
Motta afirma que foco da reforma administrativa é modernizar o Estado
Segundo ele, a ideia é trazer novos parâmetros de eficiência aos servidores.
O projeto que recompõe as perdas salariais dos servidores do Poder Judiciário da União, PLC 29/2016, recebeu parecer favorável sem condicionantes do relator Jorge Viana (PT-AC), na sessão da Comissão de Assuntos Estratégicos (CAE) desta terça-feira, 28/6, e segue para audiência pública com o Ministério do Planejamento para debater o impacto nas contas da União. Posteriormente o projeto será apreciado no Plenário.
O PLC 29/2016 era o item 6 e foi votado após cinco mensagens do Senado Federal (MSF), que também estavam na pauta da 18ª sessão Extraordinária. A votação durou duas horas e contou com muitos debates.
Durante a discussão da matéria, o senador Ricardo Ferraço (PSDB-ES) manteve a posição por necessidade de mais informações. A bancada do PT, com a palavra do senador Paulo Rocha (PT-PA), disse se orientar a favor do projeto. No entanto, a maioria dos membros teve uma orientação por uma audiência na CAE com o ministro do Planejamento, tendo em vista que existe um total de 14 projetos que tratam de assuntos similares (de reajustes salariais).
Também presente na sessão, o senador e ex-ministro do Planejamento Romero Jucá (PMDB-RR) declarou que o partido é favorável à proposta. Ele ressaltou que o Judiciário é independente na sua formulação orçamentária e que a negociação está dentro do orçamento para este ano. O senador Acir Gurgacz (PDT/RO) concordou com o posicionamento do peemedebista. “Se a projeção não acontecer, o Judiciário vai ter que se adaptar dentro do seu orçamento. O Judiciário é independente. Os servidores merecem atenção”, ressaltou.
Em seu encaminhamento, o relator da matéria salientou que “a proposta não prevê aumento e sim reposição salarial. O parecer favorável não agrava o orçamento nacional. Eu proponho pelo voto dos colegas para apreciarmos essa matéria porque ela foi completamente instruída. Eu prefiro acreditar na veracidade das informações assinadas pelo ministro Lewandowski”, disse.
Ao abrir para votação, a presidente da comissão, senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR), destacou que não cabe mais vistas ao projeto. Ao final, os senadores deliberaram pela aprovação da matéria na comissão. Segundo noticiou a Agência Senado, a data da audiência pública com o Ministério do Planejamento está marcada para a próxima quarta-feira, 06/7.
O assessor parlamentar da ANAJUSTRA, Roberto Bucar, acompanhou toda a sessão e após a votação conversou com o senador Romero Jucá. Bucar, junto a outros representantes da categoria, intercedeu ao peemedebista que solicitasse ao Ministério do Planejamento um ofício respondendo a todos os imbróglios levantados durante a apreciação, desfazendo a necessidade de aguardar uma audiência, uma vez que a casa revisora está próxima ao período de recesso. Jucá achou plausível a proposta.
Ofícios
Segundo o senador Jorge Viana (PT-AC), a CAE recebeu, no dia 24/6, os ofícios do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o do Supremo Tribunal Federal (STF) com informações sobre o impacto financeiro do PLC 29/2016.
Confira o ofício do CNJ e o ofício do STF
Acessos: 0
CLUBE DE VANTAGENS | EDUCAÇÃO
🎒📚 Parceria de valor para o futuro do seu filho!
A ANAJUSTRA Federal é parceria da Maple Bear Sagrada Família, em Belo Horizonte. A unidade é parte da maior rede de escolas bilíngues do mundo, com metodologia canadense e imersão em inglês desde a primeira infância.
Filhos de associados têm 10% de desconto nas mensalidades e acesso a uma educação de excelência, com estrutura acolhedora, segura e voltada ao desenvolvimento integral das crianças.
🌐 Saiba mais em anajustrabeneficios.com.br
#educacao #bilinguismo #maplebear #anajustrafederal #beneficioexclusivo #associadoanajustra #bh
📚 Pensando em trocar a escola do seu filho?
Sabemos que essa escolha envolve muitos fatores e queremos te ajudar nessa decisão tão importante! 💡
Confira 3 pontos que fazem toda a diferença na hora de escolher uma nova escola:
✅ Proposta pedagógica alinhada com os seus valores
✅ Estrutura e localização que se encaixam na rotina
✅ Custo-benefício exclusivo para associados da ANAJUSTRA Federal
E o melhor: são mais de 500 instituições conveniadas em todo o país com descontos especiais! 💰🎓
👉 Arraste para saber mais!
#ClubeDeVantagens #Educação #EscolhaCerta #DescontosExclusivos #ANAJUSTRAFederal
🏥 Seu plano cobre o Mater Dei?
A Carolina é uma personagem fictícia, mas pode ser que você se identifique com essa história. Está pensando em complementar sua assistência com o plano hospitalar com obstetrícia SulAmérica, via JUSaúde da ANAJUSTRA Federal?
✅ Atendimento no Hospital Mater Dei
✅ Internação com conforto
✅ Cirurgia com cobertura completa
✅ Coparticipação justa e transparente
Você pode ter acesso a esse benefício. Fale com a gente no WhatsApp (6133226864) e saiba mais!
#anajustrafederal #jusáude #trt3 #sulamerica #planodesaúde #materdei #benefício #qualidadedevida #servidorpúblico
Você conhece a Telemedicina?
Ela é prática, segura e pode evitar deslocamentos desnecessários, inclusive em situações simples.
📲 Dores leves, dúvidas sobre medicamentos e resultados de exames podem ser resolvidos pelo atendimento remoto.
Além disso, a Telemedicina ajuda a evitar a superlotação de prontos atendimentos.
▶️ Acesse o app ou o site da operadora e confira como utilizar.
#anajustrafederal #telemedicina
CALENDÁRIO 2026 👉 Conheça histórias reais de quem encontrou, no ambiente de trabalho, muito mais do que colegas: encontrou inspiração, amizade e parceria para a vida.
💬 Histórias que emocionam, inspiram e mostram como o ambiente profissional pode ser também um espaço de afeto, propósito e conexão.
⠀
Envie você também sua participação até 8/8, e tenha a chance de estampar nosso desejado calendário 2026!
👉 Comente “amizade” para receber o link da página especial e enviar sua história!
#ANAJUSTRAFederam #Amizadenotrabalho #ConexõesQueMarcam #calendario2026
📸 Teve cuidado, teve bem-estar e teve novidade boa na Semana Bem-Viver no TRT3! @trt_mg_oficial
Durante o evento promovido pela ANAJUSTRA Federal em parceria com a SulAmérica, os servidores aproveitaram serviços gratuitos como aferição de pressão, teste de glicose e massagem — com o apoio da @paguemenos — além de conhecer de perto o novo plano de saúde com cobertura nacional.
🏥 Quer um plano que atende no Mater Dei? A ANAJUSTRA Federal tem essa opção, com condições exclusivas para associados.
▶️ Confira o que disse quem passou por lá!
#anajustrafederal #materdei #hospitalmaterdei #sulamerica