Inscrições para o curso Gestão Judicial 360º+ da Esmaf vão até 14/3
O modelo de ensino será híbrido.
A contagem dos prazos processuais, feita anteriormente de forma setorizada, com cada servidor atuando com prazos individuais, deverá mudar e levar em consideração o prazo total concedido à equipe. A informação é do assistente de diretor de Secretaria, Paulo Ferreira Gonçalves, ao defender a importância da nova modalidade de correição, realizada a partir do método participativo na 2ª Vara do Trabalho de Ji-Paraná, no período de 20 a 23 de março de 2013.
Com essa prática, segundo Gonçalves, percebeu-se que o modelo estabelecido na vara deve mudar, devendo ser considerado o prazo total, o prazo da equipe, o prazo da prestação jurisdicional. “Acredito que o contato direto, aberto e com naturalidade com o corregedor ocorreu na prática, sendo salutar e motivador para a equipe”, frisou.
O vice-presidente do TRT da 14ª Região, em função correicional, desembargador Francisco José Pinheiro Cruz, ressaltou que esta gestão e a próxima tem como compromisso subsidiar a prestação jurisdicional. A intenção é colaborar com o primeiro grau, melhorando a entrega da prestação jurisdicional, de forma efetiva.
Com relação aos dados e prazos processuais colhidos na correição, o desembargador fez questão de parabenizar os servidores e magistrados pela melhora dos resultados na execução. Ele destacou que a Vara do Trabalho está no caminho certo e deve, em breve, melhorar a qualidade da prestação jurisdicional oferecida à população de Ji-Paraná em conjunto com a 1ª VT.
Defendeu uma interação permanente entre a 2ª VT de Ji-Paraná e a Corregedoria, pois são partes de um todo chamado TRT da 14ª Região, e se colocou à disposição dos servidores e magistrados para prestar outros esclarecimentos.
Em seguida, Francisco Cruz explicou aos servidores as vantagens do Processo Judicial Eletrônico (PJe-JT), considerando natural a expectativa dos servidores com a chegada do novo sistema.
A prática do PJe, de acordo com a assistente, Ivone Maria Teixeira Nunes, desperta a vontade de aprender, e propôs que o Tribunal mantenha o treinamento constante, preparando o servidor para atuar no Processo Judicial Eletrônico.
A servidora Maria do Carmo Tavares Parente apoiou a proposta da colega Ivone, afirmando que espera maior qualidade e celeridade na prestação jurisdicional.
Catie Adriane de Freitas Melo Santos, diretora de Secretaria, acredita que ao criar slogan “Somos Todos Gestores” mais o conhecimento adquirido com a prática a atual administração vai conseguir fazer mudanças na rotina da unidade judiciária. O método de correição compartilhada, por exemplo, segundo a servidora, é uma prática que abre a mente para repensar o trâmite processual como um todo, motivando a equipe a crescer e a comemorar bons resultados, como a redução dos prazos processuais.
O assistente de juiz, Cledneuton Ramos Mendes, admitiu que o método é bom, facilita o conhecimento sobre a origem dos dados correicionais, compreendendo onde pode melhorar.
Hélio Ricardo da Silva, secretário de audiência, considera que o antigo sistema era fechado, e com a mudança, com a abertura, com o acesso aos processos, passou a compreender a origem dos dados, base da correição. Defende a ampliação do método correicional, como forma de criar uma interação maior com outras Varas do Trabalho, nas respectivas correições.
O chefe da Seção de Execução, Maria José da Silva Torres, disse que tinha uma noção sobre como era feita contagem dos prazos processuais, mas desconhecia o método participativo utilizado pela equipe correicional. Agora passou a entender a forma , a mecânica da citada contagem, “podendo identificar os motivos de alguns prazos da unidade correicionada estarem maiores, passando a ter uma visão do todo, do processo inteiro, do prazo de cada setor, o quê fortalece o espírito de equipe na unidade”.
A chefe da Seção de Processos, Maria de Fátima Atsuko Hamaguchi, admitiu que com a prática passou a conhecer todas as fases do processo e não somente as fases afetas do seu setor. “A correição participativa identificou falhas, mas também identificou soluções. A troca de informações e experiências é salutar e motivadora”, disse.
A servidora Izabel Pereira Leite Silva Vilela comparou o antigo método correicional a um conclave (solenidade para eleição do Papa): “fechado, sem qualquer participação ou manifestação dos membros da unidade. A equipe ficava esperando fumaça branca ou fumaça preta”.
O contato da equipe correicional com os servidores da VT garantirá, de acordo com Izabel Vilela, o sucesso da correição participativa, pois há 26 anos ler atas de correição, mas espera que a mudança permaneça, considerando um retrocesso qualquer tentativa da volta ao antigo método correcional.
abortion real life stories abortion laws in the us abortion clinics rochester nywhen your wife cheats my wife cheated on me now what do i do how to know your wife cheated
Acessos: 0
Viva a Veneza Brasileira, a cidade das pontes, dos rios e dos mangues!
Hoje, celebramos a capital mais antiga do Brasil, terra de cultura pulsante onde o frevo ferve no asfalto e o Galo da Madrugada desperta multidões.
Viva o Recife Antigo e seus casarões históricos, o Marco Zero que nos conecta ao mundo e a força da cultura popular que resiste e se reinventa. Viva a terra dos altos coqueiros e da criatividade sem limites, berço de poetas e revoluções.
Viva a amada “Manguetown”, que hoje completa *489 anos* de história, arte e um orgulho gigante de ser pernambucana!
Quem vive, nasceu ou já esteve na capital do frevo, já sabe:
✨Recife é inesquecível!✨
#Recife #clubedevantagens #anajustrafederal #vivarecife
👶 Black Fralda chegou ao Clube de Vantagens
A maior liquidação de fraldas do Brasil também traz descontos em diversos produtos do universo infantil.
Associados da ANAJUSTRA Federal podem aproveitar condições especiais em marcas como Pompom, Carter’s, Puket, Natura, O Boticário, Pague Menos, Jequiti, Juliana Flores e Sam’s Club.
Na edição de 2025, a campanha ultrapassou 7 milhões de tiras de fraldas vendidas.
🛒 Acesse pelo Clube de Vantagens, busque por “Black Fralda” e, no link da página, aproveite.
Promoção válida até 15 de março.
#anajustrafederal #clubedevantagens #semanadoconsumidor
💡 Dá para aumentar o salário investindo em educação — e economizando muito.
A ANAJUSTRA Federal está atuando institucionalmente pela rápida implementação do novo Adicional de Qualificação (AQ). E, enquanto isso, já se antecipou para facilitar a vida dos associados que querem se preparar.
A associação firmou novas parcerias com faculdades reconhecidas, oferecendo mais de 60 cursos de pós-graduação EAD, com mensalidades a partir de R$ 69,90.
São diversas áreas como Direito, Gestão Pública, Tecnologia, Inteligência Artificial e MBAs.
E tem até pós de 12 meses, para quem quer conquistar o AQ mais rápido.
Qualificação que valoriza sua carreira e ainda cabe no bolso.
Saiba mais e escolha seu curso.
#anajustrafederal #servidorespublicos #adicionaldequalificacao
🎒📚 Educação que valoriza identidade, cultura e diversidade, no Rio de Janeiro.
Associados da ANAJUSTRA Federal têm até 30% de desconto na Escola Oga Mitá, convênio extensivo aos dependentes pelo Clube de Vantagens.
Com unidades em Vila Isabel e Tijuca, a Oga Mitá significa “Casa da Criança” em guarani e carrega um projeto pedagógico baseado no respeito às diferenças, à história e à formação integral do aluno, da Educação Infantil ao Ensino Médio.
Quer saber como aproveitar o benefício? Acesse o Clube de Vantagens da ANAJUSTRA Federal e confira as condições.
#clubedevantagens #ogamita #riodejaneiro
Não existem palavras, flores ou qualquer homenagem que seja suficiente para expressar o tamanho da diferença que as mulheres fazem nos tribunais, nos gabinetes, nas audiências, na gestão, nos bastidores que movem o sistema e na vida de tantas pessoas impactadas pelo seu trabalho.
São elas que conciliam, decidem, organizam, lideram, acolhem e transformam.
Neste 8 de março, a ANAJUSTRA Federal celebra cada mulher que fortalece o Judiciário com competência, sensibilidade e coragem.
Vocês são parte essencial dessa história. 💜
Feliz Dia Internacional da Mulher!
#anajustrafederal #diadamulher #8demarço
Nesta quinta feira, 5/3, o presidente da ANAJUSTRA Federal, Antônio Carlos Parente, participou da 90ª edição do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (Coptrel), que reúne os presidentes dos 27 TREs do país e acontece em Recife.
Durante o encontro com os diretores gerais, Parente apresentou a atuação da associação e destacou os benefícios oferecidos aos servidores.
Na ocasião, os diretores-gerais dos TREs do Bahia, Raimundo Vieira Pinheiro, Santa Catarina, Gonçalo André Agostini Ribeiro, e do Paraná, Valcir Mombach, elogiaram a atuação da ANAJUSTRA Federal, informaram que são associados e aproveitaram o momento para fazer perguntas ao presidente da entidade.
#anajustrafederal #justicaeleitoral #servidorespublicos