Delegada Ione é eleita presidente da Comissão de Administração e Serviço Público
A comissão discute temas como a organização político-administrativa da…

Manifestação reuniu servidores de todo o Judiciário que acreditavam na derrubada do veto.
O site da Câmara disponibilizou o nome dos deputados que votaram contra e a favor do veto 26, mantido na sessão conjunta do Congresso realizada nesta terça-feira, 17/11. Há duas listas para consulta, uma com o resultado por partido e outra por estado.
Lista por partido
Lista por estado
Discursos
A noite de ontem foi marcada por discursos inflamados pela derrubada do veto 26. Vários congressistas destacaram que a categoria aguarda a aprovação de sua recomposição salarial há nove anos e que não poderia pagar a conta pelos desmandos econômicos do governo. “Estão tentando transferir para o servidor o ônus de uma crise de gestão”, alertou o deputado Rocha (PSDB-AC) que também acrescentou: “os senhores sabem o quanto ganhavam nove anos atrás? Os servidores do Judiciário sabem”.
Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP) lembrou que os projetos que tratam de benefícios para magistrados têm tratamento diferenciado, sendo facilmente aprovados. “Para os “capas pretas” tudo, para os servidores não”. Ele ainda acrescentou que a reposição do vencimento básico dos servidores não afetaria o ajuste fiscal, que se daria de forma escalonada.
Pauderney Avelino (DEM-AM) também fez um pronunciamento acalorado. Lembrando que foi o relator do último reajuste aprovado para a categoria, o deputado afirmou que pauta-bomba é o desgoverno da atual presidente e fez um apelo para que os colegas votassem a favor dos servidores.
Também discursaram pela derrubada do veto Morani Torgan (DEM-CE), Miro Teixeira (Rede-RJ), Betinho Gomes (PSDB-PE), Caio Nárcio (PSDB-MG), Pompeo de Matos (PDT-RS), Domingos Sávio (PSDB-MG), Expedito Netto (SD-RO), Fábio Sousa (PSDB-GO), Rubens Bueno (PPS-PR), Ivan Valente (PSOL-SP), Efraim Filho (DEM-PB), dentre outros.
Entre os senadores, se posicionaram contra o veto Ronaldo Caiado (DEM-GO), Randolfe Rodrigues (Rede-AP), Magno Malta (PR-ES) e Flexa Ribeiro (PSDB-PA).
Com dedo em riste, Randolfe enfatizou que se o governo executasse dívidas tributárias de grandes empresas, 13 reajustes para a categoria seriam pagos. “Os argumentos para negar o reajuste não se sustentam”, disse ele em sua primeira fala. Quando o veto já estava sendo votado, o senador voltou a se pronunciar. “Temos uma escolha a fazer. O que está em jogo é o veto a um direito legítimo de uma categoria que vem enfrentando diversas inverdades. O reajuste é a reposição de dez anos sem aumento”.
Leia também: Veto ao PLC 28/15 é mantido na Câmara dos Deputados
Bode expiatório
Para Caiado, o governo escolheu os servidores do Judiciário como bodes expiatórios. “Os servidores da Justiça merecem respeito. Não é justo o governo dizer que pra salvar a governabilidade é preciso manter o veto”, declarou.
O congressista também elogiou a categoria pela capacidade de mobilização e resistência. “Jamais assistimos a uma classe com tamanha capacidade de se mobilizar”.
Já os parlamentares da base, em suas falas, alegaram que o veto não tratava do mérito do reajuste, mas da necessidade de equilibrar a economia do país em um momento de crise.
Perseverança e força
A diretora de assuntos legislativos da ANAJUSTRA, Glauce de Oliveira Barros, e o assessor parlamentar, Roberto Bucar, acompanharam a votação. Resumindo o sentimento de toda a categoria, a diretora se disse decepcionada com o resultado, especialmente, com o descompromisso de congressistas que não registraram seus votos.
“A abstenção e a ausência daqueles deputados que já haviam registrado a presença e se ausentaram no Plenário, não indica uma derrota da categoria, mas a falta de compromisso do parlamentar que deixa de cumprir com a obrigação assumida quando empossado no cargo para o qual foi eleito”, ressaltou.
Glauce também afirmou que o momento é de perseverar. “Essa força tem que continuar não só perante o parlamento, mas nas bases representativas. Esse é o momento para que os servidores se mantenham unidos para alavancar a carreira. Qualquer desistência ou movimento individual que leve à desunião representa mais uma década de congelamento salarial”.
