Servidores destacam importância do novo método de correições

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

A contagem dos prazos processuais, feita anteriormente de forma setorizada, com cada servidor atuando com prazos individuais, deverá mudar e levar em consideração o prazo total concedido à equipe. A informação é do assistente de diretor de Secretaria, Paulo Ferreira Gonçalves, ao defender a importância da nova modalidade de correição, realizada a partir do método participativo na 2ª Vara do Trabalho de Ji-Paraná, no período de 20 a 23 de março de 2013.

Com essa prática, segundo Gonçalves, percebeu-se que o modelo estabelecido na vara deve mudar, devendo ser considerado o prazo total, o prazo da equipe, o prazo da prestação jurisdicional. “Acredito que o contato direto, aberto e com naturalidade com o corregedor ocorreu na prática, sendo salutar e motivador para a equipe”, frisou.

O vice-presidente do TRT da 14ª Região, em função correicional, desembargador Francisco José Pinheiro Cruz, ressaltou que esta gestão e a próxima tem como compromisso subsidiar a prestação jurisdicional. A intenção é colaborar com o primeiro grau, melhorando a entrega da prestação jurisdicional, de forma efetiva.

Com relação aos dados e prazos processuais colhidos na correição, o desembargador fez questão de parabenizar os servidores e magistrados pela melhora dos resultados na execução. Ele destacou que a Vara do Trabalho está no caminho certo e deve, em breve, melhorar a qualidade da prestação jurisdicional oferecida à população de Ji-Paraná em conjunto com a 1ª VT.

Defendeu uma interação permanente entre a 2ª VT de Ji-Paraná e a Corregedoria, pois são partes de um todo chamado TRT da 14ª Região, e se colocou à disposição dos servidores e magistrados para prestar outros esclarecimentos.

Em seguida, Francisco Cruz explicou aos servidores as vantagens do Processo Judicial Eletrônico (PJe-JT), considerando natural a expectativa dos servidores com a chegada do novo sistema.

A prática do PJe, de acordo com a assistente, Ivone Maria Teixeira Nunes, desperta a vontade de aprender, e propôs que o Tribunal mantenha o treinamento constante, preparando o servidor para atuar no Processo Judicial Eletrônico.

A servidora Maria do Carmo Tavares Parente apoiou a proposta da colega Ivone, afirmando que espera maior qualidade e celeridade na prestação jurisdicional.

Catie Adriane de Freitas Melo Santos, diretora de Secretaria, acredita que ao criar slogan “Somos Todos Gestores” mais o conhecimento adquirido com a prática a atual administração vai conseguir fazer mudanças na rotina da unidade judiciária. O método de correição compartilhada, por exemplo, segundo a servidora, é uma prática que abre a mente para repensar o trâmite processual como um todo, motivando a equipe a crescer e a comemorar bons resultados, como a redução dos prazos processuais.

O assistente de juiz, Cledneuton Ramos Mendes, admitiu que o método é bom, facilita o conhecimento sobre a origem dos dados correicionais, compreendendo onde pode melhorar.

Hélio Ricardo da Silva, secretário de audiência, considera que o antigo sistema era fechado, e com a mudança, com a abertura, com o acesso aos processos, passou a compreender a origem dos dados, base da correição. Defende a ampliação do método correicional, como forma de criar uma interação maior com outras Varas do Trabalho, nas respectivas correições.

O chefe da Seção de Execução, Maria José da Silva Torres, disse que tinha uma noção sobre como era feita contagem dos prazos processuais, mas desconhecia o método participativo utilizado pela equipe correicional. Agora passou a entender a forma , a mecânica da citada contagem, “podendo identificar os motivos de alguns prazos da unidade correicionada estarem maiores, passando a ter uma visão do todo, do processo inteiro, do prazo de cada setor, o quê fortalece o espírito de equipe na unidade”.

A chefe da Seção de Processos, Maria de Fátima Atsuko Hamaguchi, admitiu que com a prática passou a conhecer todas as fases do processo e não somente as fases afetas do seu setor. “A correição participativa identificou falhas, mas também identificou soluções. A troca de informações e experiências é salutar e motivadora”, disse.

A servidora Izabel Pereira Leite Silva Vilela comparou o antigo método correicional a um conclave (solenidade para eleição do Papa): “fechado, sem qualquer participação ou manifestação dos membros da unidade. A equipe ficava esperando fumaça branca ou fumaça preta”.

