Secretários debatem melhorias na Gestão de Pessoas dos TRTs

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Com o objetivo de melhorar dois indicadores da pesquisa feita pelo Tribunal de Contas da União (TCU)  que impactam a gestão de pessoas, o Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) promoveu, na última quarta-feira (16), reunião com os secretários de Gestão de Pessoas dos Tribunais Regionais do Trabalho (TRTs), para discutir políticas de retenção de servidores e o planejamento de gestão de pessoas dos TRTs. Esses temas impactam a Meta 1 do Plano Estratégico da Justiça do Trabalho, que busca a melhoria da gestão de pessoas e da qualidade de vida. A meta da JT para 2020 é alcançar o estágio aprimorado do Levantamento de Governança e Gestão de Pessoas (iGovPessoas) do TCU. Nesse sentido, o CSJT e TRTs vêm trabalhando em ações que vão refletir positivamente no levantamento do TCU.

A secretária-geral do CSJT, Marcia Lovane Sott, lembrou que o momento é de olhar para dentro e compartilhar ideias. “É salutar que aprendamos e discutamos juntos”, pontuou. Sott destacou que está empenhada em apoiar os TRTs neste momento que pede a união da Justiça do Trabalho. “O Conselho Superior da Justiça do Trabalho não está para os Tribunais Regionais do Trabalho, mas, sim, com eles. Essa é a filosofia com que trabalhamos”, disse.

A coordenadora de Gestão de Pessoas do CSJT, Rosa Casado, destacou que, após verificar o relatório do iGovPessoas de 2016, foram instituídos quatro grupos de trabalho formados por servidores de gestão de pessoas dos TRTs, com o objetivo de estudar e apresentar proposta de ações de melhoria dos seguintes indicadores: Planejamento de Gestão de Pessoas, Avaliação de Desempenho, Retenção e Planejamento da Força de Trabalho.

Os grupos já apresentaram ao CSJT suas propostas e, nesta reunião, foram debatidas as dos grupos  de trabalho “Retenção” e “Planejamento de Gestão de Pessoas”. O grupo responsável pelo tema “Retenção” propôs um formulário de desligamento em que o servidor preencheria as razões que o levaram a sair do tribunal. Para o gestor do TRT da 14ª Região, com jurisdição em Rondônia e Acre, Frank de Freitas, o formulário de desligamento ajudará na melhoria do local de trabalho nos TRTs. “Serve para os tribunais saberem quais ações precisam desenvolver para manter os servidores”, destacou o gestor.

A importância do encontro foi ressaltada pela coordenadora de Gestão de Pessoas do CSJT. “É uma oportunidade ótima para alinhar as práticas de gestão de pessoas, trocar experiências e principalmente aprovar os projetos dos grupos de trabalho do iGovPessoas”, disse Rosa Casado.

Acessos: 0

RETROSPECTIVA 2025 | SAÚDE 

2025 foi um ano de mais saúde na ANAJUSTRA Federal.
‌
A JUSaúde, que completa 24 anos de atuação, ampliou a presença nos tribunais e reforçou seu compromisso em oferecer planos de qualidade com o melhor custo possível para os associados.
‌
Neste ano, lançamos o plano SulAmérica no TRT3, com acesso exclusivo à rede Mater Dei, e a Select no TRT11, no Amazonas. O resultado desse trabalho integrado: mais de 23 mil simulações e 15 mil atendimentos, em um serviço cada vez mais personalizado — quase um concierge em saúde.
‌
Seguimos ao lado de operadoras sólidas para garantir segurança, qualidade e atendimento em todo o país.
‌
E 2026 já começa com novas entregas e mais saúde para você.
‌
#anafederal #jusaude #planodesaude #retrospectiva2025 #judiciariofederal
16 1
RETROSPECTIVA 2025 | AÇÕES

Foram 12 meses de trabalho intenso, decisões importantes e resultados concretos que fizeram a diferença na vida dos servidores do Judiciário Federal.

✔️ Mais de R$ 12 milhões pagos
✔️ 5 ações coletivas julgadas
✔️ Novas frentes de defesa abertas
✔️ Atuação contínua no CNJ, CJF e tribunais
✔️ E R$ 15 milhões previstos para 2026

Cada conquista reforça nosso compromisso com valorização, segurança jurídica e defesa permanente dos seus direitos.

Seguimos juntos — sempre.
#ANAJUSTRAFederal #Retrospectiva2025 #ServidorPúblico #JudiciárioFederal #DireitosDoServidor
21 0