
Busto de Esperança Garcia, considerada a 1ª advogada do país, é inaugurado no Fórum da Rua do Lavradio
Em 25/7 são celebrados o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e…
No dia 17 de dezembro de 2012, com a instalação do Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT) nas Varas de São José de Pinhais, o Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (PR) encerrou a primeira etapa do projeto de implantação do novo sistema no Paraná, cumprindo o compromisso assumido com o Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e superando a meta de 10% estipulada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para o último exercício.
O plano de instalação teve início em 19 de outubro de 2012. A Vara do Trabalho de Pinhais foi a primeira unidade a receber o PJe-JT, juntamente com o Tribunal (neste caso, unicamente em ações de mandados de segurança). Nos dois meses seguintes, o TRT-PR implantou o novo sistema em mais 22 Varas, nos municípios de Colombo, Araucária, Irati, Castro, Ponta Grossa, Apucarana, Cornélio Procópio, Cascavel e São José dos Pinhais.
Até meados de dezembro, o sistema PJe-JT de primeiro grau registrou 1.550 processos distribuídos. Foram marcadas 826 audiências e 2.039 advogados se cadastraram. No segundo grau foram impetrados 95 mandados de segurança e houve o cadastro de 771 advogados.
Inovações
O PJe-JT é um sistema em constante aprimoramento. A cada mês o CSJT disponibiliza novas versões com melhorias.
O novo sistema está disponibilizando para os advogados uma versão mais simplificada de funções, como o cadastramento inicial ou a habilitação nos autos. Para isso, o PJe-JT aproveita automaticamente dados da Ordem dos Advogados do Brasil e da certificação digital. Outra melhoria é o editor estruturado, desenvolvido pelo TRT-PR, que facilita a preparação de petições e contestações – também útil aos magistrados na elaboração de sentenças e despachos, com recursos avançados de pesquisa.
Os juízes e desembargadores terão à disposição outras duas novas funcionalidades: “Minutar em Lote”, que permitirá a produção de um mesmo despacho ou decisão para diversos processos; e “Assinar em Lote”, por meio da qual o magistrado poderá assinar de uma única vez todos os despachos ou decisões de quaisquer processos.
Para os servidores, o PJe-JT elimina uma série de rotinas manuais, proporcionando visão global da secretaria e maior qualificação técnica e intelectual. Nessa versão será possível criar tarefas para controle de prazos judiciais, organizando o fluxo de trabalho e otimizando a elaboração de despachos, decisões e julgamentos de embargos de declaração, dando início à automatização no lançamento da movimentação processual.
Também foi criado um agrupador para os mandados devolvidos pelo oficial de justiça. Essa função exibe os processos atrelados a mandados devolvidos.
No segundo grau, há inovações no fluxo do processo, nas tarefas do plantão judiciário e na análise de admissibilidade de recurso de revista.
Para os membros do Ministério Público do Trabalho, o PJe-JT apresenta correções nas funcionalidades já existentes e melhoria na organização das pastas e distribuição de tarefas entre os procuradores.
Segundo a presidente do TRT-PR, desembargadora Rosemarie Diedrichs Pimpão, “a implantação do PJe-JT neste Tribunal atende a projeto nacional do Conselho Superior da Justiça do Trabalho e do Conselho Nacional de Justiça, movimento histórico voltado a unificar o processo eletrônico nas três instâncias da Justiça do Trabalho”. Assevera sua convicção de que “estamos confiantes, a exemplo do Ministro Dalazen, de que esse programa trará grandes avanços à instituição e, à evidência, maiores benefícios aos jurisdicionados, cumprindo com o princípio da eficiência a que a Administração Pública está sujeita”. Acrescenta que se encontra no TRT paranaense a crescente capacitação de servidores e advogados.
“Como todo novo sistema é contemplado com aprimoramentos constantes, eis que o PJe-JT, tal como qualquer software ou aplicativo, constitui obra inacabada e em diuturna evolução, conforme bem assinalou o presidente do TST e do CSJT, ministro João Oreste Dalazen” – afirma a magistrada. Utilizando-se de analogia com sistemas operacionais e pacotes de programas de computador, ela lembra que, periodicamente, inovações são concebidas e implementadas em sucessivas atualizações, sempre incorporando novas facilidades e aperfeiçoamentos – uma constante que é a marca da Tecnologia da Informação.
De acordo com a presidente, o ministro assegurou que a curto e médio prazo o sistema terá recursos mais avançados que o desenvolvido internamente o TRT da 9ª Região, superando também qualquer outra estrutura informatizada em uso no Judidicário nacional: “em momento muito próximo poderemos aferir a imensa extensão dos avanços decorrentes da unificação do processo judicial eletrônico” – finaliza.
O presidente da Comissão de Informática, do Comitê Gestor de Tecnologia da Informação e do Comitê Gestor do PJe-JT, desembargador Ubirajara Carlos Mendes, destaca o novo paradigma representado pelo PJe-JT, que orienta para uma tramitação processual efetivamente virtual, com a supressão de uma série de tarefas que por décadas se fizeram presentes na rotina dos operadores do Direito. “Em que pese termos sido precursores do ‘processo digital’ e atuais recordistas nacionais no uso de certificação eletrônica, o PJe-JT descortina um novo panorama, na medida em que não se restringe a informatizar os trabalhos manuais, mas cria uma nova realidade onde os autos estão simultaneamente disponíveis para todos os personagens que atuam no processo, o que gera uma celeridade tal dos atos processuais que ainda não foi possível mensurar devidamente”, afirmou o magistrado.
