É hoje! Reforma Administrativa será tema de live

Entrevistada será deputada Fernanda Melchionna (PSOL-RS). Outras lives com parlamentares, professores, servidores e especialistas estão previstas.

A Reforma Administrativa será tema de lives no Instagram da ANAJUSTRA Federal. O objetivo é colocar em debate a PEC 32/2020 e seus impactos para o serviço público e a sociedade. A primeira edição será com a deputada federal, Fernanda Melchionna (PSOL-RS), na próxima quinta-feira, 6/5, às 18h. 


Reserve essa data e horário - ANAJUSTRA Federal

Os convidados vão falar sobre o fim da estabilidade do servidor público, as alterações nos processos seletivos e no sistema remuneratório, a possibilidade de terceirização de serviço público e a destinação de cargos de livre nomeação a atribuições de natureza técnica, entre outros temas.

A live com a deputada Fernanda Melchionna (PSOL-RS) será tanto no Instagram da ANAJUSTRA Federal, no @anajustra, quanto no canal do YouTube da associação, cuja transmissão ao vivo já está programada


Leia também

CCJ volta a discutir reforma administrativa nesta segunda-feira (3)
Reforma Administrativa é alvo de críticas em audiência pública na Câmara
Ações conjuntas da ANAJUSTRA Federal e Frente Parlamentar Mista do Serviço Público
Reforma Administrativa: CCJ realiza primeira audiência pública
Reforma administrativa: equívocos e mentiras


As próximas datas e horários de lives sobre a “PEC da Reforma Administrativa: impactos no serviço público e na sociedade”, bem como os próximos convidados, serão divulgados nos canais de comunicação da entidade.

Em audiência pública na última semana na Câmara dos Deputados, Melchionna defendeu a inconstitucionalidade da proposta. “É uma vergonha desmontar a estabilidade. Isso é inconstitucional. Estão querendo transformar em atividade subsidiária os pré-requisitos e obrigatoriedades do Governo, os deveres do Estado para com os cidadãos. Atividade subsidiária pode ser contrato temporário e determinado com empresas privadas. Vamos ter uma fábrica: empresa de contratação de professor.”

Sobre a deputada Fernanda Melchionna

Fernanda Melchionna e Silva é bibliotecária, bancária e política brasileira, filiada ao Partido Socialismo e Liberdade (PSOL). Foi vereadora em Porto Alegre de 2009 a 2019 e, atualmente, é deputada federal, eleita nas eleições de 2018.

A parlamentar atua em defesa do serviço público e tem posição contrária à PEC 32/20. Subscreveu o requerimento para o comparecimento do ministro da Economia, Paulo Guedes, ao colegiado para esclarecer dúvidas sobre a reforma administrativa.

Participe, envie perguntas para serem respondidas durante a live.

Ações da ANAJUSTRA Federal contra a PEC 32/2020

A ANAJUSTRA Federal encaminhou a todos os deputados federais e presidentes dos Tribunais do Poder Judiciário da União (PJU) carta aberta contendo Estudo Técnico da diretora de assuntos legislativos da entidade, Glauce de Oliveira Barros, que aponta as ilegalidades da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 32/2020, da reforma administrativa.

Na carta, a associação defende a importância de os parlamentares e presidentes dos tribunais conhecerem as ameaças escondidas no texto da matéria, e, por meio do Estudo Técnico elaborado por Glauce, contesta publicamente os argumentos pró-reforma, desmascarando os dados (ou a falta deles), mentiras e mitos que rondam a proposta, cujo o fim último e não declarado é o desmonte da máquina pública.

Além disso, a entidade publica, em site especial, todas as informações sobre a proposta. Nele, o servidor e qualquer pessoa pode assinar abaixo-assinados contra a PEC 32 e participar de enquete no site da Câmara dos Deputados. Pelo site, as pessoas também podem enviar carta aberta para os parlamentares de seu estado.

Acessos: 98

🚨 A GAACTA chegou à Justiça Eleitoral.

O TSE publicou resolução que institui a GAACTA de 15% para servidores que ocupam cargos em comissão CJ-1 a CJ-4 em toda a Justiça Eleitoral.

A medida acontece depois do pedido apresentado pela ANAJUSTRA Federal em junho, que também protocolou pedido junto ao CSJT para garantir a mesma gratificação aos servidores dos 24 TRTs e Varas.

Ou seja: uma frente avançou. A outra continua em movimento. 💪

Enquanto STJ, TST, Justiça Federal e agora a Justiça Eleitoral já contam com a gratificação, os servidores dos TRTs ainda aguardam o mesmo reconhecimento.

E a ANAJUSTRA Federal vai intensificar os trabalhos junto ao CSJT para garantir esse direito!

Mesma responsabilidade. Mesma complexidade. Mesmo Judiciário. Por que tratamento diferente?

A luta pela isonomia continua e não para na GAACTA.

➡️ O próximo passo também será buscar o reconhecimento para as Funções Comissionadas (FCs), além de melhorias para toda a categoria em todos os seus ramos.

Porque isonomia não se faz pela metade.

Acesse o site e fique por dentro de tudo sobre o tema!
85 30
🏥 Saúde em foco no @trtrjoficial!

Nos dias 17 e 18/8, a ANAJUSTRA Federal esteve no Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região, no Rio de Janeiro, levando informação e cuidado aos servidores.

Durante a ação, os participantes puderam aproveitar serviços gratuitos de saúde, como aferição de pressão, teste de glicemia e bioimpedância, além de contar com um plantão tira-dúvidas sobre as opções de planos de saúde oferecidas pela entidade.

E, nesta quarta-feira (19), o presidente da ANAJUSTRA Federal, Antônio Carlos Parente, acompanhado dos consultores Nelson Dantas e Wallace Calazans e do gerente João Lemos, esteve com o presidente do TRT1, desembargador Roque Lucarelli Dattoli, para apresentar as alternativas de planos de saúde disponíveis para os servidores.

Também participaram do encontro o assessor da Presidência, Sérgio Lobo, e o vice-presidente do Tribunal, desembargador Leonardo da Silveira Pacheco.

🤝 A ANAJUSTRA Federal agradece ao TRT1 pelo espaço, pela receptividade e pela oportunidade de estar mais perto dos servidores, levando informação, prevenção e opções para cuidar da saúde de toda a família.

#anajustrafederal #trtrio #saude
38 3
Vocês correram, pedalaram, nadaram, dançaram, treinaram e, principalmente, compartilharam histórias. 💙

Encerramos na sexta a etapa de envio de participações para o Calendário ANAJUSTRA Federal 2027 – Servidores em movimento. A todos os associados que enviaram fotos e relatos, o nosso agradecimento por dividirem conosco um pouco de suas trajetórias e mostrarem como a atividade física faz parte de suas vidas.

Agora, começa uma nova etapa: a votação popular.

As 34 participações selecionadas estão disponíveis para votação e as 12 mais votadas irão compor o Calendário 2027.

Acesse o hotsite, conheça as histórias e vote nas suas favoritas.

O calendário é feito pelos associados. Agora, a escolha também é de vocês.

#anajustrafederal #servidoresemmovimento #calendário2027
11 0