
Comissões retomam trabalhos: expectativas e desafios no cenário político
Roberto Bucar faz análise do movimento legislativo no mês de março.
Temas que mobilizaram os parlamentares neste primeiro semestre podem ser votados pelo Plenário nos dois períodos de esforço concentrado previstos para os meses de agosto e setembro. Alguns desses projetos provocaram polêmica, outros tiveram tramitação rápida. Todos, porém, têm em comum o fato de terem chamado a atenção dos senadores. A relação consta de pauta preliminar encaminhada aos senadores pela Presidência da Casa, a partir de acordo estabelecido antes do recesso parlamentar.
Entre os assuntos que podem entrar na pauta estão a regulamentação da competência de União, estados e municípios na área ambiental; a reestruturação das Forças Armadas; a ampliação do acesso às informações públicas; estruturação do Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrência; e o reconhecimento de direitos de todas as religiões – projeto que permitiu, na Câmara, a aprovação de acordo celebrado entre o Brasil e o Vaticano, que tratou da personalidade jurídica da Igreja Católica.
O que vai ser votado de fato, porém, será decidido em reunião de lideranças previstas para a próxima terça-feira (3). O certo é que, para votar esses projetos, o Plenário terá que analisar, antes, as medidas provisórias que trancam a pauta, as propostas de emenda à Constituição em calendário especial de tramitação, as indicações de autoridades e as autorizações de empréstimos.
Acesso a informações públicas
A regulamentação do acesso do cidadão a informações mantidas pelo poder público, prevista na Constituição, ficará garantida pela aprovação do PLC 41/10. O projeto estabelece como dever do Estado a garantia de acesso do cidadão a informações de seu interesse, a serem fornecidas por meio de procedimentos objetivos e ágeis e de forma transparente, clara e em linguagem de fácil compreensão.
Embora admita a classificação de alguns desses dados como ultrassecretos, secretos ou reservados, em função de seu conteúdo e da imprescindibilidade à segurança da sociedade e do Estado, o projeto fixa prazos máximos de restrição de acesso (25 anos, 15 anos e 5 anos, respectivamente, para dados ultrassecretos, secretos e reservados). Se o agente público negar acesso a informação sem restrições, e sua decisão não estiver fundamentada, ficará sujeito a medidas disciplinares.
Fonte: Agência Senado
why women cheat cheaters why married men cheatabortion clinics in greensboro nc during pregnancy abortion vacuumhow to terminate a pregnancy naturally centaurico.com abortion clinics in oklahomahow to cheat on my husband blog.whitsunsystems.com cheaterswife wants to cheat go why do i want my wife to cheat on me
Acessos: 0
Em 2025, vai receber a restituição primeiro quem, simultaneamente, utilizou a declaração pré-preenchida e optou pelo recebimento da restituição via Pix. Serão cinco lotes. O calendário de pagamento está no card !
Quer conferir a lista completa de prioridades de pagamento? Volte 15 posts!
Aproveite e responda pra gente na enquete. Já enviou sua declaração?
Canal da ANAJUSTRA Federal, no Instagram.
Receba em primeira mão as melhores vantagens, notícias exclusivas e conteúdos pensados para os associados. Tudo direto no seu Instagram, sem precisar procurar!
🔗 Entre agora e fique por dentro! É só acessar nosso perfil e clicar no link do Canal.
#anajustrafederal #fiquepordentro #canalexclusivo #vantagensparavocê #associados
Autoamor, autocuidado, autoconhecimento! Reflexões maravilhosas nesta Live imperdível que tivemos com a @claudialebie 🎥
Assista ou reassista e confira este que foi o encerramento com chave de ouro do nosso Março Mulher.
#anajustradederal
#marcomulher #diadamulher #autoamor
🎥 LIVE | MARÇO MULHER | AUTOCUIDADO
Para fechar o mês da mulher com reflexões e uma síntese sobre o autocuidado, hoje receberemos a analista junguiana Claudia Lebie aqui no Instagram, a partir das 19h, em uma transmissão ao vivo, com o tema “Autoamor é minha revolução”.
O autoamor é a capacidade de se acolher, se aceitar e se amar, respeitando as próprias necessidades e limites. Esse é um caminho de autocuidado e autotransformação que pode ajudar a melhorar a autoestima e a relação consigo mesmo.
@claubialebie Claudia é bacharel em Letras e mestre em International Education. Define-se como alguém interessada na vida e nos processos humanos. Ela leciona em cursos livres de autoria própria e escreve sobre autoconhecimento sem fórmulas mágicas em várias frentes digitais.
#anajustrafederal #marcomulher #autoamor
#tavalendoapena | CLUBE DE VANTAGENS | SERRA VERDE EXPRESS
Que tal um passeio inesquecível de trem pelos cenários deslumbrantes da Serra do Mar?
A Serra Verde Express está oferecendo condições imperdíveis para associados da ANAJUSTRA Federal.
🎟️ 30% de desconto para grupos (acima de 20 pessoas) no trajeto Morretes – Curitiba, nos meses de baixa temporada (março, abril, maio, junho, agosto e setembro).
🎫 Até 15% de desconto em bilhetes individuais, extensivo a até três dependentes cadastrados.
📅 Escolha a data, organize seu grupo e acesse a página do nosso parceiro em anajustrabeneficios.com.br para garantir seu desconto!
#ANAJUSTRAFederal #SerraVerdeExpress #DescontoExclusivo #PasseioDeTrem #TáValendoAPena
Nosso comemoração ao mês da mulher sorteou 95 prêmios entre as associadas no dia 7 de março.
Sophia Matokanovic, do TST, foi a Ganhadora da Alexa Echo Dot.
Parabéns!
#marcomulher #mesmulher #anajustrafederal