Corregedor-geral da JT encerra correição no TRT-PI

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

O corregedor-geral da Justiça do Trabalho, Antônio José de Barros Levenhagen, ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), se surpreendeu positivamente com a produtividade dos desembargadores do Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região – Piauí (TRT/PI) que alcançou a média de 99,1% na relação entre o número de processos distribuídos e julgados em 2010. O ministro ressaltou ainda a conquista significativa da redução de 25% do saldo residual de processos remanescentes na segunda instância.

As observações foram destacadas na leitura da Ata de encerramento da correição ordinária no TRT/PI ocorrida em Sessão Pública na manhã de sexta-feira, 03/05. O corregedor-geral também fez recomendações para o aprimoramento do trabalho desenvolvido no Piauí.

“Em nenhum outro tribunal foi detectado uma produtividade dessas. E os desembargadores do Piauí têm uma preocupação exemplar de manter uma qualidade excepcional nas decisões. Atuações como as desenvolvidas no TRT do Piauí honram e dignificam a magistratura brasileira. Detectamos também umas questões pontuais e fizemos algumas recomendações como o cancelamento do convênio com a Serasa e uma maior agilidade no tempo para incluir o processo ajuizado em pauta de julgamento”, destacou o ministro Antônio José de Barros Levenhagen, em entrevista coletiva à imprensa.

Na segunda instância da Justiça do Trabalho do Piauí, em 2010, foram ajuizados 6.587 processos, mas os desembargadores conseguiram julgar um número superior: 6.789 ações. Ou seja, houve uma redução do saldo residual de processos remanescentes – a Corte iniciou o ano de 2010 com 1.789 processos e diminuiu esse montante para 1.342 processos no início de 2011. A conquista é representativa também por que ocorre no momento em que o Poder Judiciário nacional desenvolve metas para julgar mais processos do que os que são ajuizados, diminuindo assim o saldo residual.

Na área de tecnologia da informação, a corregedoria destacou positivamente as políticas de segurança adotadas pelo TRT/PI; o sistema de virtualização dos processos enfatizando a qualidade do sistema – atualmente 43% do total de todo o Tribunal e Varas do Trabalho já tramitam de forma virtual; e a implantação do sistema de comunicação Voip, que permite ligações telefônicas do TRT/PI para o TST, Tribunais Regionais e para as Varas do Trabalho sem custos. A correição também elogiou a preocupação da Escola Judicial (Ejud) em realizar, constantemente, cursos de capacitação e atualização para magistrados e servidores; e a instituição do memorial do processo virtual, com o selo E-memória.

Contudo, o corregedor-geral da Justiça do Trabalho fez algumas recomendações: ele sugeriu a implantação do juizado conciliatório na segunda instância; o cancelamento do convênio com a Serasa que previa a inclusão do nome de devedores de ações trabalhistas transitadas em julgado na lista de inadimplentes da empresa; o compartilhamento das funções correcionais desenvolvidas na primeira instância; e maior agilidade na inclusão do processo ajuizado na pauta de julgamento.

“Confesso que, antes da correição, imaginava que o TRT/PI ficaria muito aquém das minhas expectativas, mas agora constatei que a Justiça do Trabalho do Piauí está muito além das minhas mais ousadas previsões. O Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região alcançou um patamar de excelência que não há mais possibilidade de regredir”, ressaltou Levenhagen.

Para o desembargador-presidente do TRT/PI, Wellington Jim Boavista, o resultado da correição superou as expectativas. “Tudo isso é fruto do empenho e da qualidade do trabalho desenvolvido por todos os desembargadores, apoiados por um equipe técnica extremamente qualificada, possibilitando alcançar esses níveis de excelência”, disse.

O desembargador Wellington Jim Boavista fez questão de destacar ainda que todas as recomendações apontadas pelo corregedor-geral da Justiça do Trabalho serão seguidas. “Nós queremos aprimorar ainda mais os serviços prestados à população”, finalizou.

O relatório completo da correição será disponibilizado na íntegra no site do TST e do TRT/PI nos próximos dias, logo após a tramitação burocrática necessária.

