Proposta dá ao TST tratamento idêntico ao STJ na Constituição | ANAJUSTRA Federal, maior entidade representativa de servidores do Judiciário Proposta dá ao TST tratamento idêntico ao STJ na Constituição | ANAJUSTRA Federal, maior entidade representativa de servidores do Judiciário

Proposta dá ao TST tratamento idêntico ao STJ na Constituição

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

O mesmo tratamento dado pela Constituição Federal ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) deverá ser aplicado ao Tribunal Superior do Trabalho (TST). Essa recomendação é feita em proposta de emenda à Constituição (PEC 32/10) do senador Valter Pereira (PMDB-MS), aprovada, nesta quarta-feira (15), pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). O relator, senador Demóstenes Torres (DEM-GO), apresentou voto pela aprovação da matéria.

A PEC 32/10 estende os requisitos de notável saber jurídico e reputação ilibada – já exigidos dos indicados a ministro do STJ – entre as condições de nomeação para o cargo de ministro do TST. Valter Pereira também procurou deixar expressa na Constituição a competência do TST para impor aos órgãos judiciários a ele subordinados a autoridade de suas decisões.

Na justificação da proposta, Valter Pereira argumentou que, à semelhança do STJ, o TST também desempenha papel de uniformizador e último intérprete da legislação infraconstitucional em sua área de atuação. Esse argumento foi acatado pelo relator, para quem a PEC 32/10 vai conceder ao TST a posição adequada dentro da estrutura do Poder Judiciário nacional.

“Efetivamente, o órgão máximo da Justiça do Trabalho precisa contar com os instrumentos necessários para dar cabo às suas missões institucionais, especialmente no tocante à preservação do ordenamento jurídico e à preservação da jurisprudência em sua área de atuação jurisdicional”, considerou Demóstenes.

A matéria segue para votação em dois turnos no Plenário do Senado.
 
Fonte: Agência Senado

abortion real life stories can taking birth control terminate a pregnancy abortion clinics rochester nywhy women cheat cheaters why married men cheat

Acessos: 0

No próximo dia 5 de setembro, o TRT-12 realiza o evento “Incluir TRT-12: diversidade, acessibilidade e arte para uma sociedade equitativa”.

Com programação cultural e palestras conduzidas por pessoas com deficiência, o encontro será um espaço de representatividade, equidade e inclusão.

A ANAJUSTRA Federal apoia esta iniciativa e reforça seu compromisso com ações que promovem diversidade e acessibilidade no Judiciário.

📍 Plenário do TRT-SC
🕐 Das 13h30 às 18h
👩‍💻 Participação presencial e online

#inclusao #acessibilidade #diversidade #trt12 #anajustrafederal
12 0
Chegou a época de matrículas e rematrículas, e a escolha da escola do seu filho faz toda a diferença no futuro dele. ✨

Entre os pontos a avaliar estão:
📚 A proposta pedagógica
📍 A localização
🤝 Se os valores da escola estão alinhados com os da sua família

E tem mais: o Clube de Vantagens da ANAJUSTRA Federal conta com centenas de escolas conveniadas que oferecem descontos em matrículas e mensalidades.

Confira em 👉 anajustrabeneficios.com.br

#educacao #clubedevantagens #beneficios #anajustrafederal
18 0