Proposta orçamentária omite despesas de R$ 17,5 bi, diz consultoria

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Consultores do núcleo de assuntos econômicos-fiscais da Consultoria de Orçamento da Câmara avaliam que a proposta orçamentária para 2011, em tramitação na Comissão Mista de Orçamento, apresenta lacunas que podem comprometer o equilíbrio fiscal. Em uma nota técnica, eles explicam que a proposta não prevê recursos para despesas obrigatórias que somam R$ 17,5 bilhões, que deve gerar pressões políticas.

Entre essas despesas não contempladas estão a compensação financeira para os estados exportadores (Lei Kandir), que somou R$ 3,9 bilhões nos últimos anos anteriores; o aumento real do salário mínimo para pelo menos R$ 550 (o valor da proposta é de R$ 538,15); e reajustes para o Judiciário e o Ministério Público, com impacto de R$ 6,2 bilhões, entre outras. A nota lembra que são despesas “conhecidas e previsíveis”, para os quais há demanda todos os anos durante a tramitação do projeto no Congresso.
 

Despesas não previstas na proposta orçamentária (R$ bi)
Auxílio aos estados exportadores (Lei Kandir) 3,9
Aumento real do salário mínimo* 3,394
Aumento real dos demais benefícios da Previdência 2,892
Reajuste dos servidores do Judiciário e do MPU 6,233
Reajuste dos ministros do STF e do procurador-geral da República 0,403
Subsídio ao BNDES** 0,3
Outras despesas 0,35
Total 17,472

* Para pelo menos R$ 550 a partir de 2011. Proposta do orçamento prevê um mínimo de R$ 538,15.
** Para reduzir o custo de operações do Programa de Sustentação do Investimento, voltado para diversos setores da economia, e previsto na MP 501/10.

Receita

No caso das receitas, o maior problema está no otimismo da arrecadação daquelas classificadas como extraordinárias. São fontes atípicas cuja arrecadação, pela Receita Federal, geralmente é circunscrita a um exercício fiscal, como a cobrança de dívidas fiscais em programas como o Refis, ou vitórias judiciais da União na cobrança de impostos. O Executivo está contando até com crescimento na arrecadação de tributos em prêmios de loteria acumulados (parte dos recursos arrecadados dos apostadores entra como receita para o Tesouro).

A proposta do Executivo prevê que as receitas extraordinárias vão somar exatos R$ 31 bilhões em 2011. Em 2009 essas receitas somaram R$ 25,2 bilhões, mas esse valor foi motivado pela decisão judicial favorável à Receita na cobrança do crédito-prêmio do IPI, de um novo parcelamento de atrasados (Refis da crise), e da transferência de depósitos judiciais tributários para os cofres da Receita. Todos estes fatores estão ausentes em 2011, segundo a consultoria. Além disso, nem toda receita fica com a União, pois entra na repartição com os estados.

A consultoria avalia ainda que, mesmo que o Produto Interno Bruto (PIB) de 2011 cresça um pouco mais rápido ou seja maior por efeito do ritmo da atividade econômica em 2010, é improvável que as receitas federais aumentem sua participação para além do que representaram em 2008, ano de arrecadação recorde, quando atingiram 23,9% do PIB. Para 2011 o governo projetou arrecadação equivalente a 24,9% do PIB.

Despesa

A nota técnica também chama a atenção para o forte crescimento das despesas primárias desde 2006. A principal causa são os reajustes dos benefícios previdenciários e das outras despesas vinculadas ao salário mínimo, como seguro-desemprego. Para 2011, o gasto com benefícios deve crescer R$ 19,5 bilhões, em termos nominais, em relação a 2010, alcançado R$ 275,1 bilhões.

Caberá ao relator de receita e ao relator-geral da proposta orçamentária, respectivamente o deputado Bruno Araújo (PSDB-PE) e o senador Gim Argello (PTB-DF), administrar as pressões para o aumento das despesas. O primeiro passo será reavaliar as receitas previstas no projeto orçamentário. Amanhã os representantes dos partidos na Comissão de Orçamento devem se reunir para definir o calendário de tramitação da proposta. A reunião será na sala da presidência da comissão, às 11h.

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A Black Friday chegou e, com ela, uma enxurrada de ofertas que mexem com nossos gatilhos emocionais.

No artigo do assessor de finanças da ANAJUSTRA Federal, José Carlos Dorte, você entende como o cérebro reage aos estímulos de consumo, o que podemos, ou não, controlar e quais cuidados tomar antes de apertar o “comprar”.

💡A dica é simples: aproveite descontos reais, mas com planejamento. “Janeiro turbo” vem aí com IPTU, IPVA, material escolar e muito mais.

🔗 Leia na íntegra em anajustrafederal.org.br

Boas compras são possíveis quando você faz escolhas responsáveis.

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Hoje foi um dia histórico para os servidores do Poder Judiciário da União!

O Senado aprovou o reajuste salarial em três parcelas (2026, 2027 e 2028) e também as novas regras do Adicional de Qualificação (AQ) — dois avanços que fortalecem a carreira e valorizam quem faz a Justiça acontecer todos os dias.

Agora, os projetos seguem para sanção presidencial.

Seguimos juntos — por mais conquistas, mais reconhecimento e mais futuro para os servidores do Judiciário. 💪✨

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🚨 APROVADOS NA CCJ!
Os servidores do Poder Judiciário deram mais um passo rumo à valorização da carreira.

A Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou hoje:

🔹 PL 4750/2025 – Reajuste salarial em 3 parcelas
🔹 PL 3084/2025 – Novas regras do Adicional de Qualificação (AQ)

Ambos receberam parecer favorável e agora seguem para votação em Plenário.

A ANAJUSTRA Federal acompanha cada movimento das matérias — e segue na defesa de um Judiciário mais forte e valorizado.

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Boa notícia: os projetos da recomposição salarial e do Adicional de Qualificação (AQ) avançaram no Senado e foram incluídos na pauta da CCJ desta quarta, 26/11.

Agora, a sua participação é essencial! 🔵
O Senado abriu enquetes públicas para os dois PLs — e cada voto conta como força política para a aprovação.

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