TRF5 tem oito novos servidores
Os servidores e servidoras foram empossados tanto no cargo de técnico quanto…
Em 25/7 são celebrados o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e o Dia Nacional de Tereza de Benguela.

O Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT-RJ), por meio do seu Subcomitê Regional de Equidade de Raça, Gênero e Diversidade, presta mais uma homenagem à Esperança Garcia, mulher negra escravizada que é considerada a primeira advogada do Brasil. Além de dar o nome dela ao edifício onde estão as varas do Trabalho na Rua do Lavradio, o tribunal inaugurou, nesta sexta-feira (25/7), o busto da advogada, que ficará em exibição no hall de entrada do fórum. Feita de mármore sintético e pintura pátina de bronze, a escultura, com peso aproximado de 35 quilos, foi doada pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Seccional do Rio de Janeiro.
A solenidade também foi marcada pela instalação de uma placa comemorativa com a transcrição da carta-registro escrita por Esperança Garcia ao governador da Capitania de São José do Piauí, em 6/9/1770, denunciando a violência e maus-tratos sofridos por ela, sua família e demais escravizados(as) e pedindo providências. Segundo juristas e historiadores, o documento pode ser considerado uma petição, pois apresenta elementos jurídicos importantes, como endereçamento, identificação, narrativa dos fatos, fundamento no Direito e um pedido.
A data para a inauguração não foi escolhida por acaso: neste 25/7, são celebrados o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e o Dia Nacional de Tereza de Benguela, como mencionado, durante a cerimônia, pela coordenadora do Subcomitê Regional de Equidade de Raça, Gênero e Diversidade do TRT-RJ, desembargadora Márcia Regina Leal Campos. “É uma data que representa resistência, história, reafirmação da importância e do protagonismo das mulheres pretas, apagadas ao longo da história”, disse ela, frisando a reparação histórica que tanto o rebatismo do prédio do Fórum da Rua do Lavradio quanto a inauguração do busto de Esperança Garcia representam. “Com esses gestos, nós reafirmamos o compromisso com a luta antirracial, que é de suma relevância”, completou.
Para a presidente da OAB do Rio de Janeiro, Ana Tereza Basílio, a exibição da escultura de Esperança Garcia simboliza uma homenagem a todas as mulheres do Brasil, mas sobretudo às mulheres pretas. “Mulheres guerreiras e corajosas, como Esperança Garcia, um exemplo de advocacia, aquela que primeiro pleiteou e peticionou. Precisamos lembrar sempre daquelas que abriram os caminhos”, disse ela. Assim como a presidente da OAB, a coordenadora da equipe para promoção da diversidade étnico-racial do Ministério Público do Trabalho (MPT-RJ), procuradora do trabalho Silvana da Silva, reconheceu a inauguração como um momento de vitória e reconhecimento, sem esquecer das causas que ainda exigem muito trabalho. “É de uma representatividade muito grande a iniciativa de Esperança Garcia em decorrência dos maus tratos pela escravidão, que ainda persiste, assim como as desigualdades sociais. Temos muito a fazer junto às Esperanças Garcias dos dias de hoje, em todos os ramos do Judiciário”, afirmou.
À esquerda, a coordenadora do Subcomitê Regional de Equidade de Raça, Gênero e Diversidade do TRT-RJ, desembargadora Márcia Regina Leal Campos, e o ministro do TST Cláudio Mascarenhas Brandão; à direita, a primeira desembargadora negra do Rio de Janeiro, Ivone Caetano.
A origem nordestina de Esperança Garcia foi destacada pelo ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Cláudio Mascarenhas Brandão como uma característica que gera ainda mais admiração. “Uma mulher nordestina como eu, piauiense, me faz muito orgulhoso de estar aqui hoje e dizer que, daqui em diante, uma mulher nordestina e negra dá nome ao prédio das varas do Trabalho, na capital do Rio de Janeiro, um dos primeiros tribunais criados no país. Que nos inspiremos nela para acreditar que é possível fazer o nosso trabalho, lutar por dignidade e pelos direitos sociais”, desejou. Já o vice-presidente no exercício regimental da Presidência do TRT-RJ, desembargador Leonardo da Silveira Pacheco, definiu Esperança Garcia como a própria esperança e o amor, tanto pela pátria como pelo povo. “Ela não queria igualdade e união para a família dela, ela queria isso pro Brasil. É isso que eu espero que ela represente para todos nós aqui: exemplo de dignidade, união e família”, sintetizou.
A solenidade também contou com a participação da primeira desembargadora negra do Rio de Janeiro, Ivone Caetano, e da escritora Vilma Piedade. A servidora Jane de Oliveira Silva Acosta (cantora) e o servidor Ronald Ribeiro (violão) apresentaram uma releitura do Hino Nacional, no início da cerimônia, e a música “Canto das Três Raças”, de Clara Nunes, durante o descerramento da placa e do busto.
Confira a galeria de imagens da inauguração
Feira de Afroempreendedorismo
Nesta sexta-feira, o Fórum da Lavradio também sediou a 5ª edição da Feira de Afroempreendedorismo, que contou com trabalho de 32 expositoras(es) apresentando artesanato, moda, biojoias, livros, entre outras criações. O evento é promovido pelo Subcomitê Regional de Equidade de Raça, Gênero e Diversidade do TRT-RJ, em parceria com a Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 1ª Região (Amatra1), para fomentar a arte, a cultura e a criatividade de empreendedoras(es) negras(os).
Acessos: 136
🎖️ Você serviu às Forças Armadas, à Polícia Militar ou ao Corpo de Bombeiros Militar antes de ingressar no serviço público civil?
A ANAJUSTRA Federal ajuizará uma ação coletiva para garantir que esse período seja considerado no cálculo do Benefício Especial (BE).
O reconhecimento do tempo militar pode gerar:
📈 revisão do benefício;
💵 aumento do valor mensal;
🗓️💰 pagamento de diferenças retroativas.
⚠️ O impacto financeiro varia conforme o histórico funcional de cada servidor.
Não abra mão de um direito que pode impactar toda a sua aposentadoria!!
#ANAJUSTRAFederal #BenefícioEspecial #PrevidênciaComplementar
O Mural de Permuta da ANAJUSTRA Federal aproxima servidores de diferentes regiões do país e facilita conexões para novas possibilidades de lotação.
📌 São mais de 400 oportunidades ativas e mais de 100 novos cadastros realizados só em 2026.
No mural, o associado encontra:
✔️ Busca por cargo, ramo e tipo de movimentação
✔️ Opções de permuta e redistribuição
✔️ Alertas de compatibilidade
👉 Arraste para conferir alguns anúncios disponíveis.
#anajustrafederal #muraldepermutas #pju
Seguimos fortalecendo nossa presença junto aos servidores e servidoras da Justiça Eleitoral. 💙
De 15 a 17 de junho, a ANAJUSTRA Federal participou do Encontro de Servidores e Servidoras do TRE Bahia – 2ª turma, promovendo o relacionamento institucional e realizando o sorteio de brindes.
Esta foi a segunda participação da entidade no evento. De 9 a 11/6 estivemos no encontro da 1ª turma.
Seu benefício de farmácia ficou ainda melhor 💊
Ampliamos um dos convênios mais usados do Clube de Vantagens.
Agora, associados contam com até 60% OFF em medicamentos na Drogasil e na Raia.
@drogasiloficial @raiaoficial
Mais economia para cuidar da saúde, sempre.
#ClubeDeVantagens #ANAJUSTRAFederal
17 de junho, Dia do Servidor Público Aposentado
Quando se aposentou, a Jerusa, do TRT9, achou que finalmente teria tempo para fazer tudo o que havia deixado para depois.
Vieram os cuidados com a saúde, os filmes que estavam na lista há anos, uma viagem inesquecível para Paris… e também uma pergunta que muitos aposentados conhecem bem:
“E agora?”
A resposta ela encontrou aos poucos: em novos projetos, nos estudos, nas viagens, nos encontros com amigos, na convivência com a família e na decisão de continuar vivendo intensamente cada fase da vida.
Neste Dia do Servidor Público Aposentado, compartilhamos a história da Jerusa para homenagear todos aqueles que dedicaram anos ao serviço público e que seguem construindo novos capítulos, sonhos e conquistas.
💙 Feliz Dia do Servidor Público Aposentado!
@jerusoberte
#anajustrafederal #diadoservidorpublicoaposentado
💰 Você viu que a ação que busca afastar a cobrança de Imposto de Renda sobre o Benefício Especial (BE) teve sentença favorável na Justiça Federal?
Vale a pena conferir se você já faz parte do processo. E o melhor: isso pode ser feito em poucos cliques pelo app da ANAJUSTRA Federal. 📱
Veja como no nosso carrossel!
#anajustrafederal #acaojudicial