STF transforma sustentabilidade em prática institucional
Descarbonização, energia limpa, consumo responsável e cooperação…
Com o objetivo de melhorar dois indicadores da pesquisa feita pelo Tribunal de Contas da União (TCU) que impactam a gestão de pessoas, o Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) promoveu, na última quarta-feira (16), reunião com os secretários de Gestão de Pessoas dos Tribunais Regionais do Trabalho (TRTs), para discutir políticas de retenção de servidores e o planejamento de gestão de pessoas dos TRTs. Esses temas impactam a Meta 1 do Plano Estratégico da Justiça do Trabalho, que busca a melhoria da gestão de pessoas e da qualidade de vida. A meta da JT para 2020 é alcançar o estágio aprimorado do Levantamento de Governança e Gestão de Pessoas (iGovPessoas) do TCU. Nesse sentido, o CSJT e TRTs vêm trabalhando em ações que vão refletir positivamente no levantamento do TCU.
A secretária-geral do CSJT, Marcia Lovane Sott, lembrou que o momento é de olhar para dentro e compartilhar ideias. “É salutar que aprendamos e discutamos juntos”, pontuou. Sott destacou que está empenhada em apoiar os TRTs neste momento que pede a união da Justiça do Trabalho. “O Conselho Superior da Justiça do Trabalho não está para os Tribunais Regionais do Trabalho, mas, sim, com eles. Essa é a filosofia com que trabalhamos”, disse.
A coordenadora de Gestão de Pessoas do CSJT, Rosa Casado, destacou que, após verificar o relatório do iGovPessoas de 2016, foram instituídos quatro grupos de trabalho formados por servidores de gestão de pessoas dos TRTs, com o objetivo de estudar e apresentar proposta de ações de melhoria dos seguintes indicadores: Planejamento de Gestão de Pessoas, Avaliação de Desempenho, Retenção e Planejamento da Força de Trabalho.
Os grupos já apresentaram ao CSJT suas propostas e, nesta reunião, foram debatidas as dos grupos de trabalho “Retenção” e “Planejamento de Gestão de Pessoas”. O grupo responsável pelo tema “Retenção” propôs um formulário de desligamento em que o servidor preencheria as razões que o levaram a sair do tribunal. Para o gestor do TRT da 14ª Região, com jurisdição em Rondônia e Acre, Frank de Freitas, o formulário de desligamento ajudará na melhoria do local de trabalho nos TRTs. “Serve para os tribunais saberem quais ações precisam desenvolver para manter os servidores”, destacou o gestor.
A importância do encontro foi ressaltada pela coordenadora de Gestão de Pessoas do CSJT. “É uma oportunidade ótima para alinhar as práticas de gestão de pessoas, trocar experiências e principalmente aprovar os projetos dos grupos de trabalho do iGovPessoas”, disse Rosa Casado.
Acessos: 44
Mais energia, saúde e novas amizades. 🏓
Foi no pickleball que o servidor Alexandre Cunha de Souto Maior, do TRE de São Paulo, encontrou muito mais do que uma atividade física.
A prática passou a fazer parte da sua rotina, contribuindo para a perda de peso, a disposição e o bem-estar, além de ampliar sua rede de amizades. Para Alexandre, o pickleball se tornou um verdadeiro estilo de vida, unindo saúde física, equilíbrio emocional e conexão com outras pessoas.
💙 E qual atividade coloca você em movimento?
Participe do Calendário 2027 da ANAJUSTRA Federal e compartilhe a sua história.
📅 O prazo foi prorrogado: participações até 14/8, às 16h.
#servidoresemmovimento #calendário2027 #anajustrafederal
FELIZ DIA DOS PAIS! 💙 No Judiciário, eles dedicam seus dias a proteger direitos, promover a justiça e cuidar da sociedade. Em casa, essa missão continua: proteger, orientar, acolher e amar.
Para homenagear esses pais que fazem a diferença dentro e fora do trabalho, preparamos uma comemoração especial. 🎁
📅 No dia 31 de agosto, vamos sortear 36 prêmios úteis e de qualidade.
Todos os associados homens e adimplentes estão concorrendo automaticamente. Não é necessário cadastro.
#DiaDosPais #ANAJUSTRAFederal #JudiciárioFederal #ServidoresDoJudiciário #MêsDosPais
🏃♀️ Mais uma semana para colocar a sua história em movimento!
O prazo para participar do Calendário ANAJUSTRA Federal 2027 foi prorrogado até 14 de agosto, às 16h.
Com o tema “Servidores em movimento”, a campanha quer conhecer histórias de associados que encontraram na atividade física uma forma de transformar a rotina, cuidar da saúde e buscar mais equilíbrio.
Vale caminhada, corrida, musculação, dança, ciclismo, natação ou qualquer outra atividade. Mais do que mostrar o exercício, queremos saber o que mudou na sua vida depois que você começou a se movimentar.
📸 Escolha uma foto em boa resolução
✍️ Conte sua história em até 600 caracteres
📅 Envie até 14/8, às 16h
As participações selecionadas irão para votação popular e as 12 mais votadas farão parte do calendário impresso de 2027.
Acesse o hotsite, confira o regulamento e participe!
#anajustrafederal #servidoresemmovimento #calendário2027
🚨 Nossa campanha de metas no app foi prorrogada!
Agora você tem até 3/9 para cumprir as metas e concorrer ao sorteio de 3 kits exclusivos com mochila e squeeze personalizados.
Para participar, basta:
⭐ Avaliar 2 convênios diferentes no aplicativo.
🛡️ Ter pelo menos 1 apólice de seguro ativa.
✅ Ah, também é preciso estar com a mensalidade associativa em dia no dia do sorteio, 4/9.
📲 Comente “app” e receba o link para baixar!
🔴 É hoje, às 19h, no YouTube!
A Reforma da Previdência já mudou as regras. A pergunta agora é: você conhece as regras vigentes e sabe como elas impactam o seu futuro?
A ANAJUSTRA Federal e a Funpresp-Jud convidam você para uma live com dois especialistas que vão esclarecer, de forma prática, os principais efeitos da reforma sobre a vida dos servidores: Amarildo Vieira de Oliveira, Diretor-presidente da Funpresp-Jud, e Jurandir Sell Macedo, Doutor em Finanças Comportamentais
Na conversa, eles vão explicar os impactos das regras vigentes na aposentadoria, na pensão por morte, na incapacidade permanente, na proteção da renda e no planejamento financeiro.
Hoje, 6/8
Às 19h
Ao vivo no YouTube da ANAJUSTRA Federal e no Instagram.
Esperamos você!
Comente “live” e receba o link para assistir no YouTube!
Uma partida é boa. Uma temporada inteira é ainda melhor 🎾
A ANAJUSTRA Federal firmou uma parceria com a Courtz League, liga amadora de tênis que transforma partidas isoladas em uma experiência completa de competição, evolução e integração.
Voltada para tenistas amadores de diferentes níveis no Rio de Janeiro, a temporada conta com confrontos equilibrados, ranking dinâmico e até oito partidas. Os próprios jogadores combinam a quadra e o horário, garantindo mais flexibilidade para conciliar os jogos com a rotina.
Associados e dependentes têm 15% de desconto.
As inscrições para a temporada que termina em dezembro estão abertas até 12/8.
Acesse a página do convênio no Clube de Vantagens e saiba como participar.
📍Ah, lembrando que no Rio de Janeiro, representamos os servidores das justiças Federal, Eleitoral, Militar e Trabalhista.
@trtrjoficial
@tre.rj
#anajustrafederal #clubedevantagens #tênis