Impasse impede sessão e Renan promete análise de vetos na próxima 3ª

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

O presidente do Senado, Renan Calheiros, anunciou no final da tarde desta quarta-feira, 30/9, o adiamento da sessão do Congresso que analisaria vetos presenciais, entre eles, o da recomposição salarial para os servidores do Poder Judiciário. Uma nova sessão foi marcada para o dia 6/10, próxima terça-feira, às 11h30.

Após o anúncio, servidores que aguardavam a reunião protestaram cantando: “Sem reposição, em 2016 não tem eleição”. Nos gramados do lado de fora do Congresso o ato organizado pela categoria reuniu milhares de servidores que com carro de som, faixas e vuvuzelas pressionavam pela derrubada do veto 26. 

“Nos sentimos desrespeitados. Nos tornamos moeda de troca entre os parlamentares, mas não vamos desanimar”, afirmou a diretora de assuntos legislativos da ANAJUSTRA, Glauce de Oliveira Barros. Ela e o assessor parlamentar da associação, Roberto Bucar, acompanharam a movimentação no Congresso durante todo o dia. 


Novo adiamento provoca revolta dos servidores que aguardavam a sessão.

Impasse

O presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e alguns líderes partidários exigiam a entrada em pauta dos vetos da presidente Dilma Rousseff à reforma política. Cunha também cobrava agilidade na tramitação da PEC 113/2015, que permite o financiamento de campanhas eleitorais por empresas. 

Tendo seus interesses barrados, Cunha então manteve o Plenário da Câmara ocupado com sessões extraordinárias durante todo o dia.  O gesto foi classificado pelo presidente do Senado como “capricho”. “A Câmara convocou sessões seguidas para o mesmo horário. Isso é inédito, mas aconteceu. Nós vamos convocar a próxima sessão para concluirmos a apreciação dos vetos, que estão sendo cobrados. Vamos priorizar o todo, e não uma parte”, destacou o senador.

No Plenário da Câmara alguns deputados chegaram a pedir o encerramento da sessão  para que a reunião do Congresso fosse realizada. No Senado, a postura de Cunha foi criticada. “Essa cobrança é absolutamente descabida. O Senado não vai se curvar a esse tipo de procedimento reprovável. Acredito que não se constrói democracia dessa forma. É um confronto absolutamente prejudicial para o país. O que nos cabe é ter firmeza e serenidade para não agravar mais essa situação”, analisou o líder do PSDB, Cássio Cunha Lima (PB).  (Com informações da Agência Senado)
 

Acessos: 0

🎬 “Minha história com os Quintos” é o retrato da luta e da conquista de milhares de servidores que contaram com o apoio da ANAJUSTRA Federal em cada etapa dessa jornada.

💪 Foram anos de incertezas, idas e vindas nas decisões, mas também de união, persistência e vitórias.

Hoje, com o reconhecimento do MS 39.881 no STF, o direito aos Quintos está reafirmado — garantindo tranquilidade e justiça para quem sempre dedicou sua vida ao serviço público.

📜 Justiça feita.
💙 Quintos garantidos.
👩‍⚖️ Servidor valorizado.

#ANAJUSTRAFederal #Quintos #MS dosQuintos #VitóriaDosServidores #STF #Justiça #DireitoGarantido #ServidorPúblico
373 30
Você sabia que pode escolher como e sobre o que quer receber as mensagens da ANAJUSTRA Federal? 💚
Com poucos cliques, é possível configurar suas preferências de comunicação e selecionar os temas de maior interesse, direto na área restrita do site.

👉 Acesse anajustrafederal.org.br e faça login com seu CPF e senha de associado.
No menu, clique em “dados pessoais” → “preferências de comunicação”.

Lá, você escolhe se quer receber nossos comunicados por e-mail, WhatsApp ou SMS — uma, duas ou todas as opções — e garante que nenhuma novidade fique de fora.

Entre os temas disponíveis estão:
⚖️ Ações jurídicas
🏥 Saúde e rede conveniada
📬 Boletim semanal
💼 ANAJUSTRA Corretora
... e outros assuntos de interesse do associado.

💡 Atualize suas preferências e mantenha-se informado da forma que preferir!

#anajustrafederal #preferenciasdecomunicacao #associadoanajustra #pju #judiciariofederal
12 0