PL de recomposição salarial do Judiciário chega à Câmara dos Deputados

STF defende que reajuste é “ação essencial à manutenção de condições básicas para a retenção de talentos e efetividade das políticas de gestão de pessoas no Judiciário”.

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

A recomposição da categoria deverá ser implementada em quatro parcelas sucessivas, não cumulativas, de: 5%, a partir de 1º de abril de 2023, 9,25%, a partir de agosto de 2023, 13,50% a partir de janeiro de 2024 e 18%, a partir de 1º de julho de 2024. - Adobe Stock

A recomposição da categoria deverá ser implementada em quatro parcelas sucessivas, não cumulativas, de: 5%, a partir de 1º de abril de 2023, 9,25%, a partir de agosto de 2023, 13,50% a partir de janeiro de 2024 e 18%, a partir de 1º de julho de 2024. – Adobe Stock

O Supremo Tribunal Federal (STF) encaminhou à Câmara dos Deputados, nesta quinta-feira, 8/9, o anteprojeto de lei que trata do reajuste dos servidores do Poder Judiciário da União (PJU). Com tramitação inicial na Câmara dos Deputados, ele recebeu a numeração PL 2441/2022, mas ainda não teve o regime de tramitação definido.

Conforme o texto do PL, a recomposição da categoria deverá ser implementada em quatro parcelas sucessivas, não cumulativas, de: 5%, a partir de 1º de abril de 2023, 9,25%, a partir de agosto de 2023, 13,50% a partir de janeiro de 2024 e 18%, a partir de 1º de julho de 2024.

Em sessão administrativa virtual no dia 10/8, os ministros do Supremo, por unanimidade, aprovaram o Orçamento da Corte para 2023 e o envio ao Congresso Nacional das propostas de recomposição salarial para magistrados e servidores do Judiciário da União.

Justificativa

Conforme o STF, o reajuste é “ação essencial à manutenção de condições básicas para a retenção de talentos e efetividade das políticas de gestão de pessoas no âmbito do Judiciário”. Ainda de acordo com o órgão, na justificativa da matéria, “na prática, tem havido uma queda de renda real dos servidores”, uma vez que a última reposição salarial também se deu de forma parcial há mais de seis anos.

O Supremo lembra que o índice inflacionário já soma 34,84% e que as perdas salariais têm provocado evasão da carreira e desmotivação daqueles que permanecem.

“Em ofício enviado ao CNJ (Conselho Nacional de Justiça) e aos tribunais superiores, alertamos as autoridades sobre esses dois pontos e outros. Pontuamos ainda que, além da recomposição salarial, a categoria precisa de um novo plano de carreira para sua valorização integral e maior atratividade no serviço público”, diz o presidente da ANAJUSTRA Federal, Antônio Carlos Parente.

Em defesa do reajuste

Em reunião com Fux no mês de maio, a diretoria da ANAJUSTRA Federal tratou do tema e o ministro mostrou preocupação em valorizar o quadro do Judiciário. “Nós trabalhamos em benefício do público e temos que atender a essa demanda dos servidores que passaram por um período tão difícil, principalmente durante a pandemia e sem reajuste há tanto tempo”, frisou ele.

Na ocasião, o ministro destacou a possibilidade de abrir as discussões para a construção de um novo plano de carreira, que incluísse uma recomposição salarial mais adequada.

Na época, o governo federal indicava que todo o funcionalismo federal teria um reajuste de 5%. A proposta chegou a ser avalizada por Fux, mas foi abandonada pelo Executivo logo em seguida.

Simulador

O vice-presidente da associação, Aureo Felix Pedroso, informou que a ANAJUSTRA Federal irá disponibilizar, em breve, um simulador de cálculos, possibilitando aos servidores associados visualizarem suas remunerações de uma forma mais completa após a aprovação do PL.

Acessos: 12769

⚖️Por dentro da Ação dos 13,23%

📹 Em entrevista à ANAJUSTRA Federal, o advogado Marlúcio Lustosa Bonfim explicou como a ação dos 13,23% começou e o que está por trás do processo até hoje. Ele se mostrou confiante em uma decisão positiva e destacou: “Já temos ação em execução e é fundamental sensibilizar o ministro Fux sobre a necessidade dos associados da ANAJUSTRA Federal.”

Além disso, o advogado revelou que a entidade já pediu uma audiência com o ministro Luiz Fux, relator do processo no STF, que deve acontecer até fevereiro.

Assista a conversa na íntegra.

#anajustrafederal #direitos #stf #pju #servidores #açãojudicial
597 69
Mora no Pará e é associado da ANAJUSTRA Federal?

Selecionamos alguns dos melhores convênios do Estado para você economizar nas mensalidades escolares, na academia e até no carro novo.

Acesse https://anajustrabeneficios.com.br/  e aproveite esse clube que é seu e da sua família!

💡 Dúvidas? Fale com a gente! Por e-mail: beneficios@anajustrafederal.org.br ou WhatsApp 61 3322-6864.

#anajustra #anajustrafederal #pju #servidores #belemdopara
27 1
Nossa assessoria jurídica está a todo vapor!

Para 2025, são boas as perspectivas das nossas ações judiciais.

✨ Serão lançadas três novas ações judiciais. As teses já foram aprovadas em assembleia e agora a entidade aguarda ajustes da assessoria jurídica para disponibilizá-las para adesão.

✨ A ação de rendimentos recebidos acumuladamente (RRA) de Outras Verbas está em execução e a expectativa da ANAJUSTRA Federal é que cerca de R$ 30 milhões sejam liberados para saque dos associados participantes em 2025.

✨ E a associação obteve vitória na ação de URV – juros 11,98% em 2023. Agora, está finalizando os cálculos para dar início a fase de execução do processo, beneficiando mais de 1200 servidores associados da Justiça do Trabalho.

Quer saber mais? Acesse (https://anajustrafederal.org.br) e confira detalhes de todos esses pleitos! Se precisar, fale com o setor em (acoes@anajustrafederal.org.br) ou pelo WhatsApp 6133226864.

‌#anajustrafederal #pju #ações #servidorpublico
55 2