TRF1

Atualizada resolução sobre condições especiais de trabalho aos servidores com deficiência, necessidades especiais ou doenças graves

Medida se estende àquelas(es) que tenham filhas(os) ou dependentes legais na mesma condição, e às servidoras gestantes ou lactantes.

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) atualizou, por meio da Resolução Presi 30/2025, a concessão das condições especiais de trabalho às(aos) servidoras(es) com deficiência, necessidades especiais ou doenças graves, bem como àquelas(es) que tenham filhas(os) ou dependentes legais na mesma condição, e às servidoras gestantes ou lactantes.

Imagem Freepik

A medida, já regulamentada na 1ª Região pela Resolução Presi 21/2021, passa a vigorar com uma nova redação. Entre as alterações, a norma atualizou a redação de quem se aplica as condições especiais de trabalho:

I – mães, pelo nascimento ou pela adoção de filho ou filha, por até 6 (seis) meses após o término da licença-maternidade ou da licença à adotante;

II – pais, pelo nascimento ou pela adoção de filho ou filha, por até 6 (seis) meses, após o término da licença-paternidade ou da licença ao adotante;

III – pessoas com adoecimento mental.

Outra atualização é a aplicação dessas condições aos genitores monoparentais e aos casais homoafetivos que usufruírem das licenças-maternidade ou paternidade, nos termos fixados pela Resolução 321/2020 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Gestantes e lactantes

Já em relação gestantes e lactantes, o art. 6º da Resolução diz que o requerimento para a concessão das condições especiais de trabalho deverá ser:

I – no caso das gestantes, com a declaração da (o) médica(o) responsável pelo exame pré-natal ou exame que indique gravidez;

II – no caso das lactantes, com atestado médico que confirme a condição de lactante, o qual terá validade até o 12º mês de vida da criança, podendo ser apresentado novo atestado médico a cada seis meses, até que a criança complete 24 meses de idade.

Essas condições poderão ser concedidas a contar da data do término da licença-maternidade, licença-paternidade ou licença à(ao) adotante, por até 6 (seis) meses e o requerimento previsto no normativo dispensa a realização de laudo ou da perícia técnicas.

Além dessas atualizações, a Resolução conta ainda com uma seção específica que trata “Das condições especiais de trabalho para as pessoas com adoecimento mental”.

Acessos: 142

Aprender inglês com mais segurança e confiança pode ser o próximo passo da sua trajetória. 👏

A ANAJUSTRA Federal tem parceria com a HC School e preparou um benefício especial para associados e seus dependentes.

Ao se matricular em qualquer curso da HC School, você ganha um curso de fonética 100% gratuito, com foco em pronúncia, sons e fluidez ao falar inglês.

É a oportunidade ideal para começar do jeito certo e desenvolver uma comunicação mais segura no idioma. 😉

⚠️ Benefício válido para associados da ANAJUSTRA Federal e seus dependentes
⏳ Oferta válida por prazo determinado

Acesse a página do convênio em anajustrabeneficios.com.br e saiba mais.

#anajustrafederal #beneficiosdoassociado #parcerias
11 0
Após o sucesso da última edição, a Agenda 2026 chega ainda mais completa, pensada para apoiar um ano com mais clareza, equilíbrio e planejamento.

🎡 Roda da Vida
Um espaço para refletir sobre diferentes áreas da sua rotina e entender onde investir energia para construir mais bem-estar ao longo do ano.

📊 Mudando Hábitos
Uma ferramenta prática para acompanhar novos hábitos, registrar sua evolução e manter a motivação para transformações reais no dia a dia.

💰 Regra 50-15-35
Uma forma simples de organizar o orçamento, distribuir melhor a renda e visualizar para onde seu dinheiro está indo.

E aí, já está com a sua Agenda e Calendário 2026 em mãos?

Se ainda não recebeu, envie uma mensagem para protocolo@anajustrafederal.org.br.

Boas anotações e um 2026 cheio de conquistas!

#anajustrafederal #agenda2026 #pju
29 9