O contato da equipe correicional com os servidores da VT garantirá, de acordo com Izabel Vilela, o sucesso da correição participativa, pois há 26 anos ler atas de correição, mas espera que a mudança permaneça, considerando um retrocesso qualquer tentativa da volta ao antigo método correcional.

 

abortion real life stories abortion laws in the us abortion clinics rochester nywhen your wife cheats my wife cheated on me now what do i do how to know your wife cheated

Acessos: 14

🥳🎉 Chegou o Mês do Servidor e, como já é tradição, vamos sortear prêmios para celebrar a data mais importante do ano pra gente.

Para concorrer, você só precisa ser um associado adimplente. Não há necessidade de inscrição ❤️

📱1 iPhone 15
☕1 cafeteira Nespresso,
📖 1 Kindle,
🥘 1 air fryer,
⌚1 apple watch,
📺 1 smart TV 50”,
👩🏽‍🏫2 Alexas
🤖 3 robôs aspirador 

E muitos mais!!

O sorteio será realizado no dia 24/10, durante a transmissão ao vivo da 5ª edição da Live Sarau, evento que reúne servidores artistas em uma grande festa virtual.

#anajustrafederal #associadoanajustrafederal #mesdoservidor #showdepremios
Começou o Outubro Rosa🌷, campanha internacional de conscientização sobre o câncer de mama. Enquanto o mundo se colore e se ilumina na cor rosa, simbolizando o alerta sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce, a ANAJUSTRA Federal e a JUSaúde estarão por aqui, para te lembrar: que tem peito, previne.

#outubrorosa #anajustrafederal #jusaude #pju
📢 Já viu?

A ANAJUSTRA Federal pediu ao STF um projeto de lei para a revisão anual das remunerações dos servidores do Judiciário!

O objetivo é repor as perdas salariais acumuladas pela inflação de 2003 a 2023. A Constituição garante essa revisão, mas a última foi em 2003, com apenas 1% de reajuste, resultando em uma perda de mais de 120% no poder de compra! 📉

A VPNI permanece congelada desde então, destacando a falta de correções adequadas. É hora de assegurar os direitos dos servidores e restaurar a dignidade salarial! 💪⚖️ 

#anajutrafederal #pju #servidores #rga #Justiça #DireitosDosServidores #DignidadeSalarial
É isso mesmo!

Descontos de até 65% em mais de 500 cursos a distância na Unyleya! @faculdadeunyleya 

São cursos de Pós, Bacharelado, Tecnológico e Licenciatura. Todos reconhecidos pelo MEC. Aulas via plataforma e aplicativo para smartphones, para estudar onde e quando quiser, até mesmo sem acesso à internet.

🔗 Entre em contato agora e saiba mais!

anajustrabeneficios.com.br
📲 WhatsApp 6133226864

#Unyleya #Desconto #Educação #Graduação #PósGraduação #EducaçãoADistância #Economia #EstudeComQualidade
Eles estão chegando!!!

Nossos impressos especiais para associados:
📒Agenda 2025
🗓️Calendário 2025 Memórias do Judiciário 

Em parceria com o Banco de Brasília (BRB), pelo segundo ano a agenda será enviada na casa dos associados.

E ela é mais que uma simples agenda. Com várias ferramentas de organização e produtividade, ela vai colaborar com a vida profissional e pessoal de todos.

#aguarde #bancobrb #anajustrafederal #agenda2025 #calendarioanajustrafederal @brb_bancodebrasilia
🖐️Você sabia que a força das mãos está diretamente ligada à longevidade e à qualidade de vida?

A habilidade de agarrar com firmeza ajuda não só nas atividades do dia a dia, como abrir um pote ou carregar sacolas, mas também em exercícios físicos que melhoram sua saúde geral.

Estudos mostram que pessoas com mãos mais fortes tendem a ser mais ativas, e isso contribui para uma vida mais longa e saudável.

😉 Aqui vão algumas dicas para fortalecer suas mãos:

🔹 Carregue peso e caminhe: Segure algo pesado em cada mão (como halteres) e caminhe. Isso fortalece as mãos, o core e as costas.

🔹 Pendure-se em uma barra: Fique suspenso numa barra fixa. Comece com 10 segundos e aumente aos poucos. Excelente para a força das mãos e ombros!

🔹 Aperte uma bola de tênis: Aperte-a por 5 segundos, 10 vezes seguidas. Repita por 3 séries. Ótimo para quem tem artrite ou problemas articulares.

Incorpore esses exercícios à sua rotina e prepare-se para envelhecer com saúde e qualidade de vida!

#JUSaúde #ANAJUSTRAFederal #Longevidade #saude