
Câmara analisa fim de contribuição de servidores aposentados
Contribuição deverá chegar ao fim quando o beneficiário atingir 75 anos.
A apresentação de emendas à PEC 63 de 2013, que estava paralisada há oito anos, gerou no Congresso a expectativa de que o projeto seja colocado em pauta em breve. Essa proposta restabelece um adicional de 5% ao salário de juízes e promotores públicos a cada cinco anos, conhecido como quinquênio.
A PEC divide opiniões, não há consenso entre parlamentares, por enquanto, para sua votação. Nem o encontro entre o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD/MG), e o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, foi suficiente para a proposta ganhar força e mais apoio. Até o fechamento deste artigo, a PEC continuava sem ao menos a indicação de um relator.
Na tentativa de mudar esse cenário, Pacheco se reuniu na última semana com alguns aliados para tratar do assunto. Mas, até o momento, as tratativas não tiveram um resultado prático. Cabe ressaltar que partidos como o PODEMOS e o PT são contra a proposta.
O governo, por sua vez, diz que teria que ter um alinhamento entre a PEC 63 e o PL 6726/16, que dispõe sobre pagamentos que ficam fora do teto do salário, o que daria limite aos supersalários.
Regimentalmente ocorre que a PEC 63 começa no Senado e o PL 6726/16 é terminativo no Senado, ou seja, só terá um desfecho se houver acordo de líderes. Explicando em miúdos: vota-se a PEC do quinquênio no Senado e quando for definida a votação na Câmara, o Senado aprova o PL 6726.
Diante do atual cenário, o mais provável é que essa matéria vá para o colo dos líderes, ninguém quer ter essa culpa sobre um assunto tão delicado em pleno ano eleitoral.
Cabe explicar que os quinquênios são diferentes dos Quintos. O primeiro é um acréscimo de 5% nas remunerações a cada cinco anos, já o segundo são parcelas incorporadas de função comissionada, correspondendo a 1/5 (um quinto) do valor do cargo ou da função, a cada doze meses de efetivo exercício, até o limite de 5/5 (cinco quintos).
Reajuste
Neste momento de grande insatisfação e de total descontentamento por parte de todas as categorias de servidores que lutam por uma reposição de 19,99%, o governo teme que os ânimos fiquem ainda mais acirrados com essa pauta.
Hoje, 25/5, em Davos, o ministro da Economia Paulo Guedes praticamente garantiu os 5% (inflação acumulada desde janeiro) para os servidores. Porém, disse aos servidores para esquecerem a reposição de inflação anterior.
Existe, ainda, a tentativa de emplacar uma emenda à PEC dos quinquênios e estender o benefício aos demais servidores do Judiciário. No Senado, estão contabilizados até hoje 35 votos a favor da emenda.
O ponto crucial da PEC é o acréscimo de 5% a cada 5 anos, o que resultaria em até sete aumentos no decorrer da carreira, assegurando aos membros do Judiciário e do Ministério Público que sua atuação jurídica anterior poderia ser utilizada para contagem de tempo de serviço.
A pressão pelo retorno dos quinquênios cresceu com o acúmulo de seis anos sem reajustes salariais para o Judiciário e a inflação galopante que vivemos. É certo que se a proposta for aprovada, levará a uma cascata de reivindicações em todo o serviço público federal. O governo e o líder de governo só se posicionarão contundentemente sobre a PEC 63 após o estabelecimento de um consenso sobre a matéria e a proposta seja pautada para votação no plenário.
Enquanto isso, os servidores reforçam a pressão e o governo busca saídas. Noutro giro, a ANAJUSTRA Federal continua trabalhando diuturnamente pela valorização da categoria que não parou durante um dos piores momentos do nosso país dos últimos tempos com a pandemia da covid-19, dando um suporte diário, principalmente, às demandas relacionadas à saúde.
O tema é difícil. O Brasil segue com restrições fiscais e uma situação econômica complicada com a inflação. Mas também é totalmente defensável que haja alguma recomposição de perdas. O desafio é grande e envolve um trabalho complexo com os diversos atores do cenário político.
A intensificação das mobilizações mostra que os servidores estão alertas. Enquanto isso, a ANAJUSTRA Federal segue firme no seu propósito de luta por um novo plano de carreira e uma remuneração justa para esses trabalhadores que são incansáveis na sua missão de servir a sociedade.
