
Motta afirma que foco da reforma administrativa é modernizar o Estado
Segundo ele, a ideia é trazer novos parâmetros de eficiência aos servidores.
Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado
O veto à recomposição salarial dos servidores do Judiciário dominou o debate na sessão do Congresso Nacional iniciada na noite de ontem, 22, e encerrada por volta das 2h30 da madrugada de hoje, 23, sem a apreciação de seis dos 32 vetos pautados.
A maioria dos deputados e senadores presentes defendeu a derrubada do veto à reposição do vencimento básico da categoria. O primeiro a se manifestar a favor da derrubada de veto foi o deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB/SP). “O Judiciário não é feito apenas de magistrados. São os servidores os verdadeiros baluartes do Poder Judiciário”, enfatizou ele após conclamar os colegas a votarem a favor dos servidores.
O deputado Domingos Sávio (PSDB/MG) foi enfático em sua fala, pedindo que cada parlamentar votasse de maneira independente. “Não são os servidores culpados da gastança do governo. Recomposição salarial de nove anos não é privilégio. Vamos derrubar o veto e não vamos quebrar o país. Não podemos transferir essa conta aos trabalhadores”, afirmou.
Os senadores Randolfe Rodrigues (Psol/AP) e Ronaldo Caiado (DEM/GO) também defenderam a derrubada do veto. Rodrigues assinalou que o argumento do governo por “responsabilidade” é uma desculpa para “colocar a crise nas costas dos trabalhadores e dos servidores públicos”. Ele ainda acrescentou: ”querem colocar o peso da crise nas costas dos trabalhadores. Não podemos aceitar a criminalização dos servidores”.
Também defenderam a reposição do vencimento básico dos serventuários do Judiciário durante a sessão os deputados: Vanderlei Macris (PSDB/SP), Delegado Edson Moreira (PTN/MG), Miro Teixeira (PROS/RJ), Danilo Forte (PMDB/CE), Pompeo de Mattos (PDT/RS), Heráclito Fortes (PSB/PI), Luis Carlos Heinze (PR/RS),Moroni Torgan (DEM/CE), Caio Márcio (PSBD/MG), Pauderney Avelino (DEM/AM), Daniel Coelho (PSDB/PE), Efraim Filho (DEM/PB), Esperidião Amim (PP/SC) e Ivan Valente (Psol/SP).
Entre os senadores, defenderam posição contrária ao veto 26: Magno Malta (PR/ES) e Flexa Ribeiro (PSDB/PA), além de Caiado e Rodrigues.
Durante a sessão, a oposição também acusou o governo e parlamentares governistas de fazerem acordos não republicanos para que os vetos fossem mantidos, em alusão a “oferta” de cinco ministérios ao PMDB, negociada no dia de ontem.
Sem quórum
Após mais de cinco horas de debate, alguns congressistas alertaram que não seria prudente apreciar o veto 26 sem o quórum necessário para derrubá-lo e um após o outro foram pedindo a obstrução da sessão. Pouco antes dela ser terminada pelo presidente do Senado, eles deram as costas à mesa, obrigando Calheiros a encerrá-la.
“O governo, mais uma vez, usa das armas políticas para articular contra os servidores do PJU, esvaziando a sessão do Congresso Nacional para que o número reduzido de parlamentares resultasse na manutenção do veto 26, se ocorresse a votação. Dessa vez, parlamentares defensores da nossa luta foram mais ágeis e pediram a obstrução da sessão, evitando que sofrêssemos uma derrota premeditada”, analisou a diretora de assuntos legislativos da ANAJUSTRA, Glauce Barros de Oliveira, que acompanhou a sessão junto com o assessor parlamentar, Roberto Bucar.
“Para os servidores que estiveram presentes na sessão e nos gramados do Congresso Nacional a esperança não diminuiu, mas cresceu ao saber que há defensores no parlamento buscando a Justiça que nos foi negada pelo próprio Poder Judiciário. Não nos sentimos derrotados e tampouco enfraquecidos, ao contrário, saímos mais fortes para seguir em busca do nosso direito de sermos remunerados dignamente pelo trabalho que prestamos ao jurisdicionado. Vamos derrubar o veto”, apostou ela.
