Simpósio de Saúde Mental no Trabalho foi referência para tribunais de todo o país

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Na última quinta-feira (25), no encerramento do I Simpósio de Saúde Mental no Trabalho: Contextos e Práticas, promovido pelo Setor de Programas de Saúde do SAMP, foram proferidas cinco palestras, com temas como prevenção e promoção da saúde mental no ambiente de trabalho, bem como números e ações do TRT-2 nessa área. O evento teve 485 inscritos, vindos de diferentes regiões do país.

A diretora do Serviço de Atendimento Médico e Psicológico (SAMP), médica Célia Torrens Wünsch, fez uma avaliação do evento. “Foi extremamente proveitoso, por ter criado espaço aberto de discussão e reflexão acerca de nossas práticas de trabalho. A resposta do público – com representantes de Roraima, Pará, Mato Grosso, Goiás, Brasília, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul – e o auditório permanentemente repleto confirmaram a relevância do tema e o real interesse dos participantes”, relatou.

Com o tema Transtornos mentais no TRT da 2ª Região: dados epidemiológicos, a primeira palestra trouxe o psiquiatra deste Regional Marcus Vinícius Cardeal. A partir de uma pesquisa realizada durante todo o ano passado, o médico revelou os números dos magistrados e servidores vítimas de transtornos mentais e as consequências para o Tribunal, relativas aos afastamentos.

“Os transtornos mentais são a terceira causa de afastamentos no Tribunal. Cerca de 4,5% dos servidores e 7,7% dos magistrados foram afastados por essa razão. O total de dias não trabalhados foi de 12.144”, disse Marcus Vinícius Cardeal.

A servidora Tessalia de Souza, lotada na 22ª VT/SP, ficou impressionada com a transparência. “Os estudos e a revelação desses dados no simpósio mostram que o Tribunal está ciente do problema e atento aos funcionários. Espero que, a partir da pesquisa, seja repensada também a organização dos trabalhos”, afirmou. Essa é inclusive a proposta do Planejamento e Gestão Estratégica, iniciativa do TRT-2.

Em seguida, a palestra da psicóloga Andréia de Conto Garbin retomou o tema assédio moral, discutido no primeiro dia do evento. Dessa vez, foi apresentado à plateia o surgimento, somente a partir do ano 2000, dessa discussão no país. A professora, por meio de recortes, mostrou como a imprensa abordou o assédio moral ao longo desses últimos 11 anos – desde a caracterização de chefes tiranos a formas de se evitar o abuso.

No período da tarde, mais três palestras. O psiquiatra Duílio Antero de Camargo ministrou a palestra O setor de saúde frente à problemática mental: como conciliar a função de médico e perito?. O médico revelou as principais enfermidades causadoras da capacidade laboral, dentre os segurados da Previdência Social.

“Os transtornos mentais ficam em terceiro lugar. E, entre os transtornos relacionados ao trabalho, destacam-se a demência, o alcoolismo e os episódios depressivos”, apontou. O psiquiatra ressaltou ainda a importância de o perito conhecer os transtornos mentais relacionados ao trabalho nos seus aspectos preventivos.

Prevenção e promoção da saúde mental

Posteriormente à apresentação do médico, a professora Edith Seligmann Silva discorreu sobre a prevenção e promoção da saúde mental no ambiente de trabalho. Autora do livro Trabalho e desgaste mental – o direito de ser dono de si mesmo, ela destacou dois pontos para a promoção e prevenção da saúde.

“Precisamos ter o entendimento sobre os processos adoecedores. Quais processos levam os trabalhadores a adoecerem? É fundamental também a vontade real de transformar o trabalho, considerando o respeito a quem trabalha. As empresas devem tratar seus funcionários com dignidade”, explicou.

Ao final do simpósio, o psiquiatra Estevam Vaz de Lima, coordenador de saúde mental do Tribunal, apresentou a palestra A saúde mental no TRT da 2ª Região: práticas e contextos. Por meio de material clínico, o médico relatou como funciona o atendimento aos magistrados e servidores, no tocante à saúde mental.

“O trabalho é de acolhimento. Somos, muitas vezes, os primeiros a nos deparar com o problema. Ouvimos e damos andamento ao tratamento, mas com a preocupação de observar se o transtorno tem nexo com o trabalho. Nem sempre tem. Em caso positivo, conversamos com o funcionário para encontrarmos a melhor forma de resolver a situação”, explicou. Nesse momento, o psiquiatra conta com a ajuda de uma equipe multiprofissional.

No encerramento, houve uma confraternização entre os participantes. A médica do TRT da 9ª Região (PR) Alécia Nepel destacou que o simpósio possibilitou a troca de informações com profissionais de diferentes tribunais. “O evento foi ótimo, pioneiro entre os TRTs. Além das palestras, de alta qualidade, podemos discutir com colegas os problemas e soluções no que diz respeito à saúde mental”, avaliou.

O simpósio foi organizado pelo Serviço de Atendimento Médico e Psicológico (SAMP), por intermédio do Setor de Programas de Saúde, com apoio da Escola Judicial (Ejud-2) e da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho de São Paulo (Amatra-SP).

Fonte: TRT2

abortion real life stories abortion pill costs abortion clinics rochester nywhy women cheat why do men have affairs why married men cheatwife cheated on me now what dabbeltinsurance.com wife wants to cheat

Acessos: 0

O planejamento de 2026 já está se traduzindo em entregas concretas para os associados.

Parcerias, benefícios e novas iniciativas estão em andamento.

Tem novidade importante aí 👀
Vale assistir ao vídeo até o final.

#anajustrafederal #servidoresfederais #judiciariofederal
26 2
A Lei nº 15.292/2025 trouxe mudanças importantes no Adicional de Qualificação (AQ) dos servidores do Poder Judiciário da União. O novo modelo estabelece regras claras de cálculo, permite acumulações dentro de limites e garante impacto direto na remuneração, inclusive na aposentadoria. 

Para ajudar você a entender o que muda na prática, preparamos um perguntas e respostas com 10 pontos essenciais sobre o Novo AQ: quem tem direito, quanto vale cada título, o que pode ou não ser acumulado, e como ficam situações específicas, como cessão e aposentadoria. 

👉 Quer receber o link para ler o perguntas e respostas completo?
Comente FAQ aqui nos comentários que enviamos para você.

#anajustrafederal #anajustra #novoaq #faq
26 91
📚✨ Literatura, afeto e solidariedade no Domingo de Carnaval

O escritor, poeta e jornalista baiano Valdeck Almeida de Jesus, servidor do TRT5 e associado da ANAJUSTRA Federal, escolheu celebrar seus 60 anos de uma forma especial: com uma live literária e solidária, aberta ao público, reunindo poetas, leitores e coletivos culturais de diferentes regiões do país.

A Live acontece no domingo, 15/2, a partir das 18h, no Instagram @‌poeta.baiano, unindo poesia, encontros e gestos coletivos de cuidado.

Quem desejar participar como convidado, poderá contribuir financeiramente com ONGs indicadas pelos próprios participantes. Para quem não puder ou não quiser, há uma alternativa solidária: a doação de livros infantis de autores baianos para bibliotecas comunitárias e coletivos de leitura.

“Envelhecer com dignidade também é repartir”, resume Valdeck.

📌 Serviço
🗓 15 de fevereiro de 2026
⏰ 18h
📍 Instagram: @‌poeta.baiano
🎭 Live literária e solidária | 60 anos de Valdeck Almeida de Jesus

A ANAJUSTRA Federal valoriza e apoia iniciativas que fortalecem a cultura, a literatura e o compromisso social no Judiciário Federal.

#anajustrafederal #literaturabrasileira #culturabaiana
42 7
Lançamos uma pesquisa rápida e objetiva para compreender melhor como os associados percebem nossa atuação, utilizam os serviços e acompanham nossas comunicações.

🗓 Prazo para responder: até 20/2

📍 Disponível na área restrita

As respostas vão contribuir diretamente para o aprimoramento de áreas como ações judiciais, convênios e Clube de Vantagens, planos de saúde, consultoria financeira, crédito consignado e seguros, além de fortalecer o relacionamento entre a entidade e seus associados.

#anajustrafederal #servidorpublicofederal #pju
14 0
💡 Quando a ideia vem do associado, o resultado é ainda melhor

📚 Guilherme Arruda, técnico judiciário do TRT2, tinha um plano: fazer mestrado.

O desafio? Preço alto, poucas vagas públicas e falta de tempo.

💬 Ele sugeriu à ANAJUSTRA Federal a parceria com a MUST University ela já saiu do papel.

🚀 Hoje, Guilherme e mais de 90 associados estão matriculados no mestrado EAD em Estudos Jurídicos, com ênfase em Direito Internacional, com desconto garantido pelo convênio.

📌 Quer saber quais mestrados e doutorados estão disponíveis com desconto? Acesse o Clube de Benefícios da ANAJUSTRA Federal e confira
45 6