Delegada Ione é eleita presidente da Comissão de Administração e Serviço Público
A comissão discute temas como a organização político-administrativa da…
A ANAJUSTRA conversou esta semana com o senador Rubén Figueiró (PSDB-MS), que vem atuando pela aprovação da PEC 555. No último mês, o parlamentar se reuniu com representantes dos aposentados para tratar da matéria, que extingue, de maneira gradativa, a contribuição previdenciária para aposentados acima de 61 anos.
Na semana passada, Figueiró intermediou a reunião entre aposentados e Aécio Neves, presidente da executiva nacional do PSDB, que afirmou que pretende propor mudanças para o Brasil, sem prejuízo aos aspectos fiscais.
A Proposta de Ementa Constitucional 555/2006 continua sem novidades na Câmara dos Deputados. Desde o início dos trabalhos, em 2014, já foram feitos mais de 20 requerimentos de inclusão da matéria na Ordem do Dia.
De acordo com o senador, não existe um acordo entre o governo e as classes para que ela seja apreciada. Confira a entrevista:
Qual a importância da aprovação da PEC 555 para o servidor aposentado?
A aprovação da PEC representará o restabelecimento de uma ordem jurídica e a segurança de que o aposentado jamais será lesado de um direito que adquiriu ao longo de seus anos de trabalho prestados no serviço público
Qual o trabalho que o Sr. vem realizando para garantir a aprovação, que tramita desde 2006?
A minha ação parlamentar têm sido no sentido de conscientizar as duas Casas do Congresso Nacional pelo arbítrio que se cometeu contra os servidores aposentados. É a necessidade de se estabelecer a ordem jurídica. Não têm sido fácil.
Em um recente discurso, o Sr. avalia a cobrança de 11% dos proventos de inativos como uma inconstitucionalidade e uma anomalia previdenciária. Por que?
A emenda é inconstitucional porque fere direitos de cidadania e é uma anomalia previdenciária porque além de tudo não resolveu, não resolve e não resolverá o déficit da previdência. O caminho deve ser outro.
Todos os meses, dezenas de pedidos de colocar a Proposta na Ordem do Dia são protocolados, mas nada acontece. Qual seria a razão da ineficácia dessa mobilização dos deputados?
Nada acontece porque a Presidência da Câmara, que pauta a Ordem do Dia daquela Casa, depende da vontade do Palácio do Planalto.
Os servidores de todo o país, ativos e inativos, têm se mobilizado para chamar a atenção dos representantes para a causa. No senado, qual a opinião da maioria?
Creio que quando a matéria for apreciada no Senado terá apoio da maioria.
Por que atuar por uma causa que vai de encontro aos interesses do governo?
Além de considerar injustas, ilegal e inconstitucional a Emenda Constitucional 41, não sou da base do governo, e se o fosse manteria a minha posição atual. No curso da minha vida pública, sempre procurei ser coerente com as minhas ideias.
PEC 555
A Proposta de Emenda Constitucional 555, que foi transformada em substitutivo, procura extinguir, de maneira gradativa, a contribuição previdenciária para aposentados acima de 61 anos, revogando o artigo 4º da Emenda Constitucional nº 41, de 2003. Hoje, a contribuição é de 11% sobre a parte do benefício acima do teto da Previdência, que está em R$ 3.467,40.
A emenda tramita na Câmara dos Deputados desde julho de 2006, já foi aprovada pela Comissão Especial, criada no final de 2007 e aguarda a votação desde 2010. O deputado Carlos Mota (PSB/MG) foi o autor da emenda, que está sob relatoria do deputado Luiz Alberto (PT/BA).
abortion real life stories abortion laws in the us abortion clinics rochester nyafter an abortion website-knowledge.com las vegas abortion clinicshow to cheat on husband I cheated on my girlfriend catching a cheater
Acessos: 0
A ANAJUSTRA Federal acaba de ampliar seus convênios educacionais. Quatro novas parcerias foram firmadas, oferecendo mais de 60 cursos de pós-graduação, 100% EAD, para quem quer se qualificar e garantir o aumento do Adicional de Qualificação.
