TRT4 disponibiliza documentos do período da ditadura civil-militar ao Arquivo Nacional

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

TST, TRT3, TRT4 e TRT6 disponibilizaram documentos para o projeto, coordenado pelo Arquivo Nacional. Foto: TRT4.

Alguns fatos ocorridos no período da ditadura civil-militar brasileira, entre os anos de 1964 e 1985, continuam desconhecidos da sociedade. Visando contribuir com a divulgação de documentos desse período, o TRT4 tornou-se signatário de um acordo de cooperação técnica com o Arquivo Nacional, sediado no Rio de Janeiro, que coordena o projeto “Centro de Referência das Lutas Políticas no Brasil (1964-1985) – Memórias Reveladas”.

Por intermédio do “Memorial” do TRT4, estão sendo disponibilizados, desde julho de 2015, na página do Projeto na internet, documentos administrativos do Tribunal, antes gravados como sigilosos, em que havia troca de informações com o Serviço Nacional de Informações no período do regime civil-militar. O Projeto “Memórias Reveladas” foi institucionalizado pela Presidência da República e implantado no Arquivo Nacional em 2009. Sua finalidade é reunir informações sobre os fatos da história política recente do país.

Magistrado contribui para o projeto

Também foi disponibilizada extensa documentação doada ao “Memorial” pelo anistiado político e magistrado aposentado Carlos Renan Kurtz, retrato de sua longa batalha por reparação em virtude da perseguição política, da perda dos direitos civis por dez anos, da preterição e do impedimento para tomar posse como juiz do trabalho, cargo para o qual prestou concurso e foi aprovado no ano de 1967.

A documentação em caráter público doada pelo Tribunal foi cadastrada e disponibilizada para pesquisa na internet, em formato digital, e pode ser encontrada no site do projeto “Memórias Reveladas”. Além do TRT4, o TST, e os Tribunais da 3ª e 6ª Região contribuem para o projeto. Acesse e confira os documentos desse período.

*Com informações do TRT4

Acessos: 0

CANAL WHATSAPP | Lá a gente compartilha as principais notícias, novidades, benefícios e tudo o que você precisa saber sobre a associação, direto no seu celular.

Não perca nada! Entre agora e fique por dentro de tudo que a ANAJUSTRA Federal prepara pra você. 💙
➡️Comente CANAL e receba o link!

#anajustrafederal #canalwhatsapp #associadoinformado
7 2
O blog Espaço Cultural é o espaço perfeito para os associados compartilharem suas produções artísticas realizadas no tempo livre, fora do ambiente do serviço público.

📚✍️🎶🖌️ Seja um livro, uma poesia, fotografias, músicas, artes manuais ou artigo publicado, queremos conhecer e divulgar o seu talento!

📩 Envie sua contribuição para o e-mail: [cultural@anajustrafederal.org.br] e faça parte desse espaço de criatividade e inspiração.

#anajustrafederal #anajustra #espaçocultural
9 0
Temos orgulho em compartilhar que o @retirohumboldtoficial, parceiro da ANAJUSTRA Federal no Clube de Vantagens, recebeu o Selo DignIDADE, concedido pela Secretaria do Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida da Prefeitura do Rio de Janeiro.

Esse reconhecimento reforça a seriedade e a sensibilidade da instituição no cuidado com seus residentes, com atenção às necessidades, à dignidade e à qualidade de vida na maturidade.

Mais do que um selo, é a confirmação de um trabalho feito com responsabilidade e humanidade.

👉 Quer conhecer de perto esse cuidado?
Entre em contato com o Retiro Humboldt e agende uma visita.

#anajustrafederal #clubedevantagens #parcerias
7 0
O Natal reacende em nós a verdade que fortalece a caminhada, renova a esperança e revela, mais uma vez, a grandeza do amor de Deus.

Que, na luz do Menino Jesus, esse amor eterno floresça em seu coração e no de sua família, trazendo paz, aconchego e bênçãos que iluminem cada passo e cada novo dia.

Com carinho, os votos de um santo e abençoado Natal da ANAJUSTRA Federal.

#anajustrafederal #feliznatal #anajustra
16 2