Comitê do Bem

Reportagem

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Uma iniciativa de magistrados e servidores do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 23ª Região já mudou a história de mais de 3.500 crianças e adolescentes. Criado em 2005, depois de mais de 10 anos de funcionamento do Comitê da Cidadania dos Magistrados e Servidores do TRT23, o Comitê Pró-Infância desenvolve projetos com o objetivo de promover a assistência social, educacional e cultural dos pequenos da região metropolitana de Cuiabá, capital de Mato Grosso.

Isso é feito por meio de doações que podem vir de magistrados e servidores do Regional, além de toda a comunidade. Segundo o servidor Jader José Martins Moraes, um dos fundadores do Comitê e seu atual presidente, vários projetos já foram desenvolvidos pelo Comitê Pró-Infância. Atualmente, a instituição mantém o “Alegria em Notas Musicais”, que está sendo desenvolvido em três bairros da periferia de Cuiabá: Ribeirão do Lipa, Jardim Primeiro de Março e Jardim Passaredo, com aproximadamente 150 jovens e crianças.  Os participantes têm aulas de flauta e violão e participam de um coral e de aulas de karatê.

Outro projeto, segundo ele um pouco maior, é o Casa da Crianças – conhecido como Casa Lar –, que recebe crianças vítimas de violência doméstica, que são acolhidas por ordem judicial e permanecem na instituição até que possam voltar para suas casas, morar com parentes ou serem adotadas. “As crianças são acompanhadas por cuidadoras 24 horas. Temos psicólogo e assistente social, e lá elas têm uma rotina ‘normal’: escola, tarefa, médico, brincadeiras, passeios e suas refeições diárias”, conta Moraes.

O Comitê ainda desenvolve o projeto continuado de divulgação do Fundo Criança. “Visitamos órgãos públicos com o intuito de sensibilizar servidores e aumentar nossa arrecadação, visando o financiamento de mais projetos, no entanto, acredito que o maior desafio está na manutenção dos projetos, pois devido à queda do poder econômico da população, várias pessoas têm saído do programa e até empresas que destinavam valor estão diminuindo a contribuição.”

Para os próximos anos, o presidente do Comitê aponta que o objetivo é “continuar com a Casa Lar e temos mais dois projetos em construção, um na continuação do Acordes da Alegria e outro voltado para o esporte, karatê e futebol”. A motivação para continuar desenvolvendo esse trabalho, segundo ele, é muito simples. “Quando você vê uma criança sorrir e te abraçar. Isso não tem preço.”

O Projeto 

O Comitê de Cidadania dos Magistrados e Servidores do TRT23 surgiu em 1994 resultado da ideia de um grupo de servidores em ajudar a combater a fome na campanha organizada naquele ano por Herbert José de Sousa, o sociólogo Betinho.

Acessos: 0

Fim de ano e as contas apertando? ✨

Se você caiu no rotativo, saiba que existem proteções importantes:

✔ juros limitados ao valor da dívida
✔ possibilidade de portabilidade
✔ valores até 40 salários mínimos são impenhoráveis

Antes de assumir um crédito, compare, planeje e entenda seus direitos.

Leia o artigo do consultor financeiro da ANAJUSTRA Federal, José Carlos Dorte, e saiba mais.

#anajustrafederal #financas #pju
15 1
🏠🗓️📒 Muitos associados já estão recebendo a Agenda e o Calendário 2026 e o retorno tem sido incrível. 

Se os seus impressos já chegaram, conta aqui nos comentários. 💬

Se ainda não chegaram, fique tranquilo logo logo estarão com você! Os materiais são uma entrega especial em parceria com o Banco BRB.

#anajustrafederal #agenda2026 #pju
79 28
Aqui na ANAJUSTRA Federal, a gente conta o tempo em conquistas.

E 2025 trouxe vitórias importantes: avanços no MS Quintos, mais de R$ 12 milhões pagos entre precatórios e RPVs e o direito à conversão de licença prêmio em pecúnia reconhecido pelo TST.

Também contamos o tempo em trabalho: presença em mais de 50 eventos, atuação institucional e política e defesa constante dos direitos e da remuneração dos servidores.

E contamos em vantagens: mais de 200 novos convênios, R$ 20 milhões em descontos no Clube de Vantagens e economias significativas com a ANAJUSTRA Corretora e novos planos de saúde.

Obrigado por mais um ano juntos. 🙏
A contagem para 2026 já começou.

#anajustrafederal #retrospectiva2025 #pju
21 3
Cuidar da saúde é cuidar do futuro. 💙

Em 2025, ampliamos parcerias, reduzimos reajustes e fortalecemos o atendimento personalizado para oferecer mais qualidade e tranquilidade ao servidor do Judiciário Federal.

Seguimos juntos — hoje e sempre. ✨

#anajustrafederal #saude #planodesaude
10 0