💰 Mensalidades a partir de R$ 69,90
⏱️ Flexibilidade para conciliar estudos e rotina no Judiciário
🤝 Convênios com instituições reconhecidas
📖 Cursos em áreas estratégicas, como Direito, Gestão Pública, Tecnologia, IA, Dados e MBAs
Veja as novas parcerias no card!
Comente Novo AQ e receba o link da página especial para conferir todos os cursos disponíveis e seus descontos
#anajustrafederal #adicionaldequalificacao #educacao
💡 Você já usa o Clube de Vantagens da ANAJUSTRA Federal?
Se você é associado, o acesso é simples e rápido:
use o mesmo CPF e senha do site principal.
E tem mais: seus dependentes também podem aproveitar 💙
Na área restrita, é possível cadastrar cônjuge, filhos ou netos. Cada um recebe um link por e-mail para criar o próprio login.
São mais de mil convênios e serviços pensados para ajudar você a economizar no dia a dia.
👉 Acesse, cadastre e aproveite seus benefícios exclusivos.
#anajustrafederal #convenios #beneficios
Viva a cidade de atmosfera autêntica e identidade singular.
Única capital brasileira cortada pela Linha do Equador, a nossa querida capital do meio do mundo, banhada pelas águas do imponente rio Amazonas.
Viva a terra onde a herança portuguesa se encontra com a força e a riqueza das tradições negras e indígenas.
Viva o Marabaixo, sua história, sua fé e sua beleza vibrante.
Viva a amada Macapaba, chão protegido por São José, guardada pela maior fortaleza colonial do Brasil, que hoje celebra 268 anos.
Quem vive, nasceu ou já esteve na joia da Amazônia sabe:
Macapá é tudo de bom! 💙🌎
#anajustrafederal #macapa #aniversariodemacapa
📊💹 Vamos bater um “papo de valor”?
Já ouviu aquela frase: “comida a gente paga à vista”?
Mas… será que essa regra vale para tudo? 🤔
Na nova série Papo de Valor, o consultor financeiro da ANAJUSTRA Federal, José Carlos Dorte, traz orientações práticas para ajudar você a tomar decisões financeiras mais conscientes no dia a dia.
Neste primeiro episódio, ele explica:
✔️ O que faz sentido pagar à vista
✔️ Quando o parcelamento pode ser uma boa escolha
✔️ A regra de ouro antes de assumir uma parcela
📊 Tem alguma dúvida financeira?
Deixe nos comentários!
#PapoDeValor #EducaçãoFinanceira #PlanejamentoFinanceiro #ANAJUSTRAFederal #ServidorPúblico
O Congresso Nacional já retomou seus trabalhos.
O cenário, no entanto, é atípico. Por se tratar de um ano eleitoral, o tempo dedicado à atividade legislativa será reduzido e marcado por disputas políticas mais intensas.
→ Sobre o tema, confira o artigo do assessor parlamentar da ANAJUSTRA Federal, Roberto Bucar.
#congressonacional #anajustra #deolhoembrasilia
2026 é oficialmente o ano dos feriadões. Para quem quer aproveitar as folgas e viajar, a @anajustracorretora oferece as melhores opções de seguro viagem, com descontos acima do mercado.
Se vai pegar a estrada de carro, os descontos nos seguros auto também são os mais vantajosos. E para relaxar de verdade nos dias de folga, nada como contar com os melhores seguros residenciais.
Acesse o site e confira todos os seguros com as melhores condições do mercado!
📲 Fale com a ANAJUSTRA Corretora pelo WhatsApp ou envie e-mail para
cotacao@anajustrafederal.org.br
#anajustra #viajar #seguroviagem