União para compartilhamento de boas práticas fortalece gestão documental no Judiciário

Aproximadamente 280 juízes, juízas, servidores e servidoras de tribunais e conselhos de todo o Brasil participaram de evento on-line sobre o tema.

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

A percepção de que o problema de uma pessoa pode não ser uma situação isolada e a certeza de que duas cabeças – ou mais – pensam melhor que uma movem iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para a formação de rede, com a finalidade de estimular o compartilhamento de experiências e de soluções na gestão de documentos no Poder Judiciário. Entre a terça-feira, 1º/8, e a quinta-feira, 3/8, aproximadamente 280 juízes, juízas, servidores e servidoras de tribunais e conselhos de todo o Brasil participaram de evento on-line para a integração das equipes que lidam com a seleção, o processamento e o arquivamento de informações sobre processos judiciais.

O evento Gestão Documental: Rede CPADs (Comissão Permanente de Avaliação Documental) do Poder Judiciário na Trilha da Inovação foi promovido pela Comissão Permanente de Gestão Documental e de Memória do Poder Judiciário, responsável pela implementação do Programa Nacional de Gestão Documental e Memória do Poder Judiciário (Proname). Já no primeiro dia, o encontro virtual resultou na formação oficial da Rede de Comissões Permanentes de Avaliação Documental do Poder Judiciário (Rede Cpad-PJBR), a fim de estimular o intercâmbio de experiências e a maior qualidade nesses serviços.

“A transparência estatal está expressa no direito de acesso à informação pessoal e coletiva, é um pressuposto do Estado Democrático de Direito, está consagrada em diversos tratados internacionais e tem nexo direto com o direito do cidadão de tomar parte na vida cultural”, disse a presidente da comissão, conselheira Salise Sanchotene, no início do evento on-line. “Consultas que chegaram ao meu gabinete, fizeram-me pensar que, se tivéssemos uma rede em que as pessoas pudessem trocar informações, pudessem contribuir, dizendo que já desenvolveram este ou aquele projeto, isso seria impulsionador da melhoria do trabalho de todos.”

Oficinas

Na primeira manhã do evento, os participantes se organizaram em quatro grupos para trabalharem em oficinas temáticas. Até quinta-feira, as equipes se dedicaram à solução de problemas práticos, comuns à realidade de quem lida com a gestão documental e da memória no Poder Judiciário, como exercícios de classificação, seleção, organização e armazenamento de informações. Os grupos se dedicam a quatro temas pré-definidos: gestão documental em processos físicos; avaliação e seleção antecipadas de processos digitalizados; gestão documental em processos digitais; e uso de inteligência artificial (IA) e business intelligence (BI) no apoio às funções de gestão documental.

“Durante as oficinas, os participantes vão entender como é possível usar outras formas para resolver problemas complexos dentro do Poder Judiciário”, explicou a conselheira Salise. “A gestão documental, um dever estatal, precisa se assenhorar das ferramentas da inovação, cujos princípios possuem relação direta com o que esperamos dessa nova rede, que são: a cultura da inovação, que promova o acesso à Justiça; a excelência dos serviços prestados e o melhor atendimento ao usuário, como eixo central da gestão; a ampla participação de magistrados, servidores e atores externos, porque o trabalho dentro da inovação é feito de forma horizontal.”

A Rede Cpad-PJBR identificará as Cpad em funcionamento e levantará suas necessidades para atuação. “A proposta é a formação de grupos em aplicativos de comunicação, para as pessoas poderem se encontrar, se comunicar e compartilhar experiências e informações sobre eventos que possam interessar a quem é da área”, afirmou a juíza auxiliar da Presidência do CNJ Ana Aguiar, que atua como coordenadora na Comissão Permanente de Gestão Documental e de Memória do Poder Judiciário no Proname. “O trabalho é bastante complexo e a união serve para fortalecer, contribuir para o aperfeiçoamento, para a difusão de boas práticas entre os profissionais que se dedicam a essa tarefa.”

Iniciativas

No primeiro dia do encontro virtual, responsáveis por iniciativas de gestão documental nos tribunais de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS), do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) e da Seção Judiciária do Rio Grande do Sul divulgaram experiências de sucesso na gestão documental. Segundo a juíza auxiliar do CNJ, o evento dessa semana deve se repetir futuramente, inclusive para o compartilhamento de boas práticas.