De Olho em Brasília
Os bastidores da política brasileira, no que diz respeito ao funcionalismo público, são pauta da coluna mensal “De Olho em Brasília”, do assessor parlamentar, Roberto Bucar. O material é um serviço de informação ao associado que fica por dentro de tudo o que é de interesse da categoria e o que há por trás da aprovação ou rejeição de matérias legislativas.
Acessos: 17175
No Paraná temos mais de 100 convênios presenciais!
E o nosso objetivo é levar vantagens incríveis até você sempre. Por isso, tem uma sugestão de loja ou serviço para adicionarmos? Estamos ouvindo você! É só entrar em contato pelo e-mail: [beneficios@anajustrafederal.org.br] ou pelo WhatsApp 61 3322-6864.
É do Paraná? Aproveite as vantagens de ser um associado da ANAJUSTRA Federal.
#anajustra #anajustrafederal #pju #servidores #pernambuco
Tudo o que acontece na ANAJUSTRA Federal na palma da sua mão 🤳🏼
O WhatsApp é a sua rede social do coração? ❤️ Entre na nossa Comunidade e receba nossos posts, notícias e novidades.
#anajustrafederal #pju #whatsapp #servidorpublicofederal
Essa conquista é da ANAJUSTRA Federal e nós a celebramos com todos os servidores da JF!
Mas e nos outros ramos, tribunais superiores e conselhos?
A ANAJUSTRA Federal, assim como outras entidades, também atuou pelo pagamento das parcelas de VPI nestes ramos. Inclusive, o TST reconheceu esse direito depois de um pedido da entidade, no qual era destacado o entendimento inaugurado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).
Na JT, JE, STJ, STF, STM e conselhos, os valores já foram pagos. Agora, é a vez da JF.
#anajustrafederal #vpi #justicafederal #justicatrabalhista #justicaeleitoral #tribunaissuperiores #conselhos
É possível você “se mimar” com os descontos do nosso Clube de Vantagens!
Hoje, trazemos a primeira dica 🤩
Estadia no Palácio Tangará, em São Paulo (SP), com 10% OFF, extensivo aos dependentes (cônjuge, filhos e pais).
📌 @palaciotangara
Cercado pelo Parque Burle Marx, cujos jardins foram projetados pelo mundialmente reconhecido paisagista homônimo, o Palácio Tangará oferece 141 espaçosos apartamentos, sendo 59 suítes, todos com vistas para a vegetação exuberante do parque. O hotel oferece dois restaurantes: Tangará Jean-Georges, reconhecido com uma estrela Michelin, e o Pateo do Palácio, opção casual. A área de lazer é composta por uma academia equipada com modernos aparelhos Technogym, pelo SPA Lancôme Absolue, primeiro spa da marca francesa na América Latina, além de duas piscinas interna e externa climatizadas, sauna, Jacuzzi e Kids Club com programação especial de atividades e brincadeiras aos sábados, domingos e feriados.
E aí, curtiu!? Envie esse post para um colega associado!
#anajustrafederal #anajustra #clubedevantagens #memimei
Atendendo a pedido da ANAJUSTRA, o Conselho da Justiça Federal (CJF) reconheceu o direito dos servidores da Justiça Federal (JF) receberem as parcelas da Vantagem Pecuniária Individual (VPI) suprimidas entre 1º/6/2016 e 1º/1/2019.
Na decisão, o desembargador Fernando Braga Damasceno, destacou que “consoante bem observado pela entidade de classe”, diversos órgãos do Poder Judiciário da União, já reconheceram esse direito. “De fato, não se mostra razoável que os servidores da Justiça Federal recebam tratamento desigual, em desatenção ao princípio da isonomia”, sublinhou.
“A associação protocolou o mesmo requerimento em outros órgãos do Judiciário Federal, e agora nossa atuação é coroada com o alcance dessa vitória para a JF também”, comemorou o presidente da entidade, Antônio Carlos Parente.
Leia mais no site https://anajustrafederal.org.br/
#anajustra #anajustrafederal #servidores #justiçafederal
Que tal ter um 2025 com as finanças no azul? O consultor financeiro José Carlos Dorte traz 5 estratégias para economizar e investir melhor:
✔️ Reduza dívidas caras.
✔️ Corte assinaturas desnecessárias.
✔️ Use cupons de desconto no Clube de Vantagens.
✔️ Economize para emergências.
✔️ Invista com inteligência.
🗓️ Com a agenda 2025 da ANAJUSTRA Federal, organize seus planos e faça de 2025 o ano da sua transformação financeira!
#anajustrafederal #finanças2025 #educacaofinanceira #planejamentofinanceiro #organizesuavida