
Motta afirma que foco da reforma administrativa é modernizar o Estado
Segundo ele, a ideia é trazer novos parâmetros de eficiência aos servidores.
O presidente Jair Bolsonaro disse ontem, 16, que o governo está avaliando um reajuste para “todos os servidores federais, sem exceção”, caso a PEC dos Precatórios seja aprovada. A declaração foi feita durante visita em Manana, capital de Bahrein. Será esse um possível sinal de trégua aos servidores públicos?
Em sua fala, Bolsonaro destacou que os servidores públicos já estão sem aumento há mais de dois anos e, com a aprovação da PEC dos Precatórios abre-se uma brecha para um reajuste, que ainda não é o ideal, mas é o que o governo disse que pode oferecer neste momento em que a inflação no país já chega a dois dígitos.
O presidente não informou de quanto seria o valor possível do reajuste, mas disse que o aumento se justifica diante da pandemia da covid-19. A aprovação da PEC também possibilita um espaço no orçamento para viabilizar o Auxílio Brasil no valor de R$ 400 para as famílias mais vulneráveis.
Para servidores, reforma administrativa reforça privatização das finanças públicas federais
Estudo o Fórum Nacional Permanente das Carreiras Típicas de Estado (Fonacate) foi apresentado durante reunião da Comissão de Direitos Humanos nesta segunda-feira (8).
Reforma administrativa: principais notícias da semana (8 a 12/11)
Apresentação de estudo contra a proposta e mobilização de servidores em manifestações marcam últimos dias em Brasília.
‘Reforma’ administrativa é ideológica, não ataca privilégios e visa destruir avanços da Constituição
Projeto de “modernização” do Estado, como dizem os governistas, está parado porque Executivo tem dificuldade de defendê-lo.
Bolsonaro disse, ainda, que os concursos públicos continuarão reduzidos, com vagas apenas para áreas essenciais do governo. Em sua fala, o presidente enfatizou que a reforma administrativa, que aguarda votação no plenário da Câmara dos Deputados, não atinge os servidores atuais, apenas os que entrarem após a votação da proposta.
No entanto, isso não é que foi demonstrado nos últimos meses por meio de estudos de especialistas e juristas, em especial, pelo artigo elaborado pela diretora de assuntos legislativos da ANAJUSTRA Federal, Glauce Oliveira de Barros, no qual são apontadas diversas inconstitucionalidades do texto.
Essa é a primeira tentativa de aceno de uma trégua do governo com o funcionalismo público desde o início da tramitação da PEC da reforma administrativa em setembro de 2020, e nós estamos atentos e prontos para atuar em defesa dos servidores diante de qualquer tentativa de ingerência.
Vale ressaltar que a PEC da reforma administrativa está parada há quase dois meses na Câmara porque o governo não consegue convencer nem os próprios aliados a votarem na proposta. Os votos necessários para a aprovação do texto (308 votantes em dois turnos), está cada vez mais difícil de ser alcançado.
Acessos: 0
CALENDÁRIO 2026 👉 Conheça histórias reais de quem encontrou, no ambiente de trabalho, muito mais do que colegas: encontrou inspiração, amizade e parceria para a vida.
💬 Histórias que emocionam, inspiram e mostram como o ambiente profissional pode ser também um espaço de afeto, propósito e conexão.
⠀
Envie você também sua participação até 8/8, e tenha a chance de estampar nosso desejado calendário 2026!
👉 Comente “amizade” para receber o link da página especial e enviar sua história!
#ANAJUSTRAFederam #Amizadenotrabalho #ConexõesQueMarcam #calendario2026
📸 Teve cuidado, teve bem-estar e teve novidade boa na Semana Bem-Viver no TRT3! @trt_mg_oficial
Durante o evento promovido pela ANAJUSTRA Federal em parceria com a SulAmérica, os servidores aproveitaram serviços gratuitos como aferição de pressão, teste de glicose e massagem — com o apoio da @paguemenos — além de conhecer de perto o novo plano de saúde com cobertura nacional.
🏥 Quer um plano que atende no Mater Dei? A ANAJUSTRA Federal tem essa opção, com condições exclusivas para associados.
▶️ Confira o que disse quem passou por lá!
#anajustrafederal #materdei #hospitalmaterdei #sulamerica
📸 Cliques da Semana Bem Viver no TRT3 @trt_mg_oficial
A Semana Bem-Viver levou mais saúde, cuidado e informação aos servidores do TRT3!
Durante o evento, promovido pela ANAJUSTRA Federal com a SulAmérica, os associados puderam aferir a pressão, medir a glicose, curtir uma boa massagem (por meio da parceria com a @paguemenos) e conhecer os benefícios do novo plano de saúde com cobertura nacional.
🏥 É servidor do TRT3 e quer um plano que atende no Mater Dei? Fale com a gente. @redematerdei
#anajustrafederal #materdei #hospitalmaterdei #sulamerica
JUSAÚDE | EXAMES MÉDICOS
Repetir exames já realizados recentemente pode gerar custos desnecessários para o plano (e para você).
Sempre que for a uma nova consulta, leve consigo os resultados mais recentes. Essa atitude facilita o diagnóstico, otimiza o tempo do médico e evita exames desnecessários.
🔎 Consultas mais completas, diagnósticos mais precisos e economia para todos.
📁 Organize seus exames e colabore com a sustentabilidade do plano.
A JUSaúde, gestora de saúde da ANAJUSTRA Federal, reforça a importância do uso consciente para preservar o equilíbrio técnico-financeiro do contrato e manter condições justas para todos os associados.
#anajustrafederal #jusaúde #examesmedicos #planodesaude
Aquele momento em que um “oi” no corredor do fórum virou almoço junto, confidência, apoio em dia difícil e parceria pra vida.
Quem nunca fez uma amizade do nada?
👯♀️
Se você fez um amigo assim no Judiciário, se liga, que a campanha do calendário 2026 da ANAJUSTRA Federal já começou!
Participe acessando nosso hotsite e enviando a história desse laço que transcendeu o ambiente profissional e faz parte do seu dia a dia.
👉 Comente “amizade” e receba o link para enviar sua participação! #AmizadeVerdadeira
#LaçosQueFicam
#AmizadeNoTrabalho #anajustrafederal
A Reforma Administrativa voltou ao debate na Câmara com a criação de um grupo de trabalho que pretende apresentar um relatório até 14 de julho. Enquanto alguns defendem a modernização da máquina pública, outros veem riscos de precarização.
Quem defende a reforma diz que ela irá:
📌 Modernizar a gestão pública
📌 Reduzir burocracia
📌 Avaliar desempenho e premiar bons servidores
📌 Combater supersalários e distorções
📌 Rever vínculos excessivamente rígidos
No carrossel reunimos falas de representantes de diferentes setores que trazem alertas sobre pontos da proposta. Arraste para o lado para conferir e deixe nos comentários o que você pensa sobre o tema e o que vem sendo discutido pelo GT.
#ReformaAdministrativa
#ServiçoPúblico
#GestãoPública #anajustrafederal