O CNJ prepara, para os próximos meses, outro evento virtual para apresentar o Guia de Aplicação da Temporalidade, publicação inédita com orientações práticas e critérios técnicos para subsidiar a seleção e orientar o descarte e o armazenamento de documentos no Poder Judiciário.

O evento Gestão Documental: Rede CPADs do Poder Judiciário na Trilha da Inovação também marca os 15 anos do Proname. “Essa jornada de três dias foi programada com muito carinho, muito entusiasmo e uma energia contagiante”, comentou, na abertura, a conselheira Salise. A iniciativa é resultado do trabalho em conjunto com os seguintes laboratórios de inovação parceiros: InovaTchê, da Seção Judiciária do Rio Grande do Sul; iluMinas, do Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF6); Labee9, do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS); Liods, Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (TRT8); e UAILab, do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG).

Acessos: 246

Vamos pular Carnaval? 🎭🎉🎊 

A ANAJUSTRA Corretora @anajustracorretora colocou o bloco Me Segura na rua de novo para os associados da ANAJUSTRA Federal caírem na folia protegidos de diferentes imprevistos. 

😍 E, dessa vez, quem contratar um seguro vida, auto, residencial, funerário ou celular vai concorrer a 10 vouchers iFood ou Zé Delivery, no valor de R$100, e 20 copos térmicos. 

🥳 A promoção, que vai desta segunda, 3/2, até o dia 7/3, vale também para renovações de apólices. O sorteio dos prêmios será no dia 10/3, no Instagram @anajustracorretora 

Podem participar associados e dependentes (pais, filhos e cônjuge).

#partiuFolia #anajustracorretora #blocomesegura #anajustrafederal #pju #servidorpublico
24 4
A ANAJUSTRA Federal tem um novo convênio com a Jeep e trouxe descontos exclusivos para associados nos estados de Pernambuco, Bahia e Ceará! Com a parceria do Grupo Via Sul, você garante descontos a partir de 4% na compra de veículos da marca, além de vantagens imperdíveis para personalizar e cuidar do seu Jeep!

👉Benefícios especiais:

•Desconto exclusivo em acessórios para personalizar o seu Jeep;

•Condições especiais para estética automotiva: aplicação de película e hidratação dos bancos;

•Primeira revisão gratuita;

•O benefício é extensivo a dependentes!

Não perca tempo, aproveite essas condições especiais e conquiste o seu Jeep agora mesmo!

#jeep #anajustra #desconto #associados
17 0
O blog Espaço Cultural é o espaço perfeito para os associados compartilharem suas produções artísticas realizadas no tempo livre, fora do ambiente do serviço público.

📚✍️🎶🖌️ Seja um livro, uma poesia, fotografias, músicas, artes manuais ou artigo publicado, queremos conhecer e divulgar o seu talento!

📩 Envie sua contribuição para o e-mail: [cultural@anajustrafederal.org.br] e faça parte desse espaço de criatividade e inspiração.

#anajustrafederal #anajustra #espaçocultural #associados
13 0
Você sabia que pode escolher como prefere receber nossas mensagens e quais assuntos mais interessam para você? É super fácil ajustar isso na área restrita do site!

Basta fazer login com seu CPF e senha de associado, ir em “dados pessoais” e depois em ”preferências de comunicação”. Lá, você seleciona sim ou não para e-mail, WhatsApp e SMS pode ativar um, dois ou todos os canais para não perder nenhuma novidade!

Os temas disponíveis incluem: ações jurídicas, ANAJUSTRA Corretora, saúde, Clube de Vantagens, soluções financeiras e muito mais. Escolha os que têm mais a ver com você e salve suas preferências.

#anajustrafederal #instajudiciário #pju
13 2
Chegamos com a última entrevista da série “Por dentro das ações”. ⚖️

Neste vídeo, o advogado Marlúcio Bonfim aponta perspectivas para várias ações da ANAJUSTRA Federal, garantindo que 2025 será recheado de boas notícias para quem é associado.

Ele também fala da forte atuação da entidade no campo judicial. “Nós acreditamos em todas as nossas ações”, declarou ele ao citar os 13,23%, a URV – juros 11,98%, RRA de Outras Verbas e a não absorção dos Quintos como exemplos das conquistas esperadas para este ano. 

Veja o vídeo e confira os argumentos do advogado.

📹 Os vídeos anteriores também estão aqui no nosso Instagram, basta ir até o nosso perfil para vê-los! 

#anajustra #anajustrafederal #pju #associadoanajustrafederal #servidorpublicofederal #servidorpublico
74 13