Fonte: TRT22

why women cheat reasons why women cheat on their husbands why married men cheatafter an abortion website-knowledge.com las vegas abortion clinicshow to cheat on husband I cheated on my girlfriend catching a cheaterwhy did my husband cheat trailblz.com cheated on my husband

Acessos: 0

O planejamento de 2026 já está se traduzindo em entregas concretas para os associados.

Parcerias, benefícios e novas iniciativas estão em andamento.

Tem novidade importante aí 👀
Vale assistir ao vídeo até o final.

#anajustrafederal #servidoresfederais #judiciariofederal
26 2
A Lei nº 15.292/2025 trouxe mudanças importantes no Adicional de Qualificação (AQ) dos servidores do Poder Judiciário da União. O novo modelo estabelece regras claras de cálculo, permite acumulações dentro de limites e garante impacto direto na remuneração, inclusive na aposentadoria. 

Para ajudar você a entender o que muda na prática, preparamos um perguntas e respostas com 10 pontos essenciais sobre o Novo AQ: quem tem direito, quanto vale cada título, o que pode ou não ser acumulado, e como ficam situações específicas, como cessão e aposentadoria. 

👉 Quer receber o link para ler o perguntas e respostas completo?
Comente FAQ aqui nos comentários que enviamos para você.

#anajustrafederal #anajustra #novoaq #faq
26 91
📚✨ Literatura, afeto e solidariedade no Domingo de Carnaval

O escritor, poeta e jornalista baiano Valdeck Almeida de Jesus, servidor do TRT5 e associado da ANAJUSTRA Federal, escolheu celebrar seus 60 anos de uma forma especial: com uma live literária e solidária, aberta ao público, reunindo poetas, leitores e coletivos culturais de diferentes regiões do país.

A Live acontece no domingo, 15/2, a partir das 18h, no Instagram @‌poeta.baiano, unindo poesia, encontros e gestos coletivos de cuidado.

Quem desejar participar como convidado, poderá contribuir financeiramente com ONGs indicadas pelos próprios participantes. Para quem não puder ou não quiser, há uma alternativa solidária: a doação de livros infantis de autores baianos para bibliotecas comunitárias e coletivos de leitura.

“Envelhecer com dignidade também é repartir”, resume Valdeck.

📌 Serviço
🗓 15 de fevereiro de 2026
⏰ 18h
📍 Instagram: @‌poeta.baiano
🎭 Live literária e solidária | 60 anos de Valdeck Almeida de Jesus

A ANAJUSTRA Federal valoriza e apoia iniciativas que fortalecem a cultura, a literatura e o compromisso social no Judiciário Federal.

#anajustrafederal #literaturabrasileira #culturabaiana
41 7
Lançamos uma pesquisa rápida e objetiva para compreender melhor como os associados percebem nossa atuação, utilizam os serviços e acompanham nossas comunicações.

🗓 Prazo para responder: até 20/2

📍 Disponível na área restrita

As respostas vão contribuir diretamente para o aprimoramento de áreas como ações judiciais, convênios e Clube de Vantagens, planos de saúde, consultoria financeira, crédito consignado e seguros, além de fortalecer o relacionamento entre a entidade e seus associados.

#anajustrafederal #servidorpublicofederal #pju
14 0
💡 Quando a ideia vem do associado, o resultado é ainda melhor

📚 Guilherme Arruda, técnico judiciário do TRT2, tinha um plano: fazer mestrado.

O desafio? Preço alto, poucas vagas públicas e falta de tempo.

💬 Ele sugeriu à ANAJUSTRA Federal a parceria com a MUST University ela já saiu do papel.

🚀 Hoje, Guilherme e mais de 90 associados estão matriculados no mestrado EAD em Estudos Jurídicos, com ênfase em Direito Internacional, com desconto garantido pelo convênio.

📌 Quer saber quais mestrados e doutorados estão disponíveis com desconto? Acesse o Clube de Benefícios da ANAJUSTRA Federal e confira
45 6