“Não podemos nos deixar levar por divisões partidárias ou por busca de conquistas individualizadas. Não vamos nos prender em discussões que levam à separação e ao enfraquecimento da carreira. O momento é de movimentação de toda a categoria em busca de uma remuneração digna aos servidores que representam a pilastra que sustenta o Poder Judiciário. A busca pela conquista continua”, finalizou.
Acessos: 3
💡 Você já usa o Clube de Vantagens da ANAJUSTRA Federal?
Se você é associado, o acesso é simples e rápido:
use o mesmo CPF e senha do site principal.
E tem mais: seus dependentes também podem aproveitar 💙
Na área restrita, é possível cadastrar cônjuge, filhos ou netos. Cada um recebe um link por e-mail para criar o próprio login.
São mais de mil convênios e serviços pensados para ajudar você a economizar no dia a dia.
👉 Acesse, cadastre e aproveite seus benefícios exclusivos.
#anajustrafederal #convenios #beneficios
Viva a cidade de atmosfera autêntica e identidade singular.
Única capital brasileira cortada pela Linha do Equador, a nossa querida capital do meio do mundo, banhada pelas águas do imponente rio Amazonas.
Viva a terra onde a herança portuguesa se encontra com a força e a riqueza das tradições negras e indígenas.
Viva o Marabaixo, sua história, sua fé e sua beleza vibrante.
Viva a amada Macapaba, chão protegido por São José, guardada pela maior fortaleza colonial do Brasil, que hoje celebra 268 anos.
Quem vive, nasceu ou já esteve na joia da Amazônia sabe:
Macapá é tudo de bom! 💙🌎
#anajustrafederal #macapa #aniversariodemacapa
📊💹 Vamos bater um “papo de valor”?
Já ouviu aquela frase: “comida a gente paga à vista”?
Mas… será que essa regra vale para tudo? 🤔
Na nova série Papo de Valor, o consultor financeiro da ANAJUSTRA Federal, José Carlos Dorte, traz orientações práticas para ajudar você a tomar decisões financeiras mais conscientes no dia a dia.
Neste primeiro episódio, ele explica:
✔️ O que faz sentido pagar à vista
✔️ Quando o parcelamento pode ser uma boa escolha
✔️ A regra de ouro antes de assumir uma parcela
📊 Tem alguma dúvida financeira?
Deixe nos comentários!
#PapoDeValor #EducaçãoFinanceira #PlanejamentoFinanceiro #ANAJUSTRAFederal #ServidorPúblico
O Congresso Nacional já retomou seus trabalhos.
O cenário, no entanto, é atípico. Por se tratar de um ano eleitoral, o tempo dedicado à atividade legislativa será reduzido e marcado por disputas políticas mais intensas.
→ Sobre o tema, confira o artigo do assessor parlamentar da ANAJUSTRA Federal, Roberto Bucar.
#congressonacional #anajustra #deolhoembrasilia
2026 é oficialmente o ano dos feriadões. Para quem quer aproveitar as folgas e viajar, a @anajustracorretora oferece as melhores opções de seguro viagem, com descontos acima do mercado.
Se vai pegar a estrada de carro, os descontos nos seguros auto também são os mais vantajosos. E para relaxar de verdade nos dias de folga, nada como contar com os melhores seguros residenciais.
Acesse o site e confira todos os seguros com as melhores condições do mercado!
📲 Fale com a ANAJUSTRA Corretora pelo WhatsApp ou envie e-mail para
cotacao@anajustrafederal.org.br
#anajustra #viajar #seguroviagem
A ANAJUSTRA Federal segue atuando de forma firme na defesa da valorização dos servidores de todo o Poder Judiciário da União.
Em reunião com a Associação, nesta quinta-feira, 29/1, o presidente do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministro Vieira de Mello Filho, afirmou que pretende implementar o Adicional de Qualificação de forma quase imediata e também avançar na regulamentação da licença compensatória.
Segundo o ministro, ambas as medidas serão implementadas após o recebimento dos cálculos de impacto orçamentário a serem encaminhados pelos tribunais. Na ocasião, ele reafirmou o compromisso de tratar magistrados e servidores de forma isonômica ao longo de sua gestão.
A ANAJUSTRA Federal acompanha de perto os desdobramentos e reforça seu compromisso com a valorização dos servidores.
Leia a notícia completa no site da ANAJUSTRA Federal
🔗 anajustrafederal.org.br (na bio)
📸 Na foto, o Presidente do CSJT, ministro Vieira de Mello Filho, ao lado da representante e do presidente da ANAJUSTRA Federal, respectivamente, Janedir Lopes Morata (à esquerda) e Antônio Carlos Parente (à direita).
#anajustrafederal #adicionaldequalificacao #csjt @csjt_oficial