Previdência: voto complementar será lido na quinta

Previdência

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Líder da minoria defendeu que possibilidade de privatizaçaõ dos fundos complementáres seja excluída do texto final. Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados.

A tramitação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 6/2019 na Comissão Especial caminha para o fim. Na próxima quinta-feira, 27/6, será lida a complementação do voto do relator, deputado Samuel Moreira (PSDB/SP). Ele acompanhou todas as discussões sobre seu parecer durante as últimas sessões e, agora, tem nova chance de incorporar sugestões feitas pelos colegas.

Um dos pontos críticos do projeto continua sendo a situação dos servidores públicos. Embora tenha apresentado uma alternativa de pedágio para o funcionalismo, a Reforma da Previdência continua tratando com rigidez excessiva os beneficiários dos regimes próprios, como apontou o líder da oposição, Alessandro Molon (PSB/RJ).

“Outro problema grave da proposta: a demonização do servidor público. É preciso tomar muito cuidado com esse tema. É preciso pactuar uma transição com os servidores, sim, mas uma transição mais justa. Essa que está sendo proposta é quase que um castigo por alguém ter acredito no serviço público. Alguém que organizou sua vida e fez o concurso acreditando que o poder público ia cumprir aquele contrato de trabalho. Os únicos que não podem cobrar do poder público o cumprimento da sua palavra são os servidores. Todos os contratos têm que ser respeitados, menos o contrato com o servidor público? ”, enfatizou.

Previdência complementar

Outros parlamentares lembraram também do dispositivo da reforma que permite a atuação de empresas privadas nos fundos de previdência complementar dos servidores. Para a líder da minoria, deputada Jandira Feghali (PCdoB/RJ), o texto estaria dando espaço para uma espécie de privatização das aposentadorias do funcionalismo. “Esses itens, para o sistema financeiro, são um filé mignon e isso é gravíssimo no seu relatório que eu realço”, declarou.

O relator rebateu dizendo que não há ônus para os funcionários do governo com a atuação do mercado financeiro em instituições como Funpresp, Petros, Postalis e afins. “Cá entre nós, qual o preconceito o regime complementar fazer suas aplicações da forma que achar melhor? Qual o problema, se puder capitalizar melhor? Por que vetar que tenham ganhos maiores se o mercado oferecer ganhos maiores? ”, disse.

Votação

As discussões levaram quatro dias e mais de 30 horas para a conclusão. Agora, depois de lido o voto complementar, os parlamentares deverão finalmente votar o texto que irá ao Plenário da Câmara. Antes, havia sido firmado um acordo com os membros do colegiado para que não houvesse obstrução. Apesar disso, líderes de oposição já anunciam que devem sim utilizar o instrumento para retardar a análise do parecer.

Acessos: 0

A Funpresp-Jud está iniciando a implementação dos Perfis de Investimentos, para oferecer opções ainda mais personalizadas para os participantes. O modelo adotado pela Fundação para os perfis será o Ciclo de Vida.

Para entender mais sobre isso, o PodSer’, o PODcast do SERvidor associado da ANAJUSTRA Federal, conversou com o presidente da Fundação, Amarildo Vieira.

→ Assista a esse trecho e ouça na íntegra no Spotify.

#anajustrafederal #funprespjud #investimento #pju #servidorpublicofederal
18 2
Você sabia que associados e dependentes têm atendimento personalizado com o nosso consultor financeiro?

É isso mesmo!

Com esse auxílio especializado, você pode traçar um plano para tirar suas contas do vermelho.

Acesse anajustrafederal.org.br

💡O prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda em 2025 começa em março. A data exata ainda não foi divulgado pela Receita Federal, mas o período provável deve ir de 17 de março a 31 de maio, considerando o calendário do ano passado. Aproveite o serviço para tirar suas dúvidas sobre o tema!

#anajustrafederal #consultoriafinanceira #impostoderenda
34 1
Garantir um plano de saúde de qualidade faz toda a diferença para você e sua família. 

No Rio de Janeiro, a JUSaúde da ANAJUSTRA Federal tem uma parceria consolidada há mais de 15 anos com a Unimed Fesp, disponibilizando planos a partir de R$315,01 para associados das Justiças Trabalhista, Eleitoral e Federal.

➡️ Arraste para o lado e confira todas as condições.
Precisa de mais informações? Fale com a gente pelo WhatsApp: 61 3322-6864.

#jusaúde #anajustrafederal #planodesaude #unimedfesp #cuidadocomsegurança
11 1
💪🏽 Somos a maior entidade representativa de servidores do Judiciário Federal.

Ao longo dos anos, a ANAJUSTRA Federal cresceu, consolidou-se e se tornou a maior entidade representativa dos servidores do Judiciário Federal. Isso não aconteceu por acaso, mas sim com dedicação, trabalho e benefícios exclusivos que fazem a diferença no seu dia a dia.

ANAJUSTRA Federal
Maior e mais forte, com você!

#anajustrafederal #servidorpublicofederal #pju #servidorpublico
26 4
Tudo o que acontece na ANAJUSTRA Federal na palma da sua mão 🤳🏼

O WhatsApp é a sua rede social do coração? ❤️ Entre na nossa Comunidade e receba nossos posts, notícias e novidades.

#anajustrafederal #pju #whatsapp #servidorpublicofederal
15 0