
Eleitos presidentes de 28 comissões permanentes da Câmara
A Ctasp deve eleger seu novo presidente na próxima semana.
Emenda apresentada à Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2011 permite a aprovação de projetos que resultam em despesa continuada. Cerca de R$ 500 milhões do Orçamento ficariam reservados para atender propostas em tramitação.
Pelo terceiro ano consecutivo, a Câmara tentará incluir na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) dispositivos que permitam a aprovação de projetos de lei que resultem em despesas continuadas para o governo – que precisam ter seu impacto orçamentário estimado por no mínimo três anos. Nas duas vezes anteriores, o Executivo vetou esses itens ao sancionar a LDO.
Uma emenda à LDO, apresentada pela Comissão de Finanças e Tributação da Câmara, pretende assegurar um montante mínimo anual de 0,1% da receita corrente líquida da União para atender projetos em tramitação no Congresso. Esse percentual representaria cerca de R$ 500 milhões, considerando a previsão de receita corrente líquida constante na Lei Orçamentária Anual para 2010 (LOA – Lei 12.214/10).
A proposta, sugerida pelo deputado João Dado (PDT-SP), é uma das quase 2,7 mil emendas apresentadas até o último dia 9 de junho, prazo final para apresentação de alterações no Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2011. A Comissão Mista de Orçamento pretende votar o projeto até o dia 1º de julho. Depois, o texto terá de ser votado pelo Congresso.
Equilíbrio fiscal
Na prática, a intenção da emenda é permitir que possam ser aprovadas propostas de políticas públicas que criam despesas continuadas e que, ao mesmo tempo, seja respeitado o equilíbrio fiscal. Ou seja, assegurar previamente os recursos necessários ao impacto orçamentário da proposição.
Na justificativa da proposta, João Dado afirma que a formação dessa reserva permitiria atender os requisitos da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF 101/00), que proíbe a criação de despesas sem a indicação da origem dos recursos.
Sem isso, diz o deputado, as propostas invariavelmente acabarão sendo rejeitadas pela Comissão de Finanças e Tributação por serem inadequadas sob o aspecto orçamentário e financeiro. Ao final, serão arquivadas.
Neste ano, a tentativa de incluir os dispositivos na LDO procura responder às justificativas dos vetos presidenciais em 2008 e 2009. Nas duas ocasiões, o governo alegou que a redação do texto sugeria privilégio para o Poder Legislativo, pois só este poderia fazer uso dos recursos, o que significaria uma diferenciação entre os Poderes – infringindo, assim, a LRF. Em 2009, também afirmou que o texto não previa compatibilidade dos projetos com o Plano Plurianual (PPA) e com a própria LDO.
Desta vez, a emenda da Comissão de Finanças e Tributação deixa claro que, para que possam fazer uso da reserva, os projetos de lei, independente de sua autoria, deverão ter demonstrada previamente sua compatibilidade com a legislação orçamentária, em especial com o PPA e com a LDO.
Fonte: Agência Câmara
after an abortion terminating early pregnancy las vegas abortion clinicsi want to cheat on my wife wives who want to cheat cheat on your spousewhen your wife cheats i love my wife but i want to cheat how to know your wife cheated
Acessos: 0
Explore o incrível mundo da vida marinha e terrestre com desconto!
Associados da ANAJUSTRA Federal têm 10% OFF nos ingressos para o Aquário de São Paulo, um dos maiores da América Latina! 🐻❄️🐠
Mergulhe nessa experiência única e aproveite esse benefício exclusivo!
🔗 Saiba mais no Clube de Vantagens da ANAJUSTRA Federal.
#anajustrafederal #clubedevantagens #aquáriodesãopaulo
ESPAÇO CULTURAL | Lançamento de livro
Após mais de três décadas atuando na Gestão de Pessoas, José Chagas Júnior, do TRT16, reuniu seu conhecimento e experiência no livro "Guia Prático da Previdência Social do Servidor Público". A obra esclarece dúvidas sobre os direitos previdenciários dos servidores diante das constantes mudanças na legislação.
📍 Lançamento presencial
28 de março, às 18h, no auditório da OAB/MA
📚 A partir de 29 de março, o livro estará disponível para compra on-line
#anajustrafederal #previdenciasocial #servidorpublico #justiçadotrabalho #lancamentodelivro
Março Mulher 💐 o mês dedicado a elas continua. No dia 10/3 estivemos no evento comemorativo do TRT20.
A todas as mulheres, parabéns!
#anajustrafederal #mesdamulher #marcomulher #diadamulher
Não sabe qual canal de atendimento escolher para tirar sua dúvida sobre o IR?
Tem uma pergunta pontual e está sem muita pressa para enviar a declaração? Ela pode ser respondida por e-mail.
Está com a declaração aberta e surgiu uma dúvida na hora? Entre em contato pelo chat, disponível no rodapé do nosso site ou pelo WhatsApp.
Mas, se você tiver muitas perguntas, o ideal é marcar uma ligação e tirá-las ao telefone com o consultor. Você pode, inclusive, aproveitar e ir preenchendo a declaração durante o atendimento
Lembre-se: nosso plantão vai funcionar de segunda a sexta, das 8h às 14h (horário de Brasília), via e-mail (financas@anajustrafederal.org.br), chat, WhatsApp e ligação.
O link para marcar o atendimento está disponível na área restrita para associados e no site do Clube de Vantagens para os dependentes.
#anajustra #anajustrafederal #impostos #impostoderenda #impostoderenda2025
As mulheres, em sua maioria, usam qualquer tempo livre para suas múltiplas tarefas, e se esquecem de reservar momentos de autocuidado e de compromisso consigo mesmas. É possível ter oásis de prazer e bem-estar, mesmo em meio a uma rotina corrida.
Confira essas oito dicas, comece a cuidar de si mesma e, por um tempinho, esqueça todo o resto!
🌻 O autocuidado é a habilidade de indivíduos, famílias e comunidades em promover saúde, prevenir doenças, manter a saúde e em lidar com a doença ou a incapacidade, com ou sem o suporte de um profissional de saúde. (Organização Mundial da Saúde/World Health Organization, 2021)
Comente nesse post “autocuidado” e receba as 10 ferramentas de autocuidado que preparamos para você.
Acompanhe as próximas dicas no nosso perfil.
#anajustrafederal #saúde #diadamulher
A declaração do Imposto de Renda terá poucas mudanças em relação ao ano passado. As principais são as situações em que o contribuinte está obrigado a entregar o documento, por causa do reajuste da faixa de isenção no ano passado. Há novidade para prioridade de restituição também.
Confira nos cards!
Chame a consultoria financeira se tiver alguma dúvida. O serviço está disponível via -mail, chat, WhatsApp e telefone, com link na área restrita para marcar o melhor dia e horário da ligação!
#impostoderenda #anajustra #anajustafederal #impostoderenda2025