O voto é um direito e um dever cívico
Leia a coluna do assessor parlamentar, Roberto Bucar.
Deputado Samuel Moreira durante a apresentação do voto complementar. Ao fundo, deputado Marcelo Ramos. Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados.
O relator da Reforma da Previdência, Samuel Moreira (PSDB/SP), apresentou voto complementar na última terça-feira, 2/7. Apesar dos pedidos de colegas de comissão, ele não alterou os parâmetros apresentados anteriormente para o servidor público, nem mexeu na regra de transição já proposta.
Deputados votam nesta quinta Reforma da Previdência
Leitura do relatório complementar segue sem data
A expectativa era que os servidores pudessem ter algo mais próximo ao projeto de Reforma da Previdência dos militares, que pagarão pedágio de 17%, frente a 100% dos servidores civis.
Ao invés disso, o relator reintroduziu a possibilidade de cobranças extraordinárias apresentadas na Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 6/2019 original do Executivo. Durante as audiências públicas, especialistas já avisaram que esse dispositivo pode ser visto como confisco e a redação possivelmente será inconstitucional.
O substitutivo também manteve o abono permanência para quem já tem direito de se aposentar e continua trabalhando. Entrentanto, ele definiu que leis posteriores podem tratar do tema, abrindo caminho para futura extinção ou outras mudanças nas regras do abono.
Atualização: novo substitutivo
Horas após apresentar o relatório complementar, o deputado Samuel Moreira leu na comissão um terceiro substitutivo para a reforma. Nessa última versão, ele especificou que a possibilidade de contribuição extraordinária será prevista apenas para os servidores da União.
O relator também retirou do texto as mudanças sobre competência da Justiça Federal para julgar ações envolvendo acidentes de trabalho. Fica preservada, dessa forma, a atual redação da Constituição. Moreira também aumentou alíquota da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), de 15% para 20% e especificou sua aplicação apenas aos bancos.
Debate
Dessa vez, não houve muitas brigas entre parlamentares de situação e oposição que têm polarizado as discussões em relação à previdência. Os deputados usaram o tempo para ressaltar pontos positivos e negativos na visão de cada um. Representantes dos partidos de centro flutuam conforme os próprios interesses, compondo ora com a esquerda, ora com a direita, mas a tendência majoritária é que apoiem a reforma.
Como de costume, o relator não fez muitos comentários sobre o texto. Apenas informou que o voto escrito seria disponibilizado posteriormente e que as alterações feitas eram fruto “da necessidade de aperfeiçoamento do texto anteriormente apresentado, sem alterações significativas de conteúdo”, prosseguindo à leitura.
Nos debates preliminares, alguns questionaram a dureza das medidas. “Nós não podemos concordar com que categorias como a dos professores sejam tão penalizadas e com que a situação dos servidores públicos federais seja agravada ainda mais”, declarou Jorge Solla (PT/BA).
O deputado Bira do Pindaré (PSB/MA) foi outro que enxergou problemas no relatório, como a contribuição mínima de 20 anos para o regime geral, a nova forma de cálculo dos benefícios e a transição dos servidores. “Também não podemos aceitar a transição cruel que penaliza servidores públicos e trabalhadores do Regime Geral de Previdência Social que estão quase chegando à aposentadoria e vão ter que ver a sua aposentadoria adiada por mais 5 anos, por mais 6 anos, por mais 7 anos, por mais 10 anos”, destacou.
Por outro lado, o deputado Darcísio Perondi (MDB/RS) parabenizou o relator e afirmou que ele precisa se manter firme frente às “corporações militares e policiais, que têm que trabalhar mais”. “E mais: nós tentamos no outro Governo, e este Governo até foi mais corajoso. Enfrentar com toda força a alta “privilegiatura”, tanto do serviço público como do topo do serviço geral, isso é Governo que tem sabedoria, que tem coragem, e um Parlamento, também, que tem coragem”, concluiu.
Teve também quem lamentou a retirada da capitalização do texto, como Paulo Ganime (Novo/RJ), que disse esperar uma nova PEC para falar exclusivamente sobre o tema.
