PEC proíbe parcelamento do salário de servidores

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Aguarda relator na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara a PEC 230/2016, que obriga a União, os estados e os municípios a garantir o pagamento integral dos salários dos servidores públicos, proibindo o seu parcelamento.

Conforme justificativa do autor, deputado Francisco Floriano (DEM-RJ), “o salário tem natureza alimentar e não pode ser parcelado ou retido”. Ainda segundo ele, o parcelamento é inconstitucional, pois viola o inciso XV do art. 37 da CF, que determina a irredutibilidade dos vencimentos dos servidores públicos.

“O parcelamento dos vencimentos prejudica os servidores. Afeta diretamente os compromissos assumidos, como mensalidade de escolas e financiamentos”, exemplifica.

Tramitação

A PEC foi apresentada em junho passado e, depois de designado seu relator, terá o parecer apreciado pela CCJ quanto a sua admissibilidade. Se aprovada, será examinada por uma comissão especial antes de ser votada em dois turnos pelo Plenário.

Apensada a ela está a PEC 249/2016, que altera o artigo 39 da Constituição Federal, também para garantir o pagamento integral dos salários devidos aos servidores das três esferas. Ela também aguarda definição de relator na CCJ.

(Com informações da Agência Câmara)

Acessos: 0

Controlar as finanças pode parecer um sacrifício, mas é justamente esse esforço que abre espaço para mais liberdade e tranquilidade no futuro. 💡

No artigo publicado em nosso site, o consultor financeiro da ANAJUSTRA Federal, José Carlos Dorte, fala sobre os desafios, a importância da disciplina e as ferramentas para transformar a relação com o dinheiro em um caminho de equilíbrio e prosperidade.

📲 Leia o conteúdo completo no site da ANAJUSTRA Federal.

#educacaofinanceira #planejamentofinanceiro #anajustrafederal
6 0
O Espaço Cultural existe para divulgar os talentos dos servidores do Judiciário Federal, e o próximo destaque pode ser você.

Se você escreve, canta, compõe, pinta, costura, faz artesanato, atua como artista plástico ou cria conteúdos em canais digitais, este é o seu espaço.

Tanto para quem faz por paixão quanto para quem transforma a arte em renda extra, o Espaço Cultural é vitrine e inspiração.

📩 Envie sua história, fotos e links para: cultural@anajustrafederal.org.br e mostre seu talento para colegas de todo o Brasil.

#anajustrafederal #espacocultural #cultura #arte #talentos #servidorpúblico #artesanato #música #escrita #artesplásticas #judiciáriofederal
12 0