TRT16 se reúne com a AGU para deliberações sobre o PJe-JT

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

O Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA) reuniu-se com representantes da Advocacia-Geral da União (AGU) para deliberarem sobre a utilização do Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT).

Dentre os assuntos tratados na reunião, destacou-se o uso da certificação digital e o procedimento para a habilitação necessária à devida utilização do sistema do PJe na AGU.

Os procuradores participarão de turma exclusiva de treinamento promovido pelo TRT-MA, que já está sendo providenciado pela Escola Judicial do tribunal, porém, ainda sem data definida.

“O TRT está de portas abertas, a fim de que possamos construir juntos o sucesso do PJe”, asseverou a presidente do TRT16, desembargadora Ilka Esdra da Silva Araújo, garantindo aos procuradores um trabalho de parceria entre as duas instituições, para o melhor aproveitamento da ferramenta digital.

A desembargadora presidente, na oportunidade, solicitou estar sempre a par das iniciativas dos procuradores, para auxiliá-los e, se for o caso, levar suas necessidades a instâncias superiores da administração do PJe.

“Estamos aqui para fazer com que o PJe dê certo!”, enfatizou Daniel Farah de Santana, procurador-chefe da Procuradoria Federal, responsável pelas autarquias e fundações.

A desembargadora Ilka Esdra informou que, enquanto o ex-presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro João Oreste Dalazen, entendia que a implantação do PJe deveria se dar em todos os TRT’s em ritmo regular, o atual presidente do TST, ministro Carlos Alberto Reis de Paula, já diminuiu o ritmo das implantações nos tribunais de pequeno porte e as acelerou nos tribunais de maior envergadura nacional, concentrando nestes os recursos empregados no PJe. Há ainda a urgente necessidade de tornar os sistemas do PJe e do e-Gestão compatíveis entre si. Esforços neste sentido já estão sendo envidados pela Justiça do Trabalho como um todo no Brasil.

Participaram da reunião, pelo TRT-MA, a presidente, desembargadora Ilka Esdra da Silva Araújo; o juiz titular da 3ª Vara do Trabalho de São Luís e diretor do Foro Astolfo Serra, Paulo Sérgio Mont’Alverne Frota; o secretário-geral da presidência, José Valdionor Costa dos Santos; a assessora jurídica da presidência, Júlia de Souza Gomes; a servidora do Gabinete da Presidência, Joana D’Arc Barreto da Silva; o servidor da Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicações, Rômulo José Maia Moura; e a servidora do Setor de Apoio ao PJe-JT, Maria Clara Medeiros Cunha; e pela AGU, o procurador-chefe da União no Maranhão, Ivo Lopes Miranda; o procurador-chefe da Procuradoria Federal (autarquias e fundações), Daniel Farah de Santana, e o procurador-chefe da Procuradoria da Fazenda Nacional do Maranhão, Fábio Penha Gonzalez.

PJe-JT

Desenvolvido em parceria entre o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e diversos tribunais brasileiros, o PJe é um sistema de tramitação eletrônica de processos judiciais que permite aos magistrados, servidores, advogados e demais participantes da relação processual a prática de todos os atos diretamente no sistema e o seu acompanhamento durante todas as fases, via internet.

O PJe-JT, no Maranhão, já foi implantado nas Varas do Trabalho de Barreirinhas, Chapadinha, Presidente Dutra, Timon, Pedreiras e nas sete VT’s de São Luís. O sistema também foi implantado no TRT (segunda instância) apenas para protocolização de ação rescisória. Também já está definida a data de 27 de setembro deste ano para a implantação do PJe na Vara do Trabalho de Estreito.
 

how to cheat on husband reasons why wives cheat on their husbands catching a cheaterhow to terminate a pregnancy naturally cost of abortion pill abortion clinics in oklahomahow to cheat on my husband why men have affairs cheaterswhy did my husband cheat trailblz.com cheated on my husband

Acessos: 0

Fique atento à realização correta das sessões de terapias como fisioterapia, psicologia e fonoaudiologia.
🔍 Confira se todas as sessões registradas foram realmente realizadas.
Evite autorizar sessões em branco ou assinaturas sem conferência.
Fraudes impactam diretamente os custos do plano, e quem paga a conta são todos os beneficiários.

⚠️ Segurança e responsabilidade também fazem parte do cuidado com a saúde.
3 0
📍 Quer trocar de cidade, de tribunal ou de ramo no Judiciário?
O seu caminho pode começar no Mural de Permutas e Redistribuição da ANAJUSTRA Federal, um dos serviços mais acessados do nosso site!
🔎 Milhares de acessos mostram o quanto essa ferramenta facilita conexões entre servidores de todo o Brasil.
📌 Quase 400 cadastros ativos.
📌 Alertas automáticos para associados.
📌 Busca por tipo, cargo, ramo e especialidade.
📌 Totalmente gratuito e válido por 1 ano.
💬 Acesse o site, cadastre-se e aumente suas chances de realizar a mudança que você deseja.
👉 anajustrafederal.org.br > Mural de Permutas e Redistribuição
#anajustrafederal #muraldepermutas #redistribuição #servidorfederal #vidadeservidor #justiciafederal #permuta #judiciáriofederal #mobilidadefuncional #novosoportunidades
8 0
CALENDÁRIO 2026 | AMIZADE do trabalho para a vida

Tem gente que se tornou amigo no primeiro dia de trabalho. Tem gente que virou amigo depois de anos no mesmo tribunal. Tem gente que virou irmão e gente que virou casal.

Não é incrível o poder da amizade? 🎁🥰

Confira todas as histórias compartilhadas no hotsite do calendário 2026 e se inspire!

🗓️ Você tem até a próxima sexta, 8/8, para enviar a sua participação e homenagear um amigo ou uma turma inteira. 

Digite “amizade” nos comentários e receba o link para participar 👇

#calendario2026 #calendarioanajustrafederal #amizade #dotrabalhoparaavida
12 2
A ANAJUSTRA Federal vai entrar com ação coletiva para isentar o Benefício Especial (BE) da cobrança de IR e pedir a restituição do que foi pago nos últimos cinco anos!

Há precedentes e parecer da AGU (Despacho nº 43/2020), confirmando a natureza compensatória da verba e reforçando o direito dos servidores à não tributação.

🧾 Quem pode participar?
Servidores associados que migraram de regime e contribuíram sobre a remuneração total.

🖊️ Como participar?
Acesse a área restrita do site e assine a autorização digital até 31/8.

🔗 Ainda não é associado?
Associe-se agora e tenha acesso a essa e outras ações, além de inúmeros benefícios.

📩 Dúvidas? Escreva para:
acoes@anajustrafederal.org.br
38 0