“Quanto às regras de transição, eu acho que é uma pena que nós tenhamos mudado a regra de transição em relação ao texto original. Eu acho que o texto agora, colocando os dois no mesmo artigo facilita até uma nova discussão, de repente, um destaque para esse tema voltar. A capitalização eu acho que um é tema fundamental, mas nós já conversamos inclusive com o Presidente da Câmara, Rodrigo Maia, para tentar apresentar uma PEC separadamente para discutir a capitalização, porque eu acho que esta é, de fato, a Nova Previdência, é a Nova Previdência que o Brasil precisa”, defendeu.
Tramitação
Novas modificações no texto ainda podem ser feitas na comissão especial por nova complementação de voto, ou através da votação de destaques, que são pontos específicos sugeridos pelos demais membros do colegiado.
Embora menos provável, também existe a oportunidade de outros deputados apresentarem voto em separado, uma espécie de relatório alternativo que seria aceito em caso de rejeição do parecer do relator.
Como depende de acordo, inclusive com a oposição, a votação ainda não tem data para ocorrer. O presidente da comissão, Marcelo Ramos (PL/AM), declarou que vai se reunir com os líderes nesta quarta-feira, 3/7, para definir os próximos passos.
Saiba mais
Você pode acompanhar todas as notícias sobre a Reforma da Previdência no site especial criado pela ANAJUSTRA. Também pode conferir a íntegra do voto complementar e assistir ao vídeo da audiência de leitura no site da Câmara.
Acessos: 82
Esta merece chegar ao grupo da família. 📲
@drogasiloficial @raiaoficial
Dependentes cadastrados também têm descontos na Drogasil e na Raia: 35% em medicamentos genéricos tarjados e 18% em medicamentos de marca tarjados.
Confira as orientações no app ANAJUSTRA Federal e compartilhe com quem pode aproveitar!
Movimentar o corpo, cuidar da alimentação e abrir espaço para a saúde emocional. A TotalPass reúne diferentes formas de cuidar de você. 💙
@totalpass
Além das opções de atividade física, os planos a partir do TP2 incluem o Total Mind, com sessões de terapia on-line, e o Total Nutri, com plano alimentar personalizado e teleconsulta com nutricionista.
Confira os serviços e as condições de cada plano e escolha o que combina com suas necessidades.
Seu próximo login pode dar uma chance extra de ganhar! 📲🎁
Associados adimplentes que tiverem o app ANAJUSTRA Federal instalado e já tiverem feito login recebem um número extra para concorrer aos 50 prêmios do Mês do Servidor.
Já baixou? Entre na sua conta e garanta sua chance extra! 💙
📅 Sorteio em 28/10, durante a live no YouTube da ANAJUSTRA Federal.
Comente LIVE para receber o link e ativar o lembrete!
💚 Seu próximo treino pode vir com muito mais vantagens!
Com o convênio entre a ANAJUSTRA Federal e a TotalPass, você tem taxa de adesão gratuita e pode incluir até 5 dependentes. É mais facilidade para cuidar da saúde e do bem-estar de toda a família!
E tem mais: a TotalPass está oferecendo descontos adicionais no primeiro mês dos planos TP1+ e TP2. São 50% OFF no TP1+ e 30% OFF no TP2. 🔥
📲 Passe para o lado, confira os valores e veja como ativar o benefício.
⏳ As condições especiais de lançamento são válidas até 31 de dezembro de 2026 e o prazo da promoção dos planos é limitado!
#ANAJUSTRAFederal #TotalPass #convênios #descontosevantagens
🏋️♀️ Seu treino também pode ter a marca da economia!
Os convênios da ANAJUSTRA Federal estão presentes em vários momentos da sua rotina — inclusive na hora de cuidar da saúde, escolher um tênis novo ou renovar o look de treino! 💚
Com TotalPass, Mizuno e Netshoes, você tem mais oportunidades para se movimentar, se equipar e aproveitar vantagens exclusivas.
Mais benefícios no seu dia a dia. Mais motivos para aproveitar! 😉
Acesse www.anajustrabeneficios.com.br e confira todas as nossas parcerias!
#clubedevantagens #convenios #descontosparaassociados
📢 Tem novidade no Mural de Permuta e Redistribuição!
Novos anúncios chegaram à plataforma! Se você está pensando em se aproximar da família, mudar de cidade ou encontrar novas possibilidades para sua carreira, vale a pena conferir!
📲 Acesse o app ou o site da ANAJUSTRA Federal, consulte os anúncios de permuta e redistribuição e veja se alguma oportunidade combina com o que você procura.
#permuta #redistribuicao #anajustrafederal