
Especialistas defendem foco em melhores serviços e fim de privilégios
Debate no Plenário reuniu governo, especialistas e sindicalistas.
Mal os deputados federais e senadores assumem o mandato, o que ocorre a partir das 10h desta terça-feira, e já têm a importante missão de eleger os presidentes das Casas para os próximos dois anos. Por enquanto, José Sarney (PMDB-AP) e Randolfe Rodrigues (PSOL- AP) são candidatos únicos no Senado.
Já na disputa da Câmara, Marco Maia (PT-RS) é o favorito, com o apoio de 21 dos 22 partidos. Apenas PSOL não está oficialmente ao lado do petista. Sandro Mabel (PR-GO) insiste em candidatura independente, mesmo ameaçado de expulsão , e não tem sequer o apoio de seu próprio partido. Ele diz que não abre mão de ser candidato e que prefere “morrer de pé” a desistir do posto .
Maia, senso comum e preferido do Palácio do Planalto, intensificou as negociações com os partidos nas últimas semanas. Enquanto isso, Mabel aposta em um “efeito Severino”, ao ver a possibilidade de um racha na base aliada, o que propiciou a eleição de Severino Cavalcanti, então deputado do chamado baixo clero.
O número de candidatos, no entanto, pode mudar nas duas Casas porque são aceitas inscrições para a disputa até poucos minutos antes da votação. A eleição na Câmara é para escolher não só o presidente, mas os outros 10 integrantes da Mesa Diretora: dois vice-presidentes, quatro secretários e quatro suplentes. PT e PMDB, as duas maiores bancadas da Câmara, fizeram um acordo para que um petista presidisse a Casa nestes dois primeiros anos da atual legislatura e um peemedebista, no segundo biênio. O deputado Henrique Eduardo Alves seria, então, o próximo presidente.
A Mesa Diretora é a responsável pela direção dos trabalhos legislativos e dos serviços administrativos de cada Casa. Em termos de facilitação do trabalho, cada secretário da Câmara tem uma função específica: cabe ao 1º secretário administrar o pessoal da Câmara; ao 2º, providenciar passaportes diplomáticos para os deputados; ao 3º, controlar o fornecimento de passagens aéreas; e, ao quarto, administrar os imóveis funcionais.
Votação é realizada por sistema que identifica deputado pela impressão digital
Pela terceira vez consecutiva, a Câmara vai usar um sistema que agiliza a eleição para a Mesa. Até 2007, as votações eram realizadas com cédulas de papel, o que fazia com que o processo de escolha durasse até dois dias. Em 2005, por exemplo, o novo presidente só foi empossado no dia seguinte à votação. Com esta nova tecnologia de votação, a estimativa é que em três ou quatro horas a nova Mesa Diretora já seja conhecida, mesmo que haja segundo turno. A informação é da Coordenação do Sistema Eletrônico de Votação (Cosev) da Câmara.
Serão utilizadas sete urnas desenvolvidas pelo Centro de Informática da Casa. A Câmara assegura que elas apresentam vários dispositivos para garantir a segurança e o anonimato dos votos. Para ter acesso ao sistema de votação, os deputados usam a impressão digital. Mas, neste ano, uma novidade foi desenvolvida para portadores de necessidades especiais. A deputada eleita Mara Gabrilli (PSDB-RJ), por exemplo, é portadora de necessidades especiais.
– Enquanto os outros parlamentares elegem os candidatos pelo toque, a deputada vai utilizar o movimento da cabeça para fazer a sua escolha – explicou o diretor da Cosev, Marco Aurélio Castilho, à Agência Câmara.
A votação será iniciada somente quando houver pelo menos 257 parlamentares em plenário, ou seja, a maioria absoluta. Cada parlamentar registra seus 11 votos. Segundo a Cosev, cada deputado demora, em média, entre um e dois minutos para votar.
Para ganhar em primeiro turno, o candidato precisa de 257 votos a favor. Se nenhum deles alcançar esse número, será realizado segundo turno entre os dois mais votados, cujo vencedor será o que tiver o maior número de votos.
No Senado, votação poder ser no painel eletrônico ou em cédulas de papel
O Senado tem um método diferente da Câmara quando o assunto é a escolha da Mesa Diretora. Se houver apenas um candidato para o cargo, a eleição pode ocorrer no painel eletrônico. Em caso de mais de um candidato, a votação é feita por meio de cédulas de papel.
Em outra etapa, são eleitos os demais membros da nova Mesa Diretora. Assim como na Câmara, além do presidente, serão escolhidos dois vice-presidentes, quatro secretários e quatro suplentes de secretários. A regra é a mesma da eleição para presidente: se houver um candidato, votação pelo painel eletrônico. Mais de um candidato, escolha por meio das cédulas de papel.
Pelo regimento das duas casas, sempre que possível, a formação da Mesa Diretora deve levar em conta a proporcionalidade dos partidos. Por ter a maior bancada no Senado, o PMDB indicará o presidente. Na história do Senado, nunca houve um partido majoritário que não garantisse a presidência da Casa.
As funções de cada um dos cargos da Mesa são definidas no Regimento Interno do Senado. O presidente deve “velar pelo respeito às prerrogativas do Senado e às imunidades dos senadores, convocar e presidir as sessões do Senado e as sessões conjuntas do Congresso Nacional, fazendo observar na sessão a Constituição, as leis e o regimento”.
