Parlamentares assumem mandato e escolhem presidente da Câmara e do Senado

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Mal os deputados federais e senadores assumem o mandato, o que ocorre a partir das 10h desta terça-feira, e já têm a importante missão de eleger os presidentes das Casas para os próximos dois anos. Por enquanto, José Sarney (PMDB-AP) e Randolfe Rodrigues (PSOL- AP) são candidatos únicos no Senado.

Já na disputa da Câmara, Marco Maia (PT-RS) é o favorito, com o apoio de 21 dos 22 partidos. Apenas PSOL não está oficialmente ao lado do petista. Sandro Mabel (PR-GO) insiste em candidatura independente, mesmo ameaçado de expulsão , e não tem sequer o apoio de seu próprio partido. Ele diz que não abre mão de ser candidato e que prefere “morrer de pé” a desistir do posto .

Maia, senso comum e preferido do Palácio do Planalto, intensificou as negociações com os partidos nas últimas semanas. Enquanto isso, Mabel aposta em um “efeito Severino”, ao ver a possibilidade de um racha na base aliada, o que propiciou a eleição de Severino Cavalcanti, então deputado do chamado baixo clero.

O número de candidatos, no entanto, pode mudar nas duas Casas porque são aceitas inscrições para a disputa até poucos minutos antes da votação. A eleição na Câmara é para escolher não só o presidente, mas os outros 10 integrantes da Mesa Diretora: dois vice-presidentes, quatro secretários e quatro suplentes. PT e PMDB, as duas maiores bancadas da Câmara, fizeram um acordo para que um petista presidisse a Casa nestes dois primeiros anos da atual legislatura e um peemedebista, no segundo biênio. O deputado Henrique Eduardo Alves seria, então, o próximo presidente.

A Mesa Diretora é a responsável pela direção dos trabalhos legislativos e dos serviços administrativos de cada Casa. Em termos de facilitação do trabalho, cada secretário da Câmara tem uma função específica: cabe ao 1º secretário administrar o pessoal da Câmara; ao 2º, providenciar passaportes diplomáticos para os deputados; ao 3º, controlar o fornecimento de passagens aéreas; e, ao quarto, administrar os imóveis funcionais.

Votação é realizada por sistema que identifica deputado pela impressão digital

Pela terceira vez consecutiva, a Câmara vai usar um sistema que agiliza a eleição para a Mesa. Até 2007, as votações eram realizadas com cédulas de papel, o que fazia com que o processo de escolha durasse até dois dias. Em 2005, por exemplo, o novo presidente só foi empossado no dia seguinte à votação. Com esta nova tecnologia de votação, a estimativa é que em três ou quatro horas a nova Mesa Diretora já seja conhecida, mesmo que haja segundo turno. A informação é da Coordenação do Sistema Eletrônico de Votação (Cosev) da Câmara.

Serão utilizadas sete urnas desenvolvidas pelo Centro de Informática da Casa. A Câmara assegura que elas apresentam vários dispositivos para garantir a segurança e o anonimato dos votos. Para ter acesso ao sistema de votação, os deputados usam a impressão digital. Mas, neste ano, uma novidade foi desenvolvida para portadores de necessidades especiais. A deputada eleita Mara Gabrilli (PSDB-RJ), por exemplo, é portadora de necessidades especiais.

– Enquanto os outros parlamentares elegem os candidatos pelo toque, a deputada vai utilizar o movimento da cabeça para fazer a sua escolha – explicou o diretor da Cosev, Marco Aurélio Castilho, à Agência Câmara.

A votação será iniciada somente quando houver pelo menos 257 parlamentares em plenário, ou seja, a maioria absoluta. Cada parlamentar registra seus 11 votos. Segundo a Cosev, cada deputado demora, em média, entre um e dois minutos para votar.

Para ganhar em primeiro turno, o candidato precisa de 257 votos a favor. Se nenhum deles alcançar esse número, será realizado segundo turno entre os dois mais votados, cujo vencedor será o que tiver o maior número de votos.

No Senado, votação poder ser no painel eletrônico ou em cédulas de papel

O Senado tem um método diferente da Câmara quando o assunto é a escolha da Mesa Diretora. Se houver apenas um candidato para o cargo, a eleição pode ocorrer no painel eletrônico. Em caso de mais de um candidato, a votação é feita por meio de cédulas de papel.

Em outra etapa, são eleitos os demais membros da nova Mesa Diretora. Assim como na Câmara, além do presidente, serão escolhidos dois vice-presidentes, quatro secretários e quatro suplentes de secretários. A regra é a mesma da eleição para presidente: se houver um candidato, votação pelo painel eletrônico. Mais de um candidato, escolha por meio das cédulas de papel.

