Julho traz alívio, mas veto mantém preocupação
O contracheque melhora, mas o futuro da recomposição salarial segue…
A ANAJUSTRA conversou esta semana com o senador Rubén Figueiró (PSDB-MS), que vem atuando pela aprovação da PEC 555. No último mês, o parlamentar se reuniu com representantes dos aposentados para tratar da matéria, que extingue, de maneira gradativa, a contribuição previdenciária para aposentados acima de 61 anos.
Na semana passada, Figueiró intermediou a reunião entre aposentados e Aécio Neves, presidente da executiva nacional do PSDB, que afirmou que pretende propor mudanças para o Brasil, sem prejuízo aos aspectos fiscais.
A Proposta de Ementa Constitucional 555/2006 continua sem novidades na Câmara dos Deputados. Desde o início dos trabalhos, em 2014, já foram feitos mais de 20 requerimentos de inclusão da matéria na Ordem do Dia.
De acordo com o senador, não existe um acordo entre o governo e as classes para que ela seja apreciada. Confira a entrevista:
Qual a importância da aprovação da PEC 555 para o servidor aposentado?
A aprovação da PEC representará o restabelecimento de uma ordem jurídica e a segurança de que o aposentado jamais será lesado de um direito que adquiriu ao longo de seus anos de trabalho prestados no serviço público
Qual o trabalho que o Sr. vem realizando para garantir a aprovação, que tramita desde 2006?
A minha ação parlamentar têm sido no sentido de conscientizar as duas Casas do Congresso Nacional pelo arbítrio que se cometeu contra os servidores aposentados. É a necessidade de se estabelecer a ordem jurídica. Não têm sido fácil.
Em um recente discurso, o Sr. avalia a cobrança de 11% dos proventos de inativos como uma inconstitucionalidade e uma anomalia previdenciária. Por que?
A emenda é inconstitucional porque fere direitos de cidadania e é uma anomalia previdenciária porque além de tudo não resolveu, não resolve e não resolverá o déficit da previdência. O caminho deve ser outro.
Todos os meses, dezenas de pedidos de colocar a Proposta na Ordem do Dia são protocolados, mas nada acontece. Qual seria a razão da ineficácia dessa mobilização dos deputados?
Nada acontece porque a Presidência da Câmara, que pauta a Ordem do Dia daquela Casa, depende da vontade do Palácio do Planalto.
Os servidores de todo o país, ativos e inativos, têm se mobilizado para chamar a atenção dos representantes para a causa. No senado, qual a opinião da maioria?
Creio que quando a matéria for apreciada no Senado terá apoio da maioria.
Por que atuar por uma causa que vai de encontro aos interesses do governo?
Além de considerar injustas, ilegal e inconstitucional a Emenda Constitucional 41, não sou da base do governo, e se o fosse manteria a minha posição atual. No curso da minha vida pública, sempre procurei ser coerente com as minhas ideias.
PEC 555
A Proposta de Emenda Constitucional 555, que foi transformada em substitutivo, procura extinguir, de maneira gradativa, a contribuição previdenciária para aposentados acima de 61 anos, revogando o artigo 4º da Emenda Constitucional nº 41, de 2003. Hoje, a contribuição é de 11% sobre a parte do benefício acima do teto da Previdência, que está em R$ 3.467,40.
A emenda tramita na Câmara dos Deputados desde julho de 2006, já foi aprovada pela Comissão Especial, criada no final de 2007 e aguarda a votação desde 2010. O deputado Carlos Mota (PSB/MG) foi o autor da emenda, que está sob relatoria do deputado Luiz Alberto (PT/BA).
abortion real life stories abortion laws in the us abortion clinics rochester nyafter an abortion website-knowledge.com las vegas abortion clinicshow to cheat on husband I cheated on my girlfriend catching a cheater
Acessos: 29
Movimento faz bem 🌬️
Para a edição 2027, queremos conhecer os hábitos que ajudam você a cuidar da saúde física e mental.
Vale caminhada, corrida, musculação, dança, yoga, esportes coletivos ou qualquer atividade que faça parte da sua rotina.
Compartilhe esse momento e inspire outros servidores. Em breve, divulgaremos como participar.
Ao longo de 2026, o calendário da ANAJUSTRA Federal celebra histórias de amizade que nasceram no Judiciário Federal e seguiram muito além do ambiente de trabalho.
Neste mês, conhecemos a história de Rory Cordeiro e Silva, do TRE-PR, e de Maria Ângela de Oliveira.
A amizade começou na década de 1990, na Expedição do TRE-PR, entre a rotina de trabalho, conversas, aprendizados e momentos importantes da vida. Anos depois, os caminhos voltaram a se cruzar no Laboratório de Inovação, desta vez com os papéis invertidos: Ângela tornou-se chefe de Rory.
Uma trajetória que mostra como o serviço público também é capaz de construir laços que resistem ao tempo e permanecem para toda a vida.
As férias de julho chegaram! Que tal aproveitar para viajar pagando menos?
Associados da ANAJUSTRA Federal têm condições especiais em mais de 20 hotéis no Brasil e também no exterior.
Entre eles:
📍 Windsor
📍 Blue Tree
📍 Tauá Resorts
📍 Universal Orlando Resorts
📍 Vila Galé Angra
📍 Hot Springs Resorts
Confira todos os parceiros em anajustrabeneficios.com.br
#anajustrafederal #beneficios #viagem
💊 Remédio mais barato faz diferença no orçamento.
Associados da ANAJUSTRA Federal têm acesso a descontos de até 60% OFF em medicamentos nas farmácias Drogasil e Raia.
Uma vantagem que você usa o ano inteiro e que pode gerar uma economia significativa para você e sua família.
👉 Ainda não é associado? Associe-se e aproveite este e muitos outros benefícios exclusivos.
#ANAJUSTRAFederal #ServidorFederal #JudiciárioFederal
Tem novidade chegando.
O Calendário ANAJUSTRA Federal 2027 já está tomando forma e, em poucos dias, vamos revelar o tema da próxima edição.
Enquanto isso, fica um pequeno spoiler…
Quem conhece Minas sabe: é difícil escolher só uma opção. 😄
E para os associados da ANAJUSTRA Federal, tem mais um motivo para gostar ainda mais do estado: o Clube de Vantagens reúne convênios com descontos em saúde, educação, lazer, farmácias, compras e muito mais.
Comente a sua resposta e aproveite tudo o que o Clube de Vantagens tem para oferecer!
📍 Em Belo Horizonte, você conta com um ponto de apoio físico para esclarecer dúvidas, buscar orientações e aproveitar, com mais comodidade, todos os benefícios oferecidos pela associação.
Estamos no Edifício Diamond Arch, na Av. Getúlio Vargas, 874, sl 609, Bairro Funcionários, Belo Horizonte / MG.