Já o 1º vice-presidente substitui o presidente nos seus impedimentos, e o 2º vice-presidente substitui o 1º. O 1º secretário lê em Plenário a correspondência oficial recebida pelo Senado, os pareceres das comissões, as proposições apresentadas e todos os documentos que façam parte do expediente da sessão. Cabe ao 2º secretário lavrar as atas das sessões secretas. Algumas atribuições dos 3º e 4º secretários são: contar os votos em verificação de votações e auxiliar o presidente na apuração das eleições.
Atualmente os membros da Mesa podem participar das comissões da Casa, o que era vedado anteriormente.
A eleição da presidência da Câmara tem a tradição de admitir candidaturas avulsas. O precedente dessas candidaturas foi aberto em 1993, durante a sucessão do então presidente da Casa, Ibsen Pinheiro.
Fonte: O Globo
why women cheat reasons why women cheat on their husbands why married men cheatafter an abortion website-knowledge.com las vegas abortion clinicswill my girlfriend cheat site cheat on my girlfriendwife cheated on me now what i want to cheat on my wife wife wants to cheatwhy did my husband cheat trailblz.com cheated on my husband
Acessos: 0
Seminário de Integração no TRE-PI
No dia 4 de setembro, a ANAJUSTRA Federal esteve presente no Seminário de Integração do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí, que recebeu os servidores e servidoras aprovados no concurso unificado de 2024.
O encontro trouxe informações sobre as atividades do tribunal, a missão do Judiciário e a importância do trabalho dos servidores públicos.
A ANAJUSTRA Federal distribuiu brindes aos participantes, reforçando nosso compromisso com quem faz a Justiça acontecer.
💬 Um momento especial de integração, conhecimento e acolhimento dos novos colegas.
#anajustrafederal #trepi #servidorfederal #integração #valorização #justiçafederal #evento
Quer mudar de cidade, tribunal ou área no Judiciário? ⚖️
O Mural de Permutas e Redistribuição da ANAJUSTRA Federal pode ser o primeiro passo para a sua mudança!
🔹 Quase 400 cadastros ativos
🔹 Alertas automáticos para associados
🔹 Busca por tipo, cargo, ramo e especialidade
🔹 Totalmente gratuito e válido por 1 ano
💻 Milhares de acessos mostram como essa ferramenta conecta servidores de todo o Brasil e facilita oportunidades de mobilidade.
Não perca tempo! Cadastre-se e aumente suas chances de realizar a mudança que deseja.
👉 anajustrafederal.org.br > Mural de Permutas e Redistribuição
#anajustrafederal #muraldepermutas #redistribuição #servidorfederal #vidadeservidor #justiciafederal #permuta #judiciáriofederal #mobilidadefuncional
🔑 Não sabe como acessar o Clube de Vantagens?
É muito simples: use o mesmo CPF e senha do site principal.
👉 E tem mais: agora seus dependentes também podem aproveitar os descontos com o Login VIP!
Basta cadastrá-los na área restrita e cada um cria o próprio login para acessar a plataforma.
💰 São mais de mil convênios e serviços que ajudam você e sua família a economizar no dia a dia!
Já cadastrou seus dependentes? Conta para gente nos comentários!
#ClubeDeVantagens #ANAJUSTRAFederal #Benefícios
Entre os dias 26 e 29 de agosto, a Justiça Federal no Piauí realizou o V Encontro de Diretores de Secretaria de Vara, reunindo magistrados, diretores e servidores para debater gestão estratégica, inovação tecnológica e saúde mental.
Com o tema “Inteligência Artificial, Gestão Estratégica e Liderança Transformadora”, o evento contou com painéis, oficinas e workshops que ampliaram conhecimentos e fortaleceram a integração entre colegas da Justiça Federal.
A ANAJUSTRA Federal marcou presença apoiando a iniciativa e participando da entrega de brindes aos participantes, reforçando seu compromisso com a valorização dos servidores do Judiciário. 💙⚖️
Veja nos cards
#anajustrafederal #justicafederal #inteligenciaartificial #pju
No próximo dia 5 de setembro, o TRT-12 realiza o evento “Incluir TRT-12: diversidade, acessibilidade e arte para uma sociedade equitativa”.
Com programação cultural e palestras conduzidas por pessoas com deficiência, o encontro será um espaço de representatividade, equidade e inclusão.
A ANAJUSTRA Federal apoia esta iniciativa e reforça seu compromisso com ações que promovem diversidade e acessibilidade no Judiciário.
📍 Plenário do TRT-SC
🕐 Das 13h30 às 18h
👩💻 Participação presencial e online
#inclusao #acessibilidade #diversidade #trt12 #anajustrafederal
Vamos à memória que mais marcou nossa associada Jamille Ipiranga de Lima, do TRT7, e está no mês de setembro do calendário 2025 da ANAJUSTRA Federal.
→ “Memórias do Judiciário” foi inspirado nas muitas iniciativas da justiça brasileira para eternizar sua história institucional.
Arrasta pro lado e conheça a memória de Jamille.
#anajustrafederal #memoriasdojudiciario #pju #calendario2025 #calendarioanajustrafederal