Do lado de fora
Enquanto a sessão do Congresso estava em andamento com a presença de servidores nas galerias da Casa e no Plenário, milhares de servidores se reuniram do lado de fora em um grande ato pela derrubada do veto 26. Eles ocuparam o gramado do Congresso e com gritos de ordem e vuvuzelas tentavam sensibilizar os congressistas. “A mesma cena já havia se repetido por várias vezes desde que o reajuste foi vetado, no final de julho”, noticiou a Agência Senado.
i want to cheat on my wife blog.artistamobile.com cheat on your spousewhy did my husband cheat trailblz.com cheated on my husbandwhen your wife cheats i love my wife but i want to cheat how to know your wife cheated
Acessos: 0
🏥 Seu plano cobre o Mater Dei?
A Carolina é uma personagem fictícia, mas pode ser que você se identifique com essa história. Está pensando em complementar sua assistência com o plano hospitalar com obstetrícia SulAmérica, via JUSaúde da ANAJUSTRA Federal?
✅ Atendimento no Hospital Mater Dei
✅ Internação com conforto
✅ Cirurgia com cobertura completa
✅ Coparticipação justa e transparente
Você pode ter acesso a esse benefício. Fale com a gente no WhatsApp (6133226864) e saiba mais!
#anajustrafederal #jusáude #trt3 #sulamerica #planodesaúde #materdei #benefício #qualidadedevida #servidorpúblico
Você conhece a Telemedicina?
Ela é prática, segura e pode evitar deslocamentos desnecessários, inclusive em situações simples.
📲 Dores leves, dúvidas sobre medicamentos e resultados de exames podem ser resolvidos pelo atendimento remoto.
Além disso, a Telemedicina ajuda a evitar a superlotação de prontos atendimentos.
▶️ Acesse o app ou o site da operadora e confira como utilizar.
#anajustrafederal #telemedicina
CALENDÁRIO 2026 👉 Conheça histórias reais de quem encontrou, no ambiente de trabalho, muito mais do que colegas: encontrou inspiração, amizade e parceria para a vida.
💬 Histórias que emocionam, inspiram e mostram como o ambiente profissional pode ser também um espaço de afeto, propósito e conexão.
⠀
Envie você também sua participação até 8/8, e tenha a chance de estampar nosso desejado calendário 2026!
👉 Comente “amizade” para receber o link da página especial e enviar sua história!
#ANAJUSTRAFederam #Amizadenotrabalho #ConexõesQueMarcam #calendario2026
📸 Teve cuidado, teve bem-estar e teve novidade boa na Semana Bem-Viver no TRT3! @trt_mg_oficial
Durante o evento promovido pela ANAJUSTRA Federal em parceria com a SulAmérica, os servidores aproveitaram serviços gratuitos como aferição de pressão, teste de glicose e massagem — com o apoio da @paguemenos — além de conhecer de perto o novo plano de saúde com cobertura nacional.
🏥 Quer um plano que atende no Mater Dei? A ANAJUSTRA Federal tem essa opção, com condições exclusivas para associados.
▶️ Confira o que disse quem passou por lá!
#anajustrafederal #materdei #hospitalmaterdei #sulamerica
📸 Cliques da Semana Bem Viver no TRT3 @trt_mg_oficial
A Semana Bem-Viver levou mais saúde, cuidado e informação aos servidores do TRT3!
Durante o evento, promovido pela ANAJUSTRA Federal com a SulAmérica, os associados puderam aferir a pressão, medir a glicose, curtir uma boa massagem (por meio da parceria com a @paguemenos) e conhecer os benefícios do novo plano de saúde com cobertura nacional.
🏥 É servidor do TRT3 e quer um plano que atende no Mater Dei? Fale com a gente. @redematerdei
#anajustrafederal #materdei #hospitalmaterdei #sulamerica
JUSAÚDE | EXAMES MÉDICOS
Repetir exames já realizados recentemente pode gerar custos desnecessários para o plano (e para você).
Sempre que for a uma nova consulta, leve consigo os resultados mais recentes. Essa atitude facilita o diagnóstico, otimiza o tempo do médico e evita exames desnecessários.
🔎 Consultas mais completas, diagnósticos mais precisos e economia para todos.
📁 Organize seus exames e colabore com a sustentabilidade do plano.
A JUSaúde, gestora de saúde da ANAJUSTRA Federal, reforça a importância do uso consciente para preservar o equilíbrio técnico-financeiro do contrato e manter condições justas para todos os associados.
#anajustrafederal #jusaúde #examesmedicos #planodesaude