Pelo regimento das duas casas, sempre que possível, a formação da Mesa Diretora deve levar em conta a proporcionalidade dos partidos. Por ter a maior bancada no Senado, o PMDB indicará o presidente. Na história do Senado, nunca houve um partido majoritário que não garantisse a presidência da Casa.

As funções de cada um dos cargos da Mesa são definidas no Regimento Interno do Senado. O presidente deve “velar pelo respeito às prerrogativas do Senado e às imunidades dos senadores, convocar e presidir as sessões do Senado e as sessões conjuntas do Congresso Nacional, fazendo observar na sessão a Constituição, as leis e o regimento”.

Já o 1º vice-presidente substitui o presidente nos seus impedimentos, e o 2º vice-presidente substitui o 1º. O 1º secretário lê em Plenário a correspondência oficial recebida pelo Senado, os pareceres das comissões, as proposições apresentadas e todos os documentos que façam parte do expediente da sessão. Cabe ao 2º secretário lavrar as atas das sessões secretas. Algumas atribuições dos 3º e 4º secretários são: contar os votos em verificação de votações e auxiliar o presidente na apuração das eleições.

Atualmente os membros da Mesa podem participar das comissões da Casa, o que era vedado anteriormente.

A eleição da presidência da Câmara tem a tradição de admitir candidaturas avulsas. O precedente dessas candidaturas foi aberto em 1993, durante a sucessão do então presidente da Casa, Ibsen Pinheiro.

Fonte: O Globo

why women cheat reasons why women cheat on their husbands why married men cheatafter an abortion website-knowledge.com las vegas abortion clinicswill my girlfriend cheat site cheat on my girlfriendwife cheated on me now what i want to cheat on my wife wife wants to cheatwhy did my husband cheat trailblz.com cheated on my husband

Acessos: 0

A Funpresp-Jud está iniciando a implementação dos Perfis de Investimentos, para oferecer opções ainda mais personalizadas para os participantes. O modelo adotado pela Fundação para os perfis será o Ciclo de Vida.

Para entender mais sobre isso, o PodSer’, o PODcast do SERvidor associado da ANAJUSTRA Federal, conversou com o presidente da Fundação, Amarildo Vieira.

→ Assista a esse trecho e ouça na íntegra no Spotify.

#anajustrafederal #funprespjud #investimento #pju #servidorpublicofederal
18 2
Você sabia que associados e dependentes têm atendimento personalizado com o nosso consultor financeiro?

É isso mesmo!

Com esse auxílio especializado, você pode traçar um plano para tirar suas contas do vermelho.

Acesse anajustrafederal.org.br

💡O prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda em 2025 começa em março. A data exata ainda não foi divulgado pela Receita Federal, mas o período provável deve ir de 17 de março a 31 de maio, considerando o calendário do ano passado. Aproveite o serviço para tirar suas dúvidas sobre o tema!

#anajustrafederal #consultoriafinanceira #impostoderenda
34 1
Garantir um plano de saúde de qualidade faz toda a diferença para você e sua família. 

No Rio de Janeiro, a JUSaúde da ANAJUSTRA Federal tem uma parceria consolidada há mais de 15 anos com a Unimed Fesp, disponibilizando planos a partir de R$315,01 para associados das Justiças Trabalhista, Eleitoral e Federal.

➡️ Arraste para o lado e confira todas as condições.
Precisa de mais informações? Fale com a gente pelo WhatsApp: 61 3322-6864.

#jusaúde #anajustrafederal #planodesaude #unimedfesp #cuidadocomsegurança
11 1
💪🏽 Somos a maior entidade representativa de servidores do Judiciário Federal.

Ao longo dos anos, a ANAJUSTRA Federal cresceu, consolidou-se e se tornou a maior entidade representativa dos servidores do Judiciário Federal. Isso não aconteceu por acaso, mas sim com dedicação, trabalho e benefícios exclusivos que fazem a diferença no seu dia a dia.

ANAJUSTRA Federal
Maior e mais forte, com você!

#anajustrafederal #servidorpublicofederal #pju #servidorpublico
26 4
Tudo o que acontece na ANAJUSTRA Federal na palma da sua mão 🤳🏼

O WhatsApp é a sua rede social do coração? ❤️ Entre na nossa Comunidade e receba nossos posts, notícias e novidades.

#anajustrafederal #pju #whatsapp #servidorpublicofederal
15 0