Conselho Nacional de Justiça apresenta relatório de 2022 em abertura do Ano Legislativo

Em 2022, o CNJ promoveu 41 sessões plenárias, sendo 20 virtuais. Ao todo, julgou 874 processos, com prevalência da análise de pedidos de providências e de representações por excesso de prazo.

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministra Rosa Weber, reiterou o compromisso do Judiciário com os ideais democráticos durante a abertura do Ano Legislativo. Na leitura da mensagem do Poder Judiciário realizada na tarde desta terça-feira, 2/1, em sessão solene do Congresso Nacional, a ministra entregou aos presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) e do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) os relatórios dos trabalhos desenvolvidos pelo Judiciário ano passado.

Produzido a partir das atividades realizadas pelo Conselho Nacional de Justiça, em conjunto com os demais órgãos do Sistema de Justiça e com a sociedade civil, em prol da prestação jurisdicional e da regulação das serventias extrajudiciais, o Relatório Anual do CNJ contém um resumo dos principais dados obtidos ao longo de 2022.

No ano passado, o Conselho promoveu 41 sessões plenárias, sendo 18 sessões ordinárias, três extraordinárias, além de 20 virtuais. Ao todo, o Plenário julgou 874 processos, com prevalência da análise de pedidos de providências e de representações por excesso de prazo.

Na avaliação da ministra Rosa Weber, além do papel de governança, o CNJ tem funcionado como instituição viabilizadora de diálogos institucionais de suma importância com os demais Poderes. “Com a participação de esferas de governo e de organismos da sociedade civil, o Conselho trabalha firme para o cumprimento da missão conferida ao Poder Judiciário: realizar a justiça de maneira efetiva e célere”, observou.

Harmonia

A presidente do CNJ destacou também a importância da harmonia entre os Poderes da República e condenou os ataques às instituições democráticas brasileiras ocorridos no último dia 8 de janeiro, em uma afronta inédita ao Judiciário, Legislativo e Executivo nacionais.

Em seu pronunciamento, Weber ressaltou que a participação do Poder Judiciário na cerimônia do Legislativo tem significado especial na medida em que fortalece a interação sadia e harmônica entre os Poderes. “O vilipêndio às instalações dos três pilares da democracia brasileira, longe de enfraquecer nossa democracia constitucional, veio a conferir mercê da solidariedade imediata de todos, maior intensidade ao convívio, necessariamente harmonioso entre os Poderes que compõem o Estado brasileiro”, enfatizou.

Para a ministra, a manutenção dos trabalhos, a despeito dos atos de 8 de janeiro, paralelamente, às ações destinadas a reparar os danos causados e a promover a responsabilização de seus agentes é a resposta fundamental e necessária. “Em essência, a mensagem que trago ao Congresso Nacional é que em 2023, o STF, sempre respeitando a isonomia e a independência dos demais Poderes da República, continuará vigilante na incondicional defesa da supremacia da Constituição”, pontuou.

De acordo com Rosa Weber, a integração da ordem democrática está em absoluta consonância com a diretriz que erige o norte da atual administração da Suprema Corte, que é a proteção da jurisdição constitucional ou a defesa diuturna da constituição e do Estado Democrático de Direito. “O Poder Judiciário como um todo estará como sempre empenhado na entrega da prestação jurisdicional qualificada, célere e efetiva que os brasileiros anseiam”, declarou.

Acessos: 845

Viva a cidade de atmosfera autêntica e identidade singular.

Única capital brasileira cortada pela Linha do Equador, a nossa querida capital do meio do mundo, banhada pelas águas do imponente rio Amazonas.

Viva a terra onde a herança portuguesa se encontra com a força e a riqueza das tradições negras e indígenas.

Viva o Marabaixo, sua história, sua fé e sua beleza vibrante.

Viva a amada Macapaba, chão protegido por São José, guardada pela maior fortaleza colonial do Brasil, que hoje celebra 268 anos.

Quem vive, nasceu ou já esteve na joia da Amazônia sabe:
Macapá é tudo de bom! 💙🌎

#anajustrafederal #macapa #aniversariodemacapa
21 2
📊💹 Vamos bater um “papo de valor”? 

Já ouviu aquela frase: “comida a gente paga à vista”?

Mas… será que essa regra vale para tudo? 🤔

Na nova série Papo de Valor, o consultor financeiro da ANAJUSTRA Federal, José Carlos Dorte, traz orientações práticas para ajudar você a tomar decisões financeiras mais conscientes no dia a dia.

Neste primeiro episódio, ele explica:

✔️ O que faz sentido pagar à vista

✔️ Quando o parcelamento pode ser uma boa escolha

✔️ A regra de ouro antes de assumir uma parcela

📊 Tem alguma dúvida financeira?
Deixe nos comentários!

#PapoDeValor #EducaçãoFinanceira #PlanejamentoFinanceiro #ANAJUSTRAFederal #ServidorPúblico
37 10
O Congresso Nacional já retomou seus trabalhos.

O cenário, no entanto, é atípico. Por se tratar de um ano eleitoral, o tempo dedicado à atividade legislativa será reduzido e marcado por disputas políticas mais intensas.

→ Sobre o tema, confira o artigo do assessor parlamentar da ANAJUSTRA Federal, Roberto Bucar.

#congressonacional #anajustra #deolhoembrasilia
17 1
2026 é oficialmente o ano dos feriadões. Para quem quer aproveitar as folgas e viajar, a @anajustracorretora oferece as melhores opções de seguro viagem, com descontos acima do mercado.

Se vai pegar a estrada de carro, os descontos nos seguros auto também são os mais vantajosos. E para relaxar de verdade nos dias de folga, nada como contar com os melhores seguros residenciais.

Acesse o site e confira todos os seguros com as melhores condições do mercado!

📲 Fale com a ANAJUSTRA Corretora pelo WhatsApp ou envie e-mail para
cotacao@anajustrafederal.org.br

#anajustra #viajar #seguroviagem
13 0
A ANAJUSTRA Federal segue atuando de forma firme na defesa da valorização dos servidores de todo o Poder Judiciário da União.

Em reunião com a Associação, nesta quinta-feira, 29/1, o presidente do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministro Vieira de Mello Filho, afirmou que pretende implementar o Adicional de Qualificação de forma quase imediata e também avançar na regulamentação da licença compensatória.

Segundo o ministro, ambas as medidas serão implementadas após o recebimento dos cálculos de impacto orçamentário a serem encaminhados pelos tribunais. Na ocasião, ele reafirmou o compromisso de tratar magistrados e servidores de forma isonômica ao longo de sua gestão.

A ANAJUSTRA Federal acompanha de perto os desdobramentos e reforça seu compromisso com a valorização dos servidores.

Leia a notícia completa no site da ANAJUSTRA Federal
🔗 anajustrafederal.org.br (na bio)

📸 Na foto, o Presidente do CSJT, ministro Vieira de Mello Filho, ao lado da representante e do presidente da ANAJUSTRA Federal, respectivamente, Janedir Lopes Morata (à esquerda) e Antônio Carlos Parente (à direita).

#anajustrafederal #adicionaldequalificacao #csjt @csjt_oficial
134 10
O ano de 2026 terá 10 feriados nacionais e nove dias de ponto facultativo, o verdadeiro ano dos feriadões.

O Clube de Vantagens ANAJUSTRA Federal oferece as melhores opções de viagens e lazer, com descontos em agências de viagens, hotéis, cruzeiros, clubes e parques, com cultura, descanso e diversão para toda a família.

Acesse o site, faça suas reservas e prepare as malas!

anajustrabeneficios.com.br

#anajustrafederal #convenios #pju
11 0