Na avaliação do desembargador, todos estão evoluindo juntos e a troca de experiências tem sido altamente positiva, permitindo superar os poucos obstáculos com muita serenidade. Destacou também a atuação da Escola Judicial, dos multiplicadores e da equipe de informática do TRT-PR.
Acessos: 0
Nem toda dor é caso de emergência.
Entender a diferença entre urgência e emergência ajuda você a usar o plano com mais consciência.
🔹 Urgência: situação que exige atenção rápida, mas não imediata (ex: febre alta, dor moderada).
🔹 Emergência: risco iminente de vida (ex: infarto, AVC, acidente grave).
Antes de ir ao pronto atendimento, considere o atendimento virtual ou a central de orientação médica.
📋 Dica: faça um checklist antes da consulta. Isso pode evitar deslocamentos desnecessários.
🧡 Depois dos 50, amizade é remédio pro corpo, pra alma… e pro coração!
Estudos mostram que manter vínculos sociais reduz o risco de depressão, fortalece a saúde e pode até aumentar a expectativa de vida. E ninguém entende isso melhor do que quem viveu grandes histórias de amizade dentro do Judiciário.
Clelia, Margarida e tantas outras servidoras mostraram que laços verdadeiros atravessam décadas — e merecem ser celebrados. ✨
📸 Tem uma amizade assim?
Conte pra gente e participe da campanha do Calendário 2026 da ANAJUSTRA Federal!
🗓️ Envie sua história e uma foto até 8/8
💻 Acesse o hotsite (link no site)
📣 As histórias mais votadas vão estampar as páginas do nosso próximo calendário!
#AmizadeÉSaúde #DepoisDos50 #CalendárioANAJUSTRA2026 #AmigosDoJudiciário #ServidorValorizaServidor #BemViverANAJUSTRA
MATER DEI BH | JUSAÚDE
Estivemos em Belo Horizonte para conhecer de perto a estrutura moderna e o atendimento de excelência da rede Mater Dei. São diversas especialidades, tecnologia de ponta e um cuidado verdadeiramente humano com a sua saúde.
Sabia que aderindo ao plano Especial 100 você, associado do TRT3, pode ser atendido na unidade Mater Dei BH?
👉 Quer saber mais? Fale com os consultores da ANAJUSTRA Corretora e aproveite a oportunidade para cuidar da sua saúde com excelência.
#anajustrafederal #anajustracorretora #materdei #materdeibh #planoespecial100 #trt3 #jusSaúde #coberturapremium #hospitalmaterdei #saúdecomqualidade #vidadeservidor
A trend do morango do amor despertou a vontade de um docinho por aí?
Então olha essa seleção de parceiros do nosso Clube de Vantagens que vai adoçar o seu dia com desconto! 😍👇
🛍️ Chocolates, gelatos, docerias e marcas que você ama, com benefícios para associados.
💻 Acesse [anajustrabeneficios.com.br](https://anajustrabeneficios.com.br “”) e descubra essas e muitas outras delícias no Clube de Vantagens da ANAJUSTRA Federal.
🍫 E aí, qual você vai escolher primeiro?
\#anajustrafederal #clubedevantagens #benefíciosanajustra #morangodoamor #trendinstagram #docescomdesconto #vidadeservidor #servidorfederal
DIA DOS PAIS | ANAJUSTRA FEDERAL
Em comemoração ao Dia dos Pais, a ANAJUSTRA Federal vai sortear 65 prêmios incríveis para os associados homens e adimplentes, sem necessidade de inscrição!
⠀
📅 Sorteio: 8 de agosto
📢 Resultado no site e nas redes sociais da ANAJUSTRA Federal
⠀
🛍️ Os prêmios incluem:
1 Kindle
4 Alexas Echo Dot
5 Kits Caneta + Caderno Smart Volare Paper
15 ingressos Cinemark
10 Kits com Desk Planner + caneta
10 Kits de Ecobag + copo + moleskine
10 Mochilas da ANAJUSTRA
10 Squeezes + moleskine
⠀
💬 “Presentear nossos associados é uma forma de agradecer a confiança no nosso trabalho”, destaca o presidente Antônio Carlos Parente.
⠀
Boa sorte! 🍀
⠀
#diadospais #anajustrafederal #benefícioexclusivo #sorteioanajustra #associadosanajustra
CALENDÁRIO 2026 | ANAJUSTRA FEDERAL
💙 Do trabalho para a vida: amizades que fazem história!
A campanha do calendário institucional 2026 da ANAJUSTRA Federal já começou e as histórias enviadas por associados de todo o país estão cheias de afeto, parceria e laços que ultrapassam o ambiente profissional.
Com o tema **“Do trabalho para a vida”**, queremos celebrar as amizades construídas no Judiciário Federal: aquelas que começaram com um apoio no plantão, um café no intervalo ou um gesto inesperado em um dia difícil, e hoje fazem parte da sua vida.
E a sua amizade, viveu tudo isso?
👀 Arrasta o carrossel, marque seu amigo ou amiga e aproveite para participar da campanha.
📝 As inscrições vão até **8 de agosto**.
📸 É só acessar o hotsite, contar a história de vocês e enviar uma foto marcante juntos.
\#dotrabalhoparavida #calendarioanajustra2026 #amizadederepartição #amizadeébenefício #servidorpúblico #judiciáriofederal #anajustrafederal