TRF1 altera normas sobre licença-paternidade para magistrados e servidores
A alta hospitalar do bebê ou da mãe é o novo marco temporal.
“O mundo passa por uma nova revolução industrial: a cibernética, na qual as máquinas dominam, resultando em uma realidade em que tudo ocorre de forma veloz. Aliás, existe na sociedade atual um verdadeiro fascínio por velocidade e mudanças permanentes. Dentro desse contexto, há o trabalho. Como funcionam as relações trabalhistas na sociedade assim descrita?”
As questões acima foram expostas pelo professor e advogado trabalhista, José Affonso Dallegrave Neto, durante o segundo dia do Seminário e Oficina Pedagógica “O Futuro da Proteção Jurídica do Trabalho”. O debate ocorreu na mesa redonda “Reestruturação Produtiva e Meios Telemáticos de Controle do Trabalho”, presidida pela diretora da Escola Judicial do TRT-PR, desembargadora Marlene Teresinha Fuverki Suguimatsu, e composta, ainda, pelo desembargador do TRT-MG, José Eduardo Resende Chaves Junior, e pelo professor da Universidade Federal de Santa Catarina, Marco Antônio Villatore.
A desembargadora Marlene manifestou ser de extrema seriedade o estudo sobre o tema. As novas formas de produção e gerência “são situações recentes no mundo do trabalho e resultam em muitas conclusões graves. O jurista que pensa o direito do trabalho deve extrair, por meio de debate e reflexão, soluções e caminhos”.
José Affonso Dallegrave Neto ressaltou a situação de crise econômica mundial e afirmou que o trabalhador no contexto da nova revolução industrial “submete-se a qualquer coisa. Na atual conjuntura, que é a de desemprego estrutural, o empregado tem que aceitar tudo, porque há muitos outros aguardando uma vaga no mercado”.
Ele afirmou que o novo modo de produção e de subordinação provocado pela cibernética permite, em muitos casos, o trabalho a distância (teletrabalho), sujeito a um controle mais efetivo, uma vez que é possível saber o número de toques digitados pelo empregado em seu computador. Em atenção às mudanças, foi dada nova redação ao artigo 6º da CLT: “Não se distingue entre o trabalho realizado no estabelecimento do empregador, o executado no domicílio do empregado e o realizado a distância, desde que estejam caracterizados os pressupostos da relação de emprego. Parágrafo único: Os meios telemáticos e informatizados de comando, controle e supervisão se equiparam, para fins de subordinação jurídica, aos meios pessoais e diretos de comando, controle e supervisão do trabalho alheio”.). “Se ficar provado em audiência que havia controle, ou seja, se o empregado usava login e senha da empresa para trabalhar em seu domicílio, será configurada a subordinação. Considerando o exposto, devemos enxergar o Direito do Trabalho a partir dos direitos fundamentais”, afirmou Dallegrave.
O desembargador José Eduardo Resende Chaves Junior lembrou que um aspecto das novas formas de produção deve ser avaliado: “Tradicionalmente, o controle, nas relações de trabalho era do corpo do empregado (importância da força física na reprodução de bens). Agora, o computador consegue reproduzir com facilidade. Tal tipo de atividade perdeu o valor. Valoriza-se, na sociedade atual, o intelecto, a inovação, portanto, o controle é da mente, da alma do trabalhador”.
Encerramento
“Os Atores e as Normas das Relações Individuais de Trabalho – O Bloco de Constitucionalidade”, apresentada pelo professor emérito da Universidad de la República – Uruguay, Hector Hugo Barbagelata, foi a conferência que encerrou o seminário. Durante o evento, o professor Barbagelata lançou o livro “A Evolução do Pensamento do Direito do Trabalho”, com tradução do professor Sidnei Machado.
Também foram lançados os livros “O Direito Humano e Fundamental ao Trabalho. Fundamentação e Exigibilidade”, escrito pelo juiz do TRT-PR Leonardo Vieira Wandelli, e “Trabalho e Imigração. Os Direitos Sociais do Trabalhador Imigrante sob a Perspectiva dos Direitos Fundamentais”, de autoria da juíza do TRT-PR Ana Paula Sefrin Saladini.
abortion real life stories abortion pill costs abortion clinics rochester nyafter an abortion website-knowledge.com las vegas abortion clinicswhen your wife cheats i love my wife but i want to cheat how to know your wife cheated
Acessos: 0
CANAL WHATSAPP | Lá a gente compartilha as principais notícias, novidades, benefícios e tudo o que você precisa saber sobre a associação, direto no seu celular.
Não perca nada! Entre agora e fique por dentro de tudo que a ANAJUSTRA Federal prepara pra você. 💙
➡️Comente CANAL e receba o link!
#anajustrafederal #canalwhatsapp #associadoinformado
O blog Espaço Cultural é o espaço perfeito para os associados compartilharem suas produções artísticas realizadas no tempo livre, fora do ambiente do serviço público.
📚✍️🎶🖌️ Seja um livro, uma poesia, fotografias, músicas, artes manuais ou artigo publicado, queremos conhecer e divulgar o seu talento!
📩 Envie sua contribuição para o e-mail: [cultural@anajustrafederal.org.br] e faça parte desse espaço de criatividade e inspiração.
#anajustrafederal #anajustra #espaçocultural
Temos orgulho em compartilhar que o @retirohumboldtoficial, parceiro da ANAJUSTRA Federal no Clube de Vantagens, recebeu o Selo DignIDADE, concedido pela Secretaria do Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida da Prefeitura do Rio de Janeiro.
Esse reconhecimento reforça a seriedade e a sensibilidade da instituição no cuidado com seus residentes, com atenção às necessidades, à dignidade e à qualidade de vida na maturidade.
Mais do que um selo, é a confirmação de um trabalho feito com responsabilidade e humanidade.
👉 Quer conhecer de perto esse cuidado?
Entre em contato com o Retiro Humboldt e agende uma visita.
#anajustrafederal #clubedevantagens #parcerias
Em 2025, o Clube de Vantagens da ANAJUSTRA Federal registrou mais de 40 mil acessos aos convênios mais desejados do ano 🚀
Carro novo, eletrônicos, saúde, educação e lazer: os benefícios que realmente fazem diferença na vida dos associados lideraram o ranking.
👉 Deslize e confira os convênios mais buscados de 2025.
🔗 Acesse o portal de benefícios e aproveite as vantagens.
#clubedevantagens #anajustrafederal #retrospectiva2025
🚀 Mais entregas, mais direitos!
A ANAJUSTRA Federal está com a agenda cheia para o próximo ano — e o foco jurídico é: garantir mais direitos e corrigir injustiças que afetam o dia a dia dos servidores.
Veja tudo nos cards!
Seguimos juntos na defesa de cada servidor. 💙⚖️
#anajustrafederal #feliz2026 #pju
O Natal reacende em nós a verdade que fortalece a caminhada, renova a esperança e revela, mais uma vez, a grandeza do amor de Deus.
Que, na luz do Menino Jesus, esse amor eterno floresça em seu coração e no de sua família, trazendo paz, aconchego e bênçãos que iluminem cada passo e cada novo dia.
Com carinho, os votos de um santo e abençoado Natal da ANAJUSTRA Federal.
#anajustrafederal #feliznatal #anajustra