SJPI promove roda de conversa em homenagem ao Dia dos Pais
ANAJUSTRA Federal enviou brindes para os participantes.
Com o objetivo de contribuir para a formação de profissionais do Poder Judiciário em temas relacionados à Inteligência Artificial, o Programa Justiça 4.0 desenvolveu o curso on-line autoinstrucional Introdução à Inteligência Artificial para o Poder Judiciário. A capacitação foi lançada na segunda-feira (19/6) durante o Fórum Internacional Justiça e Inovação (FIJI), em Brasília, organizado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em parceria com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e com apoio do Tribunal Superior do Trabalho (TST).
A Inteligência Artificial (IA) é uma das novas tecnologias utilizadas pelos tribunais brasileiros para promover celeridade e eficiência na rotina do Judiciário. Na capacitação, será possível entender conceitualmente o que são modelos de IA, como eles podem ser construídos e os ganhos que podem ser obtidos a partir de suas aplicações na atuação da Justiça brasileira.
O curso tem como público-alvo magistrados, magistradas, servidores e servidoras do Poder Judiciário. Pessoas interessadas podem se inscrever no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Servidores do Poder Judiciário (CEAJUD).
“Desenvolver IA de forma ética, responsável e útil não é algo simples”, afirmou João Thiago Guerra, juiz auxiliar da Presidência do CNJ, no painel Experiência do CNJ no desenvolvimento de modelos de IA. O magistrado ressaltou a importância de fomentar modelos criados pelo próprio Judiciário, visando assegurar o controle do processo de desenvolvimento dessas soluções e possibilitando “conhecer as escolhas técnicas que foram feitas, como o tratamento de vieses foi realizado e garantir auditabilidade e transparência no processo de desenvolvimento”.
“Um dos pilares fundamentais para a aceleração do alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 é justamente o emprego da tecnologia. Fortalecer o uso de IA no Judiciário é imprescindível para que se possa seguir avançando enquanto país a patamares mais elevados de desenvolvimento”, afirmou Moema Freire, coordenadora da unidade de Governança e Justiça para o Desenvolvimento do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), que também compôs o painel. “A inteligência artificial só faz sentido se baseada em uma Justiça centrada nas pessoas”, avalia.
Freire destacou a atuação do CNJ, “pioneiro em buscar uma parceria de cooperação técnica internacional para o desenvolvimento de IA protagonizado pela própria justiça”. João Thiago Guerra apontou o papel que o conselho vem cumprindo nesse processo desde a Resolução 332/2020, “que dita os padrões éticos, de transparência, governança e auditabilidade no desenvolvimento e uso soluções de IA”.
A formação é dividida em quatro módulos, que abordam a construção de modelos de IA, a plataforma Sinapses e a estruturação de projetos de IA no Judiciário. O curso também apresenta sistemas já desenvolvidos pelos tribunais brasileiros, como Janus (TRE-BA), Sofia (TJBA), Elis (TJPE) e Sophia (TRE-SP). A carga horária total é de 10h.
Profissionais que completarem a capacitação serão capazes de identificar e propor oportunidades de uso de IA em seus tribunais, a partir dos casos reais apresentados ao longo do curso. Também estarão aptos a criar e incentivar iniciativas de emprego da IA no Judiciário, visando aprimorar o funcionamento do seu tribunal.
O desempenho dos cursistas será determinado por nota nas atividades avaliativas de cada módulo e pelo preenchimento do formulário de reação sobre o curso. É necessário, no mínimo, 70% de aproveitamento nas atividades avaliativas para obter certificado.
No painel Formações necessárias para iniciar um projeto de IA, o analista de IA do PNUD José Avelino Placca, professor da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) e um dos conteudistas da formação, destacou que o curso é “voltado para todos os servidores interessados, seja da área negocial, de tecnologia da informação ou para quem quer começar a entender sobre o assunto, sem pré-requisitos”. “O objetivo é dar um embasamento inicial, com conceitos básicos de IA, de machine learning, os tipos principais de modelos e paradigmas da IA”, informou.
A trilha formativa para desenvolvimento de modelos de IA inclui também um curso de Anotação de Dados para Modelos de Inteligência Artificial no Judiciário, que será lançado no segundo semestre de 2023. A capacitação, anunciada no painel do FIJI, irá habilitar magistrados, magistradas, servidores e servidoras do Judiciário a gerenciar e executar projetos de anotação de dados visando à geração de modelos em IA com os cuidados essenciais para garantir a qualidade dos modelos gerados
Acessos: 1183
🏥 Tem novidade em saúde chegando ao TRE-SE! @tresergipe
A ANAJUSTRA Federal, por meio da JUSaúde, traz os planos SulAmérica Saúde para servidores e magistrados do Tribunal.
E o lançamento será especial! No dia 26/8, das 8h às 13h, estaremos no TRE-SE com atendimento para apresentar os planos, esclarecer dúvidas e orientar sobre a adesão.
Além disso, preparamos uma manhã de cuidados com aferição de pressão, glicose e bioimpedância, em parceria com Drogasil e Extrafarma, além de sucos, saladas de frutas e brindes. 🍹🎁
📍 Esperamos você no hall de entrada do Espaço Sociocultural, em frente ao plenário.
Passe por lá e conheça essa nova opção de saúde!
📢 Novos anúncios no Mural de Permuta e Redistribuição!
Se você deseja mudar de lotação por meio de permuta ou redistribuição, vale a pena conferir quem passou por lá nos últimos dias.
Se você é associado, você pode se cadastrar e receber alertar de perfis compatíveis. Se ainda não se associou, publique o seu anúncio gratuitamente!
#Permuta #Redistribuição #JudiciárioFederal #ANAJUSTRAFederal
🚨 A GAACTA chegou à Justiça Eleitoral.
O TSE publicou resolução que institui a GAACTA de 15% para servidores que ocupam cargos em comissão CJ-1 a CJ-4 em toda a Justiça Eleitoral.
A medida acontece depois do pedido apresentado pela ANAJUSTRA Federal em junho, que também protocolou pedido junto ao CSJT para garantir a mesma gratificação aos servidores dos 24 TRTs e Varas.
Ou seja: uma frente avançou. A outra continua em movimento. 💪
Enquanto STJ, TST, Justiça Federal e agora a Justiça Eleitoral já contam com a gratificação, os servidores dos TRTs ainda aguardam o mesmo reconhecimento.
E a ANAJUSTRA Federal vai intensificar os trabalhos junto ao CSJT para garantir esse direito!
Mesma responsabilidade. Mesma complexidade. Mesmo Judiciário. Por que tratamento diferente?
A luta pela isonomia continua e não para na GAACTA.
➡️ O próximo passo também será buscar o reconhecimento para as Funções Comissionadas (FCs), além de melhorias para toda a categoria em todos os seus ramos.
Porque isonomia não se faz pela metade.
Acesse o site e fique por dentro de tudo sobre o tema!
🏥 Saúde em foco no @trtrjoficial!
Nos dias 17 e 18/8, a ANAJUSTRA Federal esteve no Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região, no Rio de Janeiro, levando informação e cuidado aos servidores.
Durante a ação, os participantes puderam aproveitar serviços gratuitos de saúde, como aferição de pressão, teste de glicemia e bioimpedância, além de contar com um plantão tira-dúvidas sobre as opções de planos de saúde oferecidas pela entidade.
E, nesta quarta-feira (19), o presidente da ANAJUSTRA Federal, Antônio Carlos Parente, acompanhado dos consultores Nelson Dantas e Wallace Calazans e do gerente João Lemos, esteve com o presidente do TRT1, desembargador Roque Lucarelli Dattoli, para apresentar as alternativas de planos de saúde disponíveis para os servidores.
Também participaram do encontro o assessor da Presidência, Sérgio Lobo, e o vice-presidente do Tribunal, desembargador Leonardo da Silveira Pacheco.
🤝 A ANAJUSTRA Federal agradece ao TRT1 pelo espaço, pela receptividade e pela oportunidade de estar mais perto dos servidores, levando informação, prevenção e opções para cuidar da saúde de toda a família.
#anajustrafederal #trtrio #saude
Quem passou por aqui? 💙
Nesta terça-feira (18/8), servidores de diversas Varas do Trabalho do TRT1 passaram pela sala da ANAJUSTRA Federal, no Fórum da Lavradio, no Rio de Janeiro, para um dia de informação, cuidado e proximidade.
Tivemos a presença de servidores da 9ª, 16ª, 20ª, 33ª e 79ª Varas do Trabalho, entre outras unidades, que puderam tirar dúvidas sobre os planos de saúde da Associação, conhecer melhor as opções para si e para a família e aproveitar os serviços gratuitos de saúde oferecidos no local.
Foi um dia de muita conversa, orientação e cuidado, com aferição de pressão, glicemia, bioimpedância e, claro, brindes para quem esteve com a gente.
Agradecemos a todos que passaram por aqui e fizeram parte desse momento! 💙
#anajustrafederal #saúde #trt1
Vocês correram, pedalaram, nadaram, dançaram, treinaram e, principalmente, compartilharam histórias. 💙
Encerramos na sexta a etapa de envio de participações para o Calendário ANAJUSTRA Federal 2027 – Servidores em movimento. A todos os associados que enviaram fotos e relatos, o nosso agradecimento por dividirem conosco um pouco de suas trajetórias e mostrarem como a atividade física faz parte de suas vidas.
Agora, começa uma nova etapa: a votação popular.
As 34 participações selecionadas estão disponíveis para votação e as 12 mais votadas irão compor o Calendário 2027.
Acesse o hotsite, conheça as histórias e vote nas suas favoritas.
O calendário é feito pelos associados. Agora, a escolha também é de vocês.
#anajustrafederal #servidoresemmovimento #calendário2027