Funcionalismo público e a tentativa de aceno do governo

Por Roberto Bucar, assessor parlamentar da ANAJUSTRA Federal.

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

O presidente Jair Bolsonaro disse ontem, 16, que o governo está avaliando um reajuste para “todos os servidores federais, sem exceção”, caso a PEC dos Precatórios seja aprovada. A declaração foi feita durante visita em Manana, capital de Bahrein. Será esse um possível sinal de trégua aos servidores públicos?

Em sua fala, Bolsonaro destacou que os servidores públicos já estão sem aumento há mais de dois anos e, com a aprovação da PEC dos Precatórios abre-se uma brecha para um reajuste, que ainda não é o ideal, mas é o que o governo disse que pode oferecer neste momento em que a inflação no país já chega a dois dígitos.

O presidente não informou de quanto seria o valor possível do reajuste, mas disse que o aumento se justifica diante da pandemia da covid-19. A aprovação da PEC também possibilita um espaço no orçamento para viabilizar o Auxílio Brasil no valor de R$ 400 para as famílias mais vulneráveis.

Leia Mais


Para servidores, reforma administrativa reforça privatização das finanças públicas federais
Estudo o Fórum Nacional Permanente das Carreiras Típicas de Estado (Fonacate) foi apresentado durante reunião da Comissão de Direitos Humanos nesta segunda-feira (8).


Reforma administrativa: principais notícias da semana (8 a 12/11)
Apresentação de estudo contra a proposta e mobilização de servidores em manifestações marcam últimos dias em Brasília.


‘Reforma’ administrativa é ideológica, não ataca privilégios e visa destruir avanços da Constituição
Projeto de “modernização” do Estado, como dizem os governistas, está parado porque Executivo tem dificuldade de defendê-lo.

Bolsonaro disse, ainda, que os concursos públicos continuarão reduzidos, com vagas apenas para áreas essenciais do governo. Em sua fala, o presidente enfatizou que a reforma administrativa, que aguarda votação no plenário da Câmara dos Deputados, não atinge os servidores atuais, apenas os que entrarem após a votação da proposta.

No entanto, isso não é que foi demonstrado nos últimos meses por meio de estudos de especialistas e juristas, em especial, pelo artigo elaborado pela diretora de assuntos legislativos da ANAJUSTRA Federal, Glauce Oliveira de Barros, no qual são apontadas diversas inconstitucionalidades do texto.

Essa é a primeira tentativa de aceno de uma trégua do governo com o funcionalismo público desde o início da tramitação da PEC da reforma administrativa em setembro de 2020, e nós estamos atentos e prontos para atuar em defesa dos servidores diante de qualquer tentativa de ingerência.

Vale ressaltar que a PEC da reforma administrativa está parada há quase dois meses na Câmara porque o governo não consegue convencer nem os próprios aliados a votarem na proposta. Os votos necessários para a aprovação do texto (308 votantes em dois turnos), está cada vez mais difícil de ser alcançado.

Acessos: 0

A ANAJUSTRA Federal segue atuando de forma firme na defesa da valorização dos servidores de todo o Poder Judiciário da União.

Em reunião com a Associação, nesta quinta-feira, 29/1, o presidente do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministro Vieira de Mello Filho, afirmou que pretende implementar o Adicional de Qualificação de forma quase imediata e também avançar na regulamentação da licença compensatória.

Segundo o ministro, ambas as medidas serão implementadas após o recebimento dos cálculos de impacto orçamentário a serem encaminhados pelos tribunais. Na ocasião, ele reafirmou o compromisso de tratar magistrados e servidores de forma isonômica ao longo de sua gestão.

A ANAJUSTRA Federal acompanha de perto os desdobramentos e reforça seu compromisso com a valorização dos servidores.

Leia a notícia completa no site da ANAJUSTRA Federal
🔗 anajustrafederal.org.br (na bio)

📸 Na foto, o Presidente do CSJT, ministro Vieira de Mello Filho, ao lado da representante e do presidente da ANAJUSTRA Federal, respectivamente, Janedir Lopes Morata (à esquerda) e Antônio Carlos Parente (à direita).

#anajustrafederal #adicionaldequalificacao #csjt @csjt_oficial
108 8
O ano de 2026 terá 10 feriados nacionais e nove dias de ponto facultativo, o verdadeiro ano dos feriadões.

O Clube de Vantagens ANAJUSTRA Federal oferece as melhores opções de viagens e lazer, com descontos em agências de viagens, hotéis, cruzeiros, clubes e parques, com cultura, descanso e diversão para toda a família.

Acesse o site, faça suas reservas e prepare as malas!

anajustrabeneficios.com.br

#anajustrafederal #convenios #pju
9 0
ESPAÇO CULTURAL | Talento do Judiciário Federal

O servidor aposentado do TRT3 Ricardo dos Reis lançou o CD Acender o escuro, apagar a solidão, já disponível nas principais plataformas digitais.

O álbum reúne canções autorais que transitam entre a MPB e a poesia, abordando temas como afeto, tempo e sensibilidade no cotidiano. Com formação em Letras e Educação Musical, Ricardo une palavra e música em uma trajetória que segue ativa também após a aposentadoria.

📖 Leia a matéria completa no blog Espaço Cultural da ANAJUSTRA Federal.

#anajustrafederal #espacocultural #talentosdojudiciario
10 1
Você sabia que a ANAJUSTRA Federal mostra no Clube de Vantagens quais são os convênios mais novos para você?

Eles ficam logo na página inicial, abaixo dos convênios perto de você. É ali que aparecem as novidades.

Antes de fechar uma compra ou contratar um serviço, vale a pena conferir.
Pode ter um benefício esperando por você.

Acesse o Clube de Vantagens e aproveite sempre 💙

#anajustrafederal #clubedevantagens #beneficios
30 1