JUS.BR

CNJ estabelece prazos para tribunais concluírem integração de novos serviços

Plataforma será a principal porta de entrada digital para os serviços do Poder Judiciário.

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) estabeleceu prazos para que os tribunais brasileiros finalizem a integração de novos serviços ao Portal Jus.br, consolidando a plataforma como a principal porta de entrada digital para os serviços do Poder Judiciário. 

As novas funcionalidades — peticionamento inicialremessa de ofícios, cartas precatórias, cartas de ordem e encaminhamento de processos por declínio de competência — devem ser integradas por todos os tribunais e conselhos brasileiros até as seguintes datas: 

  • 10 de agosto de 2025: todos os tribunais e conselhos, exceto o Supremo Tribunal Federal (STF) e a Justiça Eleitoral, deverão integrar seus sistemas às funcionalidades de tramitação de ofícios, cartas precatórias e cartas de ordem; 
  • 10 de setembro de 2025: deverá ser concluída a integração dos serviços de peticionamento inicial e encaminhamento de processos por declínio de competência. 
Foto: CNJ

Os prazos têm como referência o webinário técnico promovido em 10 de junho de 2025 pela equipe de Tecnologia da Informação do CNJ. A decisão ressalta que a atualização do sistema PJe, necessária para viabilizar a integração de algumas dessas funcionalidades, será concluída pelo CNJ nos próximos dias. 

Benefícios da integração 

Desenvolvido pelo Programa Justiça 4.0, parceria entre o CNJ e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), o Jus.br permite o acesso a uma ampla gama de serviços por magistrados, servidores, cidadãos e advogados, independentemente do sistema processual utilizado pelo tribunal de origem. 

“A medida integra os esforços do CNJ para ampliar a transformação digital no Judiciário e consolidar o Jus.br como a principal porta de entrada para os serviços eletrônicos da Justiça brasileira, promovendo maior agilidade, transparência e padronização no atendimento ao público”, explica o juiz auxiliar da presidência do CNJ e coordenador do Programa Justiça 4.0, Alexandre Libonati de Abreu.  

Programa Justiça 4.0  

Fruto de parceria entre o CNJ e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), o Programa Justiça 4.0 é uma iniciativa voltada para a transformação digital do Poder Judiciário e conta com o apoio do Conselho da Justiça Federal (CJF), do Superior Tribunal de Justiça (STJ), do Tribunal Superior do Trabalho (TST), do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). 

Acessos: 70

O Espaço Cultural existe para divulgar os talentos dos servidores do Judiciário Federal, e o próximo destaque pode ser você.

Se você escreve, canta, compõe, pinta, costura, faz artesanato, atua como artista plástico ou cria conteúdos em canais digitais, este é o seu espaço.

Tanto para quem faz por paixão quanto para quem transforma a arte em renda extra, o Espaço Cultural é vitrine e inspiração.

📩 Envie sua história, fotos e links para: cultural@anajustrafederal.org.br e mostre seu talento para colegas de todo o Brasil.

#anajustrafederal #espacocultural #cultura #arte #talentos #servidorpúblico #artesanato #música #escrita #artesplásticas #judiciáriofederal
9 0
🎤 Voz do associado

Aleixo Torquato dos Santos participou do atendimento presencial da ANAJUSTRA Federal no dia 13/8 durante a Semana da Saúde 2025 no TRT10.

Na ocasião, foi identificado que ele tinha um valor de RRA Quintos a receber e não sabia. O saque foi feito no dia 18 e, feliz com o resultado, ele destacou a importância de iniciativas presenciais como essa. 💙

#anajustrafederal #semanadasaude #trt10 #associado #atendimentopresencial #beneficios
34 5