câmara dos Deputados, ele recebeu a numeração PL 2441/2022, mas ainda não teve o regime de tramitação definido.

Conforme o texto do PL, a recomposição da categoria deverá ser implementada em quatro parcelas sucessivas, não cumulativas, de: 5%, a partir de 1º de abril de 2023, 9,25%, a partir de agosto de 2023, 13,50% a partir de janeiro de 2024 e 18%, a partir de 1º de julho de 2024.

Em sessão administrativa virtual no dia 10/8, os ministros do Supremo, por unanimidade, aprovaram o Orçamento da Corte para 2023 e o envio ao Congresso Nacional das propostas de recomposição salarial para magistrados e servidores do Judiciário da União.

Justificativa

Conforme o STF, o reajuste é “ação essencial à manutenção de condições básicas para a retenção de talentos e efetividade das políticas de gestão de pessoas no âmbito do Judiciário”. Ainda de acordo com o órgão, na justificativa da matéria, “na prática, tem havido uma queda de renda real dos servidores”, uma vez que a última reposição salarial também se deu de forma parcial há mais de seis anos.

O Supremo lembra que o índice inflacionário já soma 34,84% e que as perdas salariais têm provocado evasão da carreira e desmotivação daqueles que permanecem.

“Em ofício enviado ao CNJ (Conselho Nacional de Justiça) e aos tribunais superiores, alertamos as autoridades sobre esses dois pontos e outros. Pontuamos ainda que, além da recomposição salarial, a categoria precisa de um novo plano de carreira para sua valorização integral e maior atratividade no serviço público”, diz o presidente da ANAJUSTRA Federal, Antônio Carlos Parente.

Em defesa do reajuste

Em reunião com Fux no mês de maio, a diretoria da ANAJUSTRA Federal tratou do tema e o ministro mostrou preocupação em valorizar o quadro do Judiciário. “Nós trabalhamos em benefício do público e temos que atender a essa demanda dos servidores que passaram por um período tão difícil, principalmente durante a pandemia e sem reajuste há tanto tempo”, frisou ele.

Na ocasião, o ministro destacou a possibilidade de abrir as discussões para a construção de um novo plano de carreira, que incluísse uma recomposição salarial mais adequada.

Na época, o governo federal indicava que todo o funcionalismo federal teria um reajuste de 5%. A proposta chegou a ser avalizada por Fux, mas foi abandonada pelo Executivo logo em seguida.

Simulador

O vice-presidente da associação, Aureo Felix Pedroso, informou que a ANAJUSTRA Federal irá disponibilizar, em breve, um simulador de cálculos, possibilitando aos servidores associados visualizarem suas remunerações de uma forma mais completa após a aprovação do PL.

Acessos: 12769

🆕 A ANAJUSTRA Federal agora é parceira da Nissan @nissanbrasil e associados têm até 15% de desconto na compra de veículos! 

 O Frontier ATTACK 4X4 190 CV Automática, por exemplo, está com R$ 43.487,28 de desconto até 4/12.  

🚘 Confira a tabela com todos os modelos e descontos em anajustrabeneficios.com.br na página da Nissan.

Aproveite as vantagens de ser nosso associado! 

#nissan #desconto #veiculos #anajustrafederal
O associado Edson Firmino, servidor do TRT9, lança nesta sexta-feira (22) o terceiro livro ‘Margaridas para Antônios’.

Inspirado por Drummond, Vinícius e Caetano, o livro é uma homenagem aos pais do autor e aos grandes poetas populares brasileiros.

”Meu pai Antônio, falecido recentemente, me trouxe o gosto pela melodia. Minha mãe, Margarida, me deu o ‘amos’ pelas letras, escrita, cultura e os livros.  O título ‘Margaridas para Antônios’ vem daí.”

O livro já está disponível na Amazon e em breve chegará às principais livrarias.

Lançamento:

🗓️ Data: 22/11 (sexta-feira)
🕓 Horário: 16h às 19h
📍 Local: Biblioteca do TRT-9 – Av. Vicente Machado, 147, térreo. Curitiba - PR.

Confira mais no nosso blog Espaço Cultural. 😉

#lançamentodelivro #margaridasparaantônio #poesia #literaturabrasileira #espaçocultural #associadoanajustra #anajustrafederal
Estamos em novembro, e aqui vai um lembrete importante: cuidar da saúde também é coisa de homem!

👉 O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens no Brasil, mas a boa notícia é que ele tem até 90% de chance de cura se detectado precocemente.

💡 Prevenir é o melhor remédio:

- Faça exames de rotina regularmente.
- Converse com seu médico sobre seus fatores de risco.
- Adote hábitos saudáveis: pratique exercícios, mantenha uma alimentação equilibrada e evite o cigarro.

💬 Agora é a hora de quebrar preconceitos e priorizar a sua saúde!

Cuide-se. Quem te ama agradece. 💙

#jusaúde #anajustrafederal #novembroazul #saudemasculina #prevenção #autocuidado
Quem não vê a hora de planejar 2025?

A distribuição da nossa agenda e calendário já começou! A agenda traz novamente ferramentas de planejamento para um ano mais produtivo e organizado. E o calendário está recheado de “Memórias do Judiciário”.
😉📒

Em breve, na sua casa 🏘️✨🙌🏽
O Thermas de São Pedro é um parque aquático localizado no interior do estado de São Paulo, considerado um dos mais visitados da América Latina, reconhecido pela Themed Entertainment Association (TEA) and the Economics practice at AECOM e conta com oito milhões de m³ de águas distribuídas em suas mais de 20 atrações.  #thermasdesaopedro 

A melhor parte? Garante aos associados 10% de desconto! 

Aproveite o benefícios e reserve o passaporte de toda a família para essas férias. 

#parqueaquatico  